Quanto tempo dura o carburador?

Perguntado por: lcosta . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.5 / 5 5 votos

A manutenção periódica do carburador deve ser realizada a cada 30 mil km e consiste em uma revisão com desmontagem e limpeza de todos os componentes, além da regulagem ao término da manutenção. Além disso, as trocas de óleo e filtro fazem parte da manutenção do carburador.

entupimento. rompimento do cabo do acelerador. filtro de ar furado.

Até sem falhas é recomendado fazer a limpeza do carburador e revisá-lo a cada 6 meses.

Como consequência, qualquer tipo de sujidade pode atrapalhar o desempenho da peça e gerar grandes riscos. Logo, para se ter ideia, o carburador limpo pode ajudar na sua segurança ao usar a moto, uma vez que ao apresentar falhas, sua moto pode funcionar de forma inadequada, até com riscos de incêndio.

O sistema de injeção eletrônica, que substituiu o carburador utilizado nos veículos mais antigos, tem a função de dosar a mistura ar/combustível, pulverizando-a através do coletor de admissão dentro da câmara de combustão, fazendo com que o veículo tenha um menor consumo de combustível e o mínimo de emissão de ...

Um dia quente e com alta umidade é considerado o cenário mais provável para a formação de gelo no carburador. Uma vez que há menos de aceleração do ar pelo do carburador quando operado em potência máxima, a formação de gelo geralmente não é geralmente um problema nessa situação.

Hoje, algumas motos em produção ainda utilizam o carburador, mas nos carros, esse componente foi substituído pelo sistema de injeção eletrônica e hoje o carburador é encontrado somente em carros antigos.

Coloque os óculos de segurança e pulverize o exterior do carburador com óleo WD-40 ou óleo desengripante e tenha certeza de pulverizar as conexões e as partes móveis anexas, como o controle de aceleração. Permita que o fluído se acomode por alguns minutos e então limpe a área.

O ajuste da marcha lenta deve ser feito com o motor aquecido e estabilizado em 500 a 1000 rpm a mais que a lenta especificada no manual da motocicleta para se fazer a equalização. Para tanto, cada parafuso de ar deve estar posicionado inicialmente em 1+1/4 de volta aberto.

Para realizar a limpeza do carburador, use uma escova de dente velha que tenha em casa e um desengraxante. Vale lembrar que é proibido utilizar água para limpar a peça, use sempre o desengraxante ou gasolina. Passe o desengraxante nas peças do carburador com a escova de dente e os dedos.

Agora você pode começar a limpar o carburador: não use água, só a gasolina que retiramos no começo e uma escova de dentes usada. Se estiver muito suja, você também pode comprar um produto específico para a limpeza de carburadores, à venda em oficinas e lojas de peças de mecânica, e misturá-lo com a gasolina.

LIMPA OS COMPONENTES INTERNOS DO CARBURADOR DA MOTO
Eventualmente se tiveres mais experiência para limpar o carburador da tua moto, desmonta-o e limpa-o com o WD-40 Specialist Desengordurante e um soprador. Dessa forma, o corpo do carburador também pode ser submerso noWD-40 Produto Multi-Uso.

A prática é tão antiga quanto duvidosa: não há registro de que funcione. A “lenda” de que misturar querosene ao combustível ajuda a limpar os bicos injetores tem origem bem antiga, principalmente entre os motores a diesel mais velhos, antes da adoção de tecnologias como a injeção direta de alta pressão.

3 – Bicos - A aditivada mantém limpos os bicos da injeção eletrônica. Se você sempre usar a gasolina aditivada e a manutenção do carro estiver em dia, possivelmente nunca precisará fazer a limpeza dos bicos.

No carburador, a mistura de ar e combustível é realizada por meio de atuadores manuais. Por isso, não há uma grande precisão nesse processo. Já na injeção eletrônica, sensores são utilizados para dosar a quantidade de combustível injetado e a pressão do ar. O resultado é um sistema extremamente mais eficiente.

Depois de cada correção no parafuso de regulagem da marcha lenta (L), na maioria dos casos também é necessária uma modificação no parafuso de encosto da marcha lenta (LA).

Esse problema gera o depósito de resíduos da queima no pistão e válvulas, além de gerar o “afogamento” do motor. Por outro lado, a situação em que a quantidade de oxigênio é maior que o normal, chamamos de “mistura pobre”, e essa situação acarreta a perda de potência no motor.

O funcionamento do carburador é bem mais simples do que da injeção eletrônica. Por isso, sua manutenção também costuma ser mais barata. Por também ser mais compacto, hoje em dia ele costuma ser utilizado em equipamentos como cortadores de grama, motosserra, karts e pequenos barcos.

Dica: A posição “de fábrica” da maioria dos parafusos do carburador fica entre uma volta e meia e duas voltas e meia de sua posição completamente fixada. Caso queira recomeçar, gire o parafuso no sentido horário até que esteja firme, mas não muito apertado, e depois dê mais duas voltas no sentido anti-horário.