Quanto tempo dura carne de sol na geladeira?

Perguntado por: yassis . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 5 votos

4 dias

A carne de sol não recebe nenhum tipo de tratamento com conservantes. Por ser realizado de forma artesanal, com pouca salga e desidratação parcial, é um produto bastante perecível, com vida de prateleira curta, de cerca de 3 a 4 dias.

Cheiro. Essa é a forma mais fácil de identificar se a carne está estragada, pois ela geralmente apresenta um cheiro forte de mofo ou um odor azedo. Quando você abre o pacote, sente esse cheiro desagradável e rançoso de longe. Cada carne tem um cheiro característico, então preste atenção nisso.

Nunca devolva uma peça já descongelada e crua para o freezer. Porém, como dissemos anteriormente, ao temperá-la e conservá-la na geladeira, ela só durará 3 dias e congeladas apenas 1 mês. Por isso, programa-se para utilizar a carne temperada, otimizando assim sua rotina.

Nesse caso, o meio externo está mais concentrado (por causa do sal) e o meio interno (interior das células da carne) está menos concentrado, por isso ocorre a saída de água das células de micro-organismos que poderiam causar a deterioração da carne. Assim, ela permanece conservada por mais tempo.

Se a carne estiver esverdeada é porque teve proliferação de bactérias. Se estiver vermelho escuro, mais amarronzada, é porque a carne ficou exposta a uma temperatura menor do que deveria e não é recomendada para o consumo.

Graças à extrema desidratação, ela pode durar até 4 meses em temperatura ambiente, contra os 4 dias da carne-de-sol. Na cozinha, a carne-seca precisa ficar de molho para dessalgar e reidratar.

Pode ser congelada por até 3 meses no freezer. Pode ser descongelada diretamente no micro-ondas ou no fogo.

Após as 24 horas de geladeira, colocar a carne em um saco plástico, levar ao freezer por 8 dias para maturar bem e está pronta para o preparo dos mais variados pratos. O sabor fica idêntico à carne de sol comprada em supermercado.

4 meses

Quanto tempo dura a carne de sol? Por estar extremamente desidratada, após fazer a técnica comentada acima, a carne de sol pode durar até 4 meses em temperatura ambiente.

Porque a carne de sol fica preta? Quando a carne fica exposta em UR mais baixa há uma desidratação superficial da carne, concentrando o pigmento mioglobina e assim ela fica mais escura.

4 passos para tratar uma intoxicação alimentar em casa

  1. Beber muitos líquidos. ...
  2. Repousar. ...
  3. Fazer uma alimentação leve. ...
  4. Tomar carvão vegetal.

Guarde a carne em um saquinho com fecho ou em um pote de vidro. O ideal é escolher um recipiente que não seja muito maior do que a quantidade de charque que está guardando, pois o excesso de oxigênio pode acelerar a degradação do alimento.

Em geral não é recomendado congelar a carne com tempero, pois alguns dos principais itens que vão nesse preparo (como alho e cebola) podem sofrer modificações no processo de congelamento, perdendo aspectos originais. Isso significa que ocorrerá no mínimo uma importante mudança de sabor.

Pode-se envolver o exterior da carne com sal seco e deixar o sal infundir na carne por várias semanas. Este método leva o nome de cura a seco. Outra opção é fazer uma salmoura (salgada o suficiente para uma batata flutuar) e deixar a carne de molho nela por várias semanas.

Após o procedimento da dessalga, se não for usar para cozinhar é importante armazenar na geladeira. Recomendamos que se a carne seca estiver dessalgada e na geladeira, seja consumida em até 72 horas.

Processo total de produção do charque leva cerca de 10 dias, e o produto final tem validade de 4 a 6 meses, se mantido à temperatura ambiente.

Resposta. O sal é muito higroscópico, isto é, absorve muita água. A carne seca, como o próprio nome diz, contém a menor quantidade de umidade possível e é conservada através do sal.

Carne bovina - atenção a coloração!
Se ela apresentar uma coloração mais amarronzada, está na hora de descartá-la! O mesmo acontece com a carne de porco, que precisa estar rosada.

Durante o cozimento de carnes, legumes e outros ingredientes são liberadas toxinas não-letais que formam essa espuma com impurezas encontradas nos alimentos. Talita Ferreira, cozinheira-chefe do restaurante Cordel, aconselha retirá-la com uma escumadeira para limpar a água.

Além de uma lavagem rápida em água corrente para retirar o sal exterior ela não requer nenhum outro cuidado. Também não é necessário salgar a receita, como você já deve saber.

Já o charque é uma carne salgada, mas não tão industrial. Seu uso é parecido com o da carne-seca: você dessalga e usa em preparo de receitas. Já a carne de sol é feita por um processo artesanal e, apesar de ser salgada, ela não é tão desidratada como as outras e dá para comê-la grelhada, que o resultado é macio.