Quanto tempo dura o combustível nuclear?

Perguntado por: esanches5 . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.7 / 5 8 votos

Qual o tempo de utilização de um elemento combustível dentro do reator nuclear? Um elemento combustível permanece no reator durante 3 ciclos, ou seja, aproximadamente 3 anos. Angra 1 tem o total de 121 elementos e Angra 2, 193. A cada ano, 1/3 dos elementos de cada usina são trocados.

O Urânio é transformado em pastilhas na Fábrica de Combustível Nuclear - FCN em Resende e depois inseridas em um tubo de zircaloy para formar o elemento combustível. Duas pastilhas são suficientes para gerar energia por um mês para uma casa com 4 pessoas.

Conversão – o concentrado de urânio é dissolvido e purificado, e então convertido para o estado gasoso, o hexafluoreto de urânio (UF6), e é somente em forma de gás que ele pode ser enriquecido, passando para a próxima etapa do ciclo do combustível nuclear. Esta etapa ainda não é realizada no Brasil.

O autor da denúncia, cuja profissão e identidade não foram reveladas pela polícia, acrescentou que os suspeitos propuseram vender o material "utilizado para dispositivos bélicos", de acordo com registros policiais, por US$ 90 mil o quilo (cerca de R$ 422 mil).

Nada. Um átomo, mesmo que em iminência de decomposição radioativa não resultaria em danos significativos aos tecidos vivos que estão em volta. Uma célula eventualmente morta pela radiação seria rapidamente reposta pelo organismo.

Nesse caso, existe a possibilidade de liberação de material radioativo, mas o impacto dessa falha catastrófica seria, dizem especialistas, mais limitado, afetando áreas mais próximas.

Um derretimento nuclear é considerado um acidente nuclear sério pois pode provocar a destruição de um ou mais dos sistemas de contenção, liberando produtos altamente radioativos para o meio ambiente.

Desativação de usinas nucleares
Oficialmente a indústria atômica e o governo consideram que as usinas nucleares têm um período útil de vida de cinquenta anos.

Segundo dados da Eletronuclear - órgão responsável pela construção e operação de usinas nucleares -, a quebra de 1 quilo de urânio libera a mesma quantidade de energia calorífica que a combustão de 12 mil barris de petróleo.

O Brasil possui recursos significativos de urânio, o que leva o país a ocupar posição de destaque no ranking mundial. Os recursos são da ordem de 244.788 toneladas de urânio contido (U 3O 8), distribuídas entre os estados da Bahia, do Ceará e outros.

O urânio é normalmente associado à energia nuclear e à construção de poderosas armas de destruição em massa. Sem dúvidas, ele é um elemento químico de uso exclusivo dos governos e das Forças Armadas e que não pode ser adquirido por um cidadão comum.

Urânio-235

O principal elemento usado em Chernobil era o Urânio-235, naturalmente instável, pois seus átomos liberam nêutrons que se chocam com outros átomos de Urânio, produzindo fissão e gerando calor de maneira intensa.

Quais são as desvantagens da energia nuclear?

  • produção de lixo nuclear radioativo;
  • utilização de recursos não renováveis;
  • grande utilização de água nas unidades;
  • elevado risco de acidentes nucleares;
  • grande custo de construção das usinas.

A maioria dos reatores nucleares usa água como líquido refrigerante. O urânio-235 é o principal combustível nuclear.

109 anos. No caso do decaimento do urânio 238, um átomo seu resulta em um átomo de chumbo.

O urânio é retirado da terra e triturado. Sob ele, então, se joga uma solução ácida, que separa o urânio do minério. Esse processo resulta num líquido chamado de licor de urânio. Depois de filtrado e decantado, esse líquido se transforma em um concentrado, o yellowcake, que é o urânio natural em forma de pasta.

De onde o Brasil extrai urânio? Atualmente, há uma única mina de extração de urânio no país, a mina de Caetité, na cidade de Lagoa Real (BA). Uma nova mina, em Santa Quitéria, no Ceará, deve entrar em operação nos próximos anos.

Outra indicação é fazer com que o suor do corpo aumente por meio de exercícios físicos e esteiras ou de saunas, para que a radiação seja eliminada pela sudorese. Em muitos casos, apenas estes métodos podem servir para que as pessoas sejam descontaminadas e liberadas.

Depósitos metaconglomerados do Paleoproterozóico
É um depósito clássico e se encontra associado a urânio e pirita em Witwatersrand na África do Sul, responsável por 1/3 da produção de ouro no mundo. No Brasil, este tipo de jazida de ouro ocorre na região de Jacobina, e no Quadrilátero Ferrífero.

Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças recomendam que as pessoas próximas à explosão se protejam virando as costas e protegendo os olhos, caindo no chão com o rosto para baixo e as mãos dobradas por baixo e, se possível, cobrindo o nariz e a boca com um pano.

Caso bombardeios intencionais e constantes afetem a estrutura de segurança, o risco envolvido é de vazamento de sustâncias radioativas para a atmosfera com impactos imprevisíveis para a Ucrânia, a Rússia e até mesmo toda a Europa.