Quanto tempo dura a voz rouca?

Perguntado por: areis . Última atualização: 30 de maio de 2023
4.9 / 5 7 votos

Nesses casos, a voz rouca (também chamada de disfonia) geralmente dura alguns dias e desaparece sozinha. Mas ela também pode ser causada por outros motivos, dentre eles laringite (aguda ou crônica), alergias, distúrbios vocais, nódulos, tumores ou tabagismo.

O que é bom para rouquidão

  1. Beber bastante água. ...
  2. Descansar a voz. ...
  3. Usar um umidificador. ...
  4. Mascar chicletes. ...
  5. Fazer gargarejo com água morna e sal. ...
  6. Evitar alimentos e bebidas muito geladas ou muito quentes. ...
  7. Evitar substâncias que irritam a garganta. ...
  8. Fazer exercícios para as cordas vocais.

Qual remédio é bom para rouquidão?

  • Chá de limão com mel.
  • Gargarejo de romã e agrião.
  • Xarope de mel com própolis.
  • Xarope de nabo com açúcar;
  • Chá de orégano.
  • Suco de amora.

São eles:

  1. gengibre;
  2. mel;
  3. alho;
  4. hortelã;
  5. limão.

Entre as mais comuns, estão as infecções de via aérea superior, como gripes e resfriados; lesões benignas das cordas vocais – nódulos, pólipos e cistos –; alterações estruturais mínimas da laringe, geralmente desenvolvidas ao nascimento; doenças neurológicas e tumores benignos, como o papiloma; e, por fim, tumores ...

Rouquidão e outros efeitos da COVID-19 na voz
É possível que após a infeção por COVID-19 algumas pessoas manifestem a longo prazo queixas a nível da voz, que pode soar diferente do habitual, ou até sentir desconforto e a sensação de que têm de se esforçar mais ao falar.

Doenças neurológicas
A disfonia também pode estar relacionada a doenças como Parkinson, Miastenia, Tremor Essencial e Acidente Vascular Cerebral. Isso porque essas patologias podem prejudicar o funcionamento do músculo da laringe, gerando a rouquidão.

O sal misturado à água se dilui e é a única substância que não destrói a mucosa do trato vocal (caminho percorrido pela voz). Gargarejar com água morna também faz bem para a voz. O movimento que o gargarejo faz nas cordas vocais tem efeito de drenagem e a temperatura da água auxilia no relaxamento da musculatura.

É muito importante evitar a automedicação, pois pode ser que o problema se agrave caso o medicamento consumido seja inadequado. Esclarecido isso, podemos dizer que o antibiótico mais indicado para garganta inflamada é a amoxicilina.

O problema de rouquidão e cansaço vocal não costuma ser algo grave, ele costuma permanecer por um curto período, mas caso o quadro persista por mais tempo, recomendamos que o paciente procure um médico. Apresentar esses sintomas por um tempo muito longo pode ser indício de alguma doença, como tumor na garganta.

Então, quando devemos nos preocupar com o sintoma da voz rouca?

  • Voz mais grave ou aguda, cansada, trêmula ou fraca;
  • Mudança súbita na qualidade da voz;
  • Grande esforço para falar;
  • Voz rouca associada à dificuldade para respirar;
  • Quando prejudicar o exercício da sua profissão ou qualidade de vida;

As frutas cítricas, ricas em vitamina C e antioxidantes, são alguns dos melhores alimentos para a voz. Além disso, limão, laranja e companhia garantem que a garganta permaneça hidratada, o que também é essencial.

O sal pode ser um ótimo remédio caseiro para tosse. Embora pareça relativamente simples, um gargarejo de água e sal pode ajudar a aliviar a tosse por infecção bacteriana, pois funciona como um bactericida. Misturar 1/4 a 1/2 colher de chá de sal em um copo de água morna pode ajudar a aliviar a irritação.

Gargarejo de água morna com sal
A combinação de sal marinho e água morna é muito boa para eliminar microrganismos, aliviar a dor e complementar o efeito de analgésicos e anti-inflamatórios. Basta misturar uma pitada de sal em 100ml de água levemente aquecida, usando a solução para fazer gargarejo até três vezes ao dia.

O chá de guaco e malva tem um efeito calmante sobre os brônquios, reduzindo a produção de catarro e a falta de ar. Além disso, as propriedades do guaco tornam as secreções mais líquidas, sendo mais fácil retirar o catarro preso na garganta e pulmões.

Se você está com rouquidão que dura mais de três semanas, você deve ir a um médico otorrinolaringologista ou ao cirurgião de cabeça e pescoço. Isso é muito importante, e não deve ser negligenciado.

A afonia também pode ser um efeito colateral de problemas na garganta, como inflamações ou infecções e surgir devido a crises alérgicas. Problemas nas cordas vocais, como nódulos, pólipos e inflamações também podem causar a afonia.