Quanto tempo dura o dia na Antártida?

Perguntado por: iboaventura . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.1 / 5 7 votos

Durante o verão antártico, o sol brilha 24 horas por dia. No plateau polar, as temperaturas atingem entre -40 e -68°C e na costa aprox.

O polo sul tem 6 meses de dia e o polo norte, 6. meses de noite ininterruptas. Ou seja, o Sol da meia-noite acontece no polo sul e no. polo norte, com duração de 6 meses em cada um dos.

Você gosta quando chega a noite para poder observar as estrelas e a Lua no céu? Já pensou em passar seis meses somente sob a luz do dia? Nos polos da Terra, isso realmente acontece! Entre outubro e março, no Polo Sul, e de abril a setembro no Polo Norte, um fenômeno incrível toma conta do céu: o sol da meia-noite.

O dia eterno na Antártida, também conhecido como “Sol da Meia-Noite”, dura vários meses, com o processo comumente começando por volta de outubro, e podendo durar até o fim de março.

Por causa da inclinação do eixo da Terra em relação ao Sol, a posição do Sol muda no decorrer do ano. Durante Junho (Verão no Norte), o Polo Norte está voltado para o Sol, que brilha lá durante 24 horas por dia: é o dia polar.

Ocorre durante o verão das proximidades dos pólos do planeta, devido à inclinação do eixo da Terra em relação à sua órbita, fazendo a luz do sol atingir o globo de forma perpendicular sobre os pólos, com duração de seis meses em cada.

Suécia e Noruega são dois dos países que oferecem o fenômeno da natureza durante o verão. Graças à inclinação da Terra, as noites do verão escandinavo são iluminadas pela luz dourada do sol da meia-noite.

a antártica é um lugar onde ninguém pode explorar seus recursos morais por causa do acordo criado em 1959 e assinado por diversos países. ao longo da história da humanidade até. hoje o tratado da antártica isso quer dizer que se existe um lugar no mundo onde a paz é obrigatória ela se chama tática.

A região da Lapônia se estende por países como a Finlândia, Noruega, Suécia e Rússia, mas é na Finlândia em que é chamada de terra do sol da meia-noite. No verão, a região recebe até mesmo festivais relacionados aos dias eternos, como o Festival de Cinema do Sol da Meia-Noite.

#2 Apesar de ser coberta de gelo, a Antártida é tão ou mais seca que os desertos quentes. Isso acontece porque, como as temperaturas muito baixas, não há evaporação ou formação de nuvens.

Há uma região habitada, no entanto, que durante três meses do ano é apenas noite e o sol não aparece. É a cidade de Norilsk, localizada na Rússia, acima do Círculo Polar Ártico, que possui mais de 150 mil moradores. Essa é uma cidade considerada um dos piores lugares do mundo para viver.

Tal fenômeno é proveniente da localização geográfica dos pólos e do movimento de rotação, translação e inclinação do eixo.

No Alasca, o Sol da Meia Noite está presente entre Abril e Agosto, entretanto, é em Junho que a luz do Sol fica exposta por 24 horas no céu. O fenômeno é um marco na cidade de Fairbanks, que oferece até um festival para celebrar o fenômeno.

A pequena cidade localizada ao norte do Círculo Polar Ártico entrou em sua fase anual de escuridão, conhecida como noite polar. “A noite polar é um fenômeno normal que acontece todo inverno em Barrow (Utqiagvik) e em qualquer outra cidade dentro do círculo ártico”, disse a meteorologista da CNN Allison Chinchar.

Quanto mais longe do Equador, menor a duração do dia. Além da Noruega, os outros países onde acontece o fenômeno da noite polar são: Estados Unidos (Alasca);

Os tempos do nascer e pôr-do-sol na Islândia são significativamente influenciados por sua alta localização no hemisfério norte. A Islândia fica apenas um pouco abaixo do Círculo Polar Ártico e, portanto, quase alcança um verdadeiro sol da meia-noite nos meses de verão.

Enquanto no Círculo Polar Ártico o Sol não se põe por até seis meses, no Círculo Polar Antártico é a noite que dura mais tempo: de 20 de março a 23 de setembro, o polo Norte está totalmente voltado para a luz.

A cidade de Ushuaia, capital da Tierra del Fuego, celebra a noite mais longa do mundo no dia 21 de junho.

O polo sul tem 6 meses de dia e o polo norte, 6 meses de noite ininterruptas.