Quanto tempo dura o Ano Litúrgico?

Perguntado por: mteles9 . Última atualização: 27 de maio de 2023
4.9 / 5 14 votos

O Ano litúrgico é o período de doze meses, divididos em tempos litúrgicos, onde se celebram os mistérios de Cristo, assim como os Santos.

O Ano litúrgico da Igreja, de doze meses, é dividido em tempos litúrgicos, onde se celebram os mistérios de Cristo, assim como os Santos. O Ano Litúrgico tem três ciclos, anos A, B e C, que se repetem. Cada ano tem uma sequência de leituras próprias.

O ano litúrgico é medido em semanas e é composto pelo Temporal, que inclui o ciclo natalício do Advento e do Natal, o ciclo pascal com a Quaresma e a Páscoa, e os 34 domingos do Tempo Comum, e o Sanctoral, que inclui os dias dedicados à memória dos Santos.

Como dissemos o Ano Litúrgico é cíclico e por isso o ano litúrgico é dividido em: Tempo do Advento, Tempo do Natal, Tempo da Quaresma, Tempo da Páscoa e Tempo Comum. Divide-se assim para animar a vida da Igreja e dar um sentido para as celebrações de cada tempo.

Diferentemente do ano civil, que começa em 1º de janeiro e termina em 31 dezembro, as celebrações da Igreja seguem o calendário litúrgico, que começa no 1º Domingo do Advento, em 28 de novembro de 2021, e termina no último sábado do Tempo Comum, em 26 de novembro de 2022.

Estamos no ano litúrgico A, um tempo em que somos convidados a compreender e a refletir sobre o Evangelho de São Mateus, o primeiro escrito em Israel, por volta do ano 50.

Para saber qual o ano litúrgico que a Igreja está celebrando (A, B ou C), basta somar os algarismos do ano.

Em 2023 é celebrado o ano litúrgico A, dedicado à reflexão do Evangelho de São Mateus. A Liturgia da Igreja Católica inicia com o Tempo do Advento, marcada com a abertura do Ano Litúrgico. No ciclo litúrgico em que estamos a Igreja é celebra o Ano A, iniciado no primeiro domingo do Advento em 2022.

Por fim, o tempo que tem maior duração no Ano Litúrgico, tendo em torno de 33 ou 34 semanas. Nesse período, são lidos os textos de grandes acontecimentos e de Palavra, mostrando a vida de Jesus em seu Reino.

A cada ciclo litúrgico tem-se a predominância da leitura de Evangelhos específicos. Desse modo, no Ano A acontece a predominância da leitura do Evangelho de São Mateus; no Ano B, predomina o Evangelho de São Marcos e, por fim, o Ano C enfoca as narrativas do Evangelho de São Lucas.

01/12/2021
No ano civil que é numeral e que a cada ano vai se somando mais anos; vivemos o ano litúrgico que é trienal, e distinto pelas letras A, B e C. Durante a semana (ferial) o ciclo é de dois anos: ímpar e par (seguindo o ano civil).

Não coincide com o ano civil, que começa no dia primeiro de janeiro e termina no dia 31 de dezembro. O Ano Litúrgico começa e termina quatro semanas antes do Natal. Tem como base as fases da lua. Compõe-se de dois grandes ciclos: o Natal e a Páscoa.

Ele é dividido em 5 tempos litúrgicos: o Advento, o Natal, o Tempo Comum, a Quaresma e a Páscoa. O Advento inicia o Ano Litúrgico, 4 domingos antes do Natal e compõe-se de 4 semanas e termina no dia 24 de dezembro. A cor litúrgica deste tempo é o roxo e a espiritualidade deste tempo nos prepara para a Vinda do Senhor.

É o Tempo mais extenso do Calendário Litúrgico e está dividido entre o Ciclo do Natal e o Ciclo da Páscoa. A tônica dos 33 (ou 34) domingos é dada pela leitura contínua do Evangelho.

Para caracterizar a normalidade da vida, a rotina dos dias que se repetem, a Igreja Católica usa a expressão “tempo litúrgico”. Isso é aplicado àquilo que caracteriza a temática das celebrações, especialmente da Missa.

Deus, que com Seu infinito amor, age no tempo e na história, e o Ano Litúrgico é justamente a celebração da ação de Deus no tempo concreto da nossa vida. O Ano litúrgico nos faz vivenciar a espiritualidade de sair do nosso tempo (crónos) para entrarmos no tempo de Deus (Kairós) - o tempo da graça e da salvação.

O Ano Litúrgico 2022-2023, de acordo com o rito católico romano, vai desde o primeiro domingo do Advento (27/11/2022) até a última semana do Tempo Comum, iniciada no domingo da Festa de Cristo Rei (26/11/2023), durante o qual a Igreja celebra todo o mistério de Cristo, desde o nascimento até a sua segunda vinda.

As vestes seguem um tempo litúrgico que é marcado por quatro cores específicas: verde, vermelho, branco e roxo; além das cores róseo e preto, utilizadas em momentos específicos.

Cores Litúrgicas – Símbolos e Significados

  • O VERMELHO – Simboliza o fogo, o sangue, o amor divino, o martírio. É usado: no Domingo. ...
  • O VERDE – É a cor da esperança. Usa-se no Tempo Comum. ...
  • O ROXO – Simboliza a penitência. ...
  • O PRETO – É símbolo de luto. ...
  • O ROSA – Simboliza também a alegria.

3 O ano litúrgico cristão
Isso não se criou ou desenvolveu a partir de teoria, mas foi se formando a partir da prática em celebrar e aprofundar as verdades teológicas dos cristãos de vários lugares.