Quanto tempo dura a surdez de uma otite?

Perguntado por: ajordao . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.1 / 5 7 votos

Esse líquido pode causar perda auditiva. em crianças (muitas vezes identificado na avaliação rotineira da orelha) e pode persistir por semanas a meses.

O tratamento consiste na limpeza do conduto auditivo externo, uso de anti-inflamatórios e medicamentos otológicos que são aplicados no conduto para inibir o crescimento de bactérias.

Em até 24 horas, espera-se que o ouvido já tenha voltado ao normal.

Normalmente, em dois ou três dias, a febre desaparece, mas a audição pode exigir mais tempo para voltar ao normal. Apesar do período indicado de observação, é importante ficar atento à evolução do quadro, pois se a infecção não for tratada pode haver perda total da audição.

Mesmo que um ouvido entupido não cause dor ou desconforto, sons abafados e esforço para ouvir podem ser um verdadeiro incômodo. Seu ouvido pode se desbloquear sozinho em algumas horas ou dias. Ao tratar um ouvido obstruído, também é útil identificar as possíveis causas do bloqueio.

Diretrizes da Academia Americana de Pediatria afirmam que “a otite média pode apresentar relação com dificuldades na fala e leitura, atraso na resposta a estímulos auditivos, vocabulário limitado e alterações na atenção”.

Complicações da otite média
Uma perda auditiva ligeira e temporária é um sintoma comum das otites médias agudas, que melhora após a resolução do quadro clínico. Contudo, nas situações que evoluem para otite média crónica a perda auditiva torna-se permanente devido ao dano timpânico e/ou da cadeia ossicular.

Diante disso, os principais sintomas do rompimento no tímpano são:

  1. Dor forte no ouvido;
  2. Coceira no ouvido;
  3. Perda repentina da capacidade auditiva;
  4. Saída de sangue pelo ouvido;
  5. Secreção amarela presente nos ouvidos;
  6. Zumbido no ouvido;
  7. Também pode haver febre, tontura e vertigem.

Geralmente, há uma recuperação espontânea em 15 dias. Entretanto, as probabilidades de melhora são menores para pacientes que apresentam uma perda de audição severa acompanhada de vertigem.

Geralmente, a incidência da surdez súbita é maior em pessoas com mais de 40 anos e acontece uma recuperação espontânea em 15 dias, porém, quanto mais jovem, maiores são as chances de recuperação completa.

Geralmente, ocorre uma recuperação espontânea em quinze dias, porém, esses barulhos podem prejudicar as células auditivas permanentemente, tornando o paciente surdo sem que essa condição seja irreversível.

Neste caso, ela deve procurar imediatamente um médico otorrinolaringologista. Quando não tratada da maneira correta, a otite de repetição pode evoluir para casos crônicos ou até mesmo provocar perda auditiva permanente.

Não deixe de procurar atendimento médico caso desenvolva temperaturas muito altas. Caso observe secreção no seu ouvido, isso é um forte indicador de uma infecção grave do ouvido médio. Se uma quantidade excessiva de fluidos ficar retida no seu canal auditivo, isso poderá causar um rasgo em seu tímpano, perfurando-o.

Os sintomas incluem dor de ouvido, que pode se piorar com a mastigação, secreção e sensação de ouvido fechado. Observa-se edema do canal do ouvido e piora da dor à manipulação do pavilhão auricular.

De modo geral, o ouvido entupido é sintoma de uma otite média aguda, ou seja, infecção viral ou bacteriana do ouvido médio, causando dor e perda de audição. Quando não tratada ou caso o organismo esteja debilitado, ela pode se tornar secretora, ou seja, produzir fluidos.

respire fundo e aperte o nariz, com a boca fechada, tente expirar suavemente pelo nariz. Isso deve criar pressão suficiente para “estourar” ou desobstruir o ouvido. Não sopre demais para evitar danificar o tímpano. Quando a trompa de Eustáquio se abrir, mastigue chiclete ou chupe balas duras para mantê-lo aberto.

Se sentir dor relacionada com o ouvido tapado ou entupido, um simples analgésico de venda livre (como o ibuprofeno) poderá ajudar. Os descongestionantes também são úteis, porque reduzem o inchaço das membranas mucosas. Este inchaço cria pressão em toda a cabeça.