Quanto tempo dura o efeito da paixão?

Perguntado por: azagalo . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 5 votos

Estudos científicos revelaram que a paixão dura de 12 a 48 meses. “Existe uma situação que chamamos de apaixonamento, que é se apaixonar pelo que eu projeto no outro”. Depois disso toda a ilusão que foi criada começa a ser desfeita e a pessoa começa a enxergar realmente quem é o parceiro.

Paixão vem de pathos (patologia), pelo que se trata de um processo obsessivo idêntico à "loucura". Quem está apaixonado só na presença do objeto da paixão é que encontra satisfação. Esse estado irracional é, sem dúvida, uma das causas do frequente fim de relações quando saem do pico da paixão.

Qual a diferença entre amor e paixão? O amor é um sentimento mais profundo, duradouro e estável baseado numa relação de reciprocidade e cuidado com a pessoa amada. Já a paixão é mais intensa e rápida, está diretamente ligada aos impulsos sexuais e o prazer.

Os estágios podem ser divididos em cinco etapas.
...

  • Desejo. ...
  • Atração. ...
  • Assimilação. ...
  • Honestidade. ...
  • Estabilidade.

É possivel sim amar alguem nesse periodo, mas a pessoa leva tempo a perceber que é amor. Podemos aprender a amar alguem aos poucos ou sentir aquela atração instantânea e arrebatadora, mas perceber a existencia desse sentimento leva tempo .

18 meses

“A paixão, do ponto de vista do cérebro, se assemelha a uma espécie de demência temporária, hipermotivacional, com características de estresse, obsessão e compulsão” explica. A boa notícia é que do ponto de vista científico, ela é sempre passageira e tende a durar no máximo de 12 a 18 meses.

A explicação da paixão vai muito além da bioquímica. Envolve gostos, cheiros, memórias e sensações particulares. Mas os sinais típicos desse sentimento, como palpitação, frio na barriga, suor, brilho nos olhos, leveza e perda de fome e sono, também têm uma base hormonal.

Você se sente bem
Muitos dos sintomas físicos são os mesmos: aumento da energia, aumento da freqüência cardíaca e pressão arterial (especialmente quando você vê a pessoa), e incapacidade de dormir ou comer. Estes sintomas ocorrem porque o cérebro produz ainda mais dopamina quando alguém está apaixonado.

Tentem adequar os ritmos, aprendam a conviver com os amigos e com a família do outro, não se descuidem do desejo sexual e da excitação do parceiro. E não se esqueçam: é possível amar, ter sexo excitante e muita paixão, seja qual for o tempo do relacionamento.

Os neuro-hormônios e neurotransmissores voltam aos seus níveis basais acabando então com aquela sensação de paixão, dando lugar a elevação neuro-hormônio chamado ocitocina que é responsável pelo apego e conexão social do casal.

É uma fase que pode durar no máximo dois anos. Após este período, pode ter dois caminhos: ou o relacionamento acaba ou transforma-se em amor. O amor é a fase onde a visão do parceiro mostra-se real e não idealizada como na paixão.

Os 3 tipos amores definidos pelos gregos e utilizados por muito autores até os dias atuais são: Eros, Philia e Ágape. Além disso, esses amores são discutidos na filosofia no questionamento da “natureza do amor”.

A ciência nos diz que o cérebro não é capaz de decodificar quem é a pessoa certa ou errada nesses momentos, o que se sobrepõe são os efeitos causados no cérebro pela ocitocina, dopamina e outros neurotransmissores que nos causam sensação de conforto e de ser amado ou de amar algo ou alguém.

Coração acelerado, desejos sexuais, grande atração e euforia, tudo isso é desencadeado quando nos apaixonamos pela primeira vez por alguém , o motivo são os hormônios liberados em nosso corpo, dentre eles: adrenalina, oxitocina e dopamina.

Mostre interesse nas coisas que o interessa e faça com que ele perceba isso. Isso é algo que ele irá se lembrar porque é importante para ele. Por exemplo, você pode não saber muito sobre o esporte que ele gosta, mas mostrar entusiasmo pela vitória do time ou um gol mostra que você, pelo menos, demonstra interesse.

Segundo pesquisa inglesa, homem se apaixona mais rápido que a mulher.

Ele mantém contato visual. Se o seu paquera estabelece e mantém um contato visual prolongado é porque se sente atraído por você. Se ele não faz nenhum esforço para manter seu olhar em você significa que está escondendo alguma coisa, ou que realmente não tem muito interesse.

Para a maioria das pessoas, pode ser porque você está apaixonado por essa pessoa. No entanto, isso nem sempre é o caso. Talvez você se dê bem e pense que ele gosta de você. Ou talvez você simplesmente não consiga parar de se visualizar com ele em sua vida.

Enriqueça a vida com novos hobbies e atividades. Manter-se ocupado é um passo importante para redirecionar seu foco e distrair a mente desses sentimentos não correspondidos. Não se dê tempo para pensar nisso. Trabalhe como voluntário ou envolva-se em uma causa que seja importante para você.