Quanto tempo dura larva de lixo?

Perguntado por: asales . Última atualização: 13 de maio de 2023
4.5 / 5 7 votos

Nesse estágio elas se recolhem para se transformarem em mosca, quando a metamorfose acontece! Essa fase pode durar de 10 dias à meses, seu revestimento escurece e endurece, e normalmente elas escolhem um local seco para realizar a metamorfose.

A fêmea coloca seus ovos (algumas centenas) em carcaças de animais, fossas abertas, depósitos de lixo e outros locais ricos em substâncias orgânicas em decomposição. Após aproximadamente 24 horas, ocorre o nascimento das larvas.

Na verdade ocorre a transformação de um ser em outro, a lagarta "vira" uma borboleta. Dizemos que a lagarta é a fase larval (a criança) das borboletas e mariposas.

As larvas que se alojam externamente causam sintomas locais, como nódulos avermelhados, coceira, sensação de que algo “caminha” debaixo da pele. Podem evoluir com feridas e, em alguns casos, tornam-se até visíveis. As verminoses intestinais causam comumente dor de barriga, diarreia ou intestino preso.

A larva alimenta-se na derme e garante sua respiração através da extremidade posterior. O berne fica no corpo do homem por aproximadamente 50 dias, sendo que, durante esse período, não ocorre a migração pelos tecidos. Após esse tempo, a larva cai no solo, onde inicia a sua fase de pupa.

Em 24 horas, as larvas de primeiro estágio eclodem, passando por dois outros estágios, durando de cinco a oito dias, mas, durante o inverno, o desenvolvimento larvar pode prolongar-se por várias semanas.

Cada mosca fêmea põe cerca de 700 ovos (6 baterias de 100 a 150 ovos) em não mais de dois dias após a cópula. Procura matéria orgânica em decomposição para depositá-los (fezes animais ou humanas, lixo doméstico, etc.). A mosca passa por quatro fases distintas em sua vida: ovo-larvas-pupa-adulto.

Significado de Bigato
Do latim bigatu. substantivo masculino Gorgulho. Larva. Etimologia (origem da palavra bigato).

Existem três principais tipos de larva: pupa, ninfa e verme. Cada uma destas possui suas próprias características, adaptadas para a sobrevivência. A larva do tipo pupa é aquela encontrada em insetos, como as borboletas e as mariposas.

Em virtude do calor, umidade e condições de armazenamento as infestações ocorrem no processo de distribuição. As larvas/gorgulhos presentes no ambiente de armazenagem perfuram as embalagens migrando de um produto para outro, ocasionando assim as infestações cruzadas.

O termo berne (nome científico dermatobiose) designa a lesão nodular semelhante a um furúnculo, com um pequeno orifício no centro de onde flui uma secreção amarelada ou sanguinolenta. É por esse orifício que a larva da mosca consegue respirar.

Lixo orgânico e materiais apodrecendo atraem mais larvas. É melhor cuidar da infestação na lixeira depois do dia da coleta, pois assim ela estará vazia. Você pode ainda limpar o triturador se achar que ele está infestado de larvas também.

De acordo com especialistas, a maioria das larvas provenientes de insetos é comestível, portanto, esses animais geralmente não provocam nenhuma doença.

Chrysoperla externa, popularmente conhecido como Bicho-lixeiro, é um inseto pertencente à ordem Neuroptera e a família Chrysopidae, e possui este nome por acumular restos de alimentos e substrato em volta de si, formando assim uma espécie de cápsula de proteção.

- Utilizar sal, detergente, sabão em pó, água sanitária ou cloroo em locais com água parada para eliminar larvas do mosquito Aedes aegypti, em locais onde a água não será consumida, como água de piscina desativada, vaso sanitário sem uso frequente, ralos internos, bandejas de geladeira ou ar condicionado, entre outros.