Quanto tempo dura o cio de uma vaca?

Perguntado por: asampaio . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 16 votos

15 horas

É muito importante você identificar o cio da vaca, porque esse cio se repete a cada 21 dias e ele tem duração média de 14 a 15 horas somente. Nesse momento a vaca aceita monta e nesse momento você tem que entrar com a monta natural ou com a inseminação artificial.

Uma vaca cíclica manifesta, a cada 21 dias, em média, sinais de estro. Esse período, denominado ciclo estral, pode variar fisiologicamente de 17 a 24 dias, sendo menor nas novilhas que nas vacas de mais idade, e compreende quatro fases: proestro, estro, metaestro e diestro.

A repetição de cio pode acontecer por diversas causas: agentes infecciosos, excesso de calor, excesso de proteína nas dietas, pastagens super-adubadas, restrição hídrica, etc. Este cio repetido pode ser um sinal de morte embrionária.

As mais eficientes produzem um único bezerro por ano, mas no Brasil, em média elas produzem um bezerro a cada 15 meses! Para piorar, a idade média ao primeiro parto das vacas brasileiras está entre três e quatro anos de idade.

“A forma mais simples, porém, é a observação da monta entre fêmeas. Quando entram no cio, elas ficam agitadas e nervosas, e tentam montar em fêmeas que estão na mesma situação. Se estiver em cio, a vaca aceita a monta”, afirma o professor.

É muito importante você identificar o cio da vaca, porque esse cio se repete a cada 21 dias e ele tem duração média de 14 a 15 horas somente.

prostaglandina

“O tratamento indicado pode ser o uso de prostaglandina. Você aplica essa dose de prostaglandina e essa vaca provavelmente pode entrar no cio de dois a três dias depois.

produzem são uma forma de se comunicar. quando queriam mamar. Sabe-se também que os mugidos tem sotaque! Dependendo da região os sons mudam.

16 horas

Em bovinos, a ovulação ocorre geralmente de 12 a 16 horas após o término do cio.

“De modo geral, as primíparas (novilhas paridas) levam de 60 a 120 dias pós-parto para voltar a apresentar cio. Isso vai depender da condição corporal e nutricional da matriz. Se ela estiver bem, vai voltar apresentar cio mais cedo, se estiver sentida, magra, demorará mais tempo“, resumiu o veterinário.

- Diestro: É uma fase após o cio da cadela, na qual ela não é mais receptiva ao macho. Nesse período, que dura em média 75 dias, há os níveis máximos de progesterona. São verificados também um corrimento mais mucoso, diminuição do tamanho da vulva e um comportamento calmo da cadela.

Não se deve inseminar vacas com menos de 35 dias de parida ou que tenham apresentado cio há menos de 18 ou mais que 24 dias.

As vacas geralmente dão à luz um único bezerro durante uma gravidez normal. No entanto, você pode se surpreender ao saber que uma vaca conseguiu dar à luz até 16 bezerros ao longo de um período de quatro anos.

Vale lembrar que o tempo total para atingir essa etapa é de cerca de 24 meses.

Embora a vaca leiteira tenha uma expectativa de vida de cerca de 20 anos, isso raramente é observado sob condições comerciais modernas. No Canadá, por exemplo, a idade média que as vacas Holandesas morrem por causas naturais é de 9,1 anos.

Em média, os valores vão de R$ 1,3 mil a R$ 2,5 mil.

A vida útil da vaca de corte pode ir além de 12 anos; no entanto, após 10 anos de idade, a produção de leite entra em declínio e o animal passa a desmamar bezerros mais leves.

e) CIO SILENCIOSO: é a ocorrência de ovulação sem que o animal apresente sinais externos de cio. Sua ocorrência é mais elevada em animais subnutridos, nos primeiros 60 dias pós-parto em vacas de corte que amamentam seus bezerros e em vacas leiteiras submetidas a três ordenhas diárias.

É possível descobrir a idade dos bovinos através da arcada dentária, analisando os tipos de dentes, tamanho, localizações, período de troca dos de leite em definitivos, desgastes naturais e perdas. A estimativa da idade por este método pode variar de acordo com a raça e a precocidade do animal.

Este problema está relacionado à condição corporal inadequada, ao desequilíbrio mineral e outros fatores. Animais que não emprenham após duas ou mais inseminações podem ser nomeados como repetidores de cio. Isso pode ser ocasionado por endometrites, infecções uterinas, retenção de placenta.