Quanto tempo dura o canal lacrimal entupido?

Perguntado por: iornelas . Última atualização: 13 de maio de 2023
4.2 / 5 3 votos

É importante lembrar que a maioria dos casos de obstrução ductal se resolve espontaneamente até o final do primeiro ano de vida. Mas no caso de uma obstrução persistente é possível realizar alguns tratamentos.

A dacriocistite crónica é a infeção no saco lacrimal que tem uma duração de semanas ou meses, podendo afetar apenas um olho ou então os dois olhos (dacriocistite crónica bilateral).

A única forma de tratamento é a cirurgia dacriocistorrinostomia. Esta cirurgia consiste em criar uma nova comunicação entre o saco lacrimal e a cavidade nasal para, novamente, drenar a lágrima.

Como compartilhamos no início do artigo, a principal causa da infecção do saco lacrimal é a obstrução do canal. Isso favorece a proliferação de bactérias, como Staphylococcus aureus, Staphylococcus epidermidis, Streptococcus sp., Pneumococcus e Haemophilus influenzae.

A dacriocistite é uma inflamação do saco lacrimal decorrente da obstrução baixa da via lacrimal, completa ou incompleta. A dacriocistite aguda é uma infecção grave que causa dor, edema local e risco de celulite facial ou orbitária.

Em geral, a dacriocistite aguda é tratada com um antibiótico tomado por via oral. Se houver febre ou se a infecção for grave, pode ser necessário administrar antibióticos por via intravenosa. A aplicação de compressas quentes sobre a área afetada, várias vezes ao dia, também ajuda.

A maioria dos casos de obstrução do canal lacrimal em bebês ocorre devido ao não rompimento de uma membrana, localizada na região da válvula de Hasner, estrutura que liga o ducto lacrimal à cavidade nasal.

O tratamento inicial é feito com aplicação frequente de compressas quentes e antibiótico oral para casos leves ou antibiótico intravenoso para casos graves. O antibiótico é normalmente cefalosporina de 1ª geração ou penicilina sintética resistente a penicilinase.

Esse procedimento é feito no centro cirúrgico com duração em média de uma hora e o paciente vai para casa no mesmo dia.

O que é a obstrução de vias lacrimais ou ducto nasolacrimal? Normalmente, a lágrima constantemente produzida nos olhos é drenada através de um ducto que sai da pálpebra e termina dentro do nariz. Quando ocorre uma obstrução nessa via de drenagem, a lágrima acumula-se nos olhos.

O médico oftalmologista especialista em plástica ocular e vias lacrimais atua na área de pálpebras, vias lacrimais e órbita.

A melhor forma de estimular as glândulas lacrimais, eliminando simultaneamente eventuais bloqueios, é chorando. Sempre que um romance, um filme ou uma peça de teatro o comover, isso é bom para os seus olhos.

O osso lacrimal, o mais pequenino e menos resistente dos ossos da face, aloja o saco de sua metade superior através de uma abertura chamada de fossa lacrimal, ou fossa para o saco lacrimal. A parte inferior dessa abertura é onde o canal lacrimal está localizado.

Dor ao redor dos olhos, no canto interno ou ao piscar
Provavelmente a dor mais comum ao redor dos olhos corresponde a um inflamação dentro da pálpebra, que é o terçol (ou hordéolo) comum. O sintoma principal de um terçol é uma área muito sensível localizada em uma pálpebra.

Esse sistema de drenagem consiste em uma pequena abertura no canto da pálpebra que encaminha a lágrima para canais chamados de vias lacrimais. Esses canais levam as lágrimas do olho até a cavidade nasal, que, a partir daí, seguem em direção à garganta.

A técnica convencional de dacriocistorrinostomia é realizada pelo oftalmologista através de uma incisão externa na face do paciente.

A dacriocistite é a inflamação do saco lacrimal e geralmente está associada à obstrução baixa das vias lacrimais. A lágrima, que deveria ser drenada para o nariz, fica retida no saco lacrimal, propiciando a proliferação de bactérias. Os pacientes costumam relatar lacrimejamento prévio já há algum tempo.

A quemose é uma inflamação no olho que acontece devido a um inchaço na conjuntiva do olho, que deixa o globo ocular irritado.

Além dos colírios lubrificantes podemos também: ocluir pontos lacrimais através de plugs ou cirurgia, medicamentos para estimular a produção de lágrimas, terapia com medicações anti-inflamatórias, dieta rica em Ômega 3 (óleo de linhaça, verduras, nozes e peixes) e terapia hormonal.

Feche os olhos por um minuto (evite ficar piscando) Pode-se comprimir gentilmente o saco lacrimal no canto interno dos olhos (ao lado do nariz) durante um minuto.