Quanto tempo dura o ciclo do milho?

Perguntado por: esubtil3 . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 9 votos

O milho verde pode ser considerado uma hortaliça, em virtude do tempo de sua permanência no campo até o momento da colheita, que é de aproximadamente 90 dias no verão e de 100 dias no inverno. Por isso, o local de produção deve estar situado o mais próximo possível dos centros consumidores.

120 a 180 dias

O tempo de colheita do milho é curto, entre 120 a 180 dias após o plantio, sendo que as espigas já estão maduras cerca de 50 dias após a floração, quando ficam secas e os cabelos ficam amarronzados. Esse cronograma está relacionado ao tipo de híbrido que foi semeado na área.

Os produtores podem produzir até três safras de milho no Brasil por ano. Isso torna o país o único entre os grandes produtores a colher três safras e produzir milho o ano todo. A primeira safra é considerada uma cultura de verão e, geralmente, é mais produtiva e rentável.

Após o plantio do milho deve-se cultivar uma espécie aproveitadora de resíduos como: amendoim, soja ou centeio. Após a colheita das plantas aproveitadoras, devem-se cultivar plantas recuperadoras de solo como: adubação verde, feijão de corda e batata doce.

O milho BRS Gorutuba é uma variedade de polinização aberta e ciclo superprecoce, apropriada para regiões onde o período chuvoso pode não ser longo o suficiente para que as cultivares precoces completem seu ciclo reprodutivo, sem redução do potencial produtivo.

Do ponto de vista agronômico, o milho safrinha nada mais é que uma segunda safra de verão que se inicia logo após a colheita da safra principal, seja ela do milho ou da soja, ou seja, entre janeiro e abril.

O plantio do milho primeira safra começa, na maioria dos estados, em setembro e segue até dezembro. A colheita vai de fevereiro a junho. As datas de plantio e colheita variam bastante na região nordeste, na qual cada estado começa a plantar e a colher em meses diferentes.

De acordo com a Conab, a produtividade média de milho no Brasil foi de 4.366 kg/ha na safra 2020/2021.

Logo, fica evidente que o número de espigas para compor um saco de milho pode variar em função da cultivar, entretanto, normalmente valores próximos a 350 espigas são necessárias para compor um saco de 60 Kg de grãos de milho.

Em média cada pé possui apenas duas espigas, mas a planta encontrada possuía oito espigas formadas e mais duas em formação.

De acordo com a Embrapa, ao plantar milho entre os últimos 15 dias de setembro e os primeiros 15 dias de novembro, você favorece muito o cultivo de milho-verde. Ainda assim, a plantação destinada ao milho-verde pode ser feita o ano todo, basta proporcionar precipitação ou estrutura de irrigação.

O preço projetado do milho para setembro de 2023 (CCMU23) acumulou queda de 21,5% em 2023, até o dia 19 de abril. Isso porque o preço esperado do grão para setembro de 2023 encerrou 2022 cotado a R$89,3 por saca e no dia 19 de abril o valor foi de R$70,1 por saca, o valor mais baixo para o vencimento (Figura).

Na maioria dos estados produtores, planta-se a primeira safra de milho entre setembro e dezembro, e a colheita ocorre entre fevereiro e junho.

Os adubos mais indicados para ele são:

  • NPK 16-16-8;
  • NPK 4-14-8.

ureia

Dentre as fontes de nitrogênio, a ureia [CO(NH2)2] é o fertilizante mais utilizado pelos produtores da cultura do milho.

Espaçamento e densidade
A distância entre as linhas do milho passou de 80 para 45 a 50cm na última década.