Quanto tempo dura bloqueio emocional?

Perguntado por: imarinho . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4 / 5 18 votos

Até que, um dia, esses bloqueios são quebrados e elas ficam completamente perdidas. Muitas vezes, mal sabem nomear aquilo que estão sentindo ou lidar com a situação de forma saudável. O principal desafio do bloqueio emocional é a longo prazo.

Segundo Nathália, os principais fatores que desencadeiam essa defesa são as “experiências negativas e vivências traumáticas”. Assim, diante da possibilidade de reviver uma situação que causou sofrimento, surge uma barreira, a instauração do bloqueio emocional.

O bloqueio emocional age mais ou menos assim. Ele é uma defesa do nosso inconsciente que age para evitar o sofrimento. Entretanto, embora passemos a vivenciar as experiências ruins de forma menos direta, não significa que deixam de nos machucar ou causar incômodo.

São diversas as consequências que um bloqueio emocional traz para a vida de uma pessoa. Em muitos casos, ela se sente paralisada, sem conseguir avançar em determinados aspectos – como relacionamentos amorosos ou carreira.

Assim, veja 6 maneiras de fazer uma limpeza emocional:

  1. Separe um tempo para o autocuidado.
  2. Fique longe das redes sociais por um tempo.
  3. Faça o mesmo com as notícias.
  4. Desenvolva hobbies ou passatempos saudáveis.
  5. Faça um detox de reclamações.

Ganhe confiança: uma das formas de se aproximar de pessoas fechadas é não pressioná-las a se abrirem. Utilize seus momentos com a pessoa e fale sobre sua vida sem esperar nada em troca. Agindo de maneira altruísta você poderá ganhar a confiança dela mais facilmente e quem sabe quebrar um bloqueio.

Dito isso, a dificuldade de se apaixonar é real não quando praticamos essa emoção de forma diferente do resto do mundo, mas quando simplesmente não conseguimos estabelecer ou entrar em contato com o amor por ninguém. Esse “bloqueio” é um sinal de que algo pode estar errado.

A dificuldade em conseguir demostrar seus sentimentos através do choro pode estar relacionado com situações passadas que foram percebidas com muita intensidade e que, por pensamentos disfuncionais, você bloqueou, e "segurou o choro", esses pensamentos podem ser: "sempre fui muito tola de chorar por qualquer coisa" ou " ...

O bloqueio mental é uma repressão que o cérebro gera a um fato traumático ocorrido. Nesses casos, a dor da emoção provocada pelo acontecimento se torna insuportável de sentir, então o cérebro lança esse fato para o inconsciente, com o objetivo de proteger o sujeito..

Como eliminar bloqueios mentais?

  1. 1 – Comece com as pequenas tarefas. Às vezes, experimentamos bloqueios mentais porque estamos tão sobrecarregados com o trabalho que não sabemos por onde começar. ...
  2. 2 – Faça intervalos quando necessário. ...
  3. 3 – Organize seu local de trabalho. ...
  4. 4 – Não se exagere.

Dicas para lidar com pessoas “sem sentimentos”

  1. Não absorva. Não leve para o lado pessoal quando o indivíduo se comportar de maneira distante ou sem empatia e compaixão. ...
  2. Perdoe. ...
  3. Tenha empatia. ...
  4. Desenvolva sua Inteligência Emocional.

O autoconhecimento é um dos pilares da inteligência emocional. Um ponto que pode ser trabalhado e potencializado para superar ressignificar traumas da infância. O objetivo é identificar as emoções relacionadas a experiências negativas e, com isso, desenvolver uma melhor relação própria com o que sente.

A ferida emocional vai se abrir para nós. Tudo o que precisamos fazer é estar alerta, observar com toda a nossa atenção e foco, sem julgamentos ou repressões.
...
Então lembre-senas 5 passos já podem ajudar ao seu resgate emocional:

  1. Compreensão.
  2. Responsabilidade.
  3. Experiencie e crie empatia.
  4. Retorno a raiz.
  5. Recuperação.

Purificando-se com orações ou meditação. Medite por 30 minutos para se livrar das preocupações. A meditação ajuda a centrar a mente e dissipar o estresse, auxiliando, colateralmente, na limpeza do espírito. Para meditar, basta sentar-se numa posição confortável, fechar os olhos e concentrar-se na sua respiração.

O que acontece depois da Limpeza Espiritual? Depois da Limpeza Espiritual você sentirá um grande alívio, como se um grande peso fosse retirado dos seus ombros. A Limpeza Espiritual faz com que sua vida fique mais leve, que tudo comece a dar certo novamente e que os caminhos se abram em sua vida.