Quanto tempo dura a sedação da colonoscopia?

Perguntado por: rfreitas . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.8 / 5 11 votos

O sedativo leva tempo para desaparecer completamente. Os pacientes podem ter que permanecer na clínica durante 1 a 2 horas após o fim da colonoscopia. A recuperação total da sedação só está prevista para o dia seguinte.

Diferente do que muitos pensam, a sedação para colonoscopia não é uma anestesia geral. Apesar de possuir níveis que vão do leve ao mais profundo, a sedação não vai anestesiar o paciente como uma anestesia intravenosa geral para um procedimento cirúrgico de grande intervenção.

Por isso, é recomendado que em casa permaneça acompanhado e em repouso pelas próximas 12 horas. Inicie a alimentação com a ingestão de líquidos (exceto leite e refrigerantes) uma hora após o exame e dieta pastosa nas primeiras 12 horas após o procedimento.

O propofol está sendo cada vez mais utilizado para sedação durante a colonoscopia, com muitos relatos recentes oriundos de ensaios clínicos randomizados (ECR) e de séries de caso não randomizadas.

NÃO DEITE APÓS A INGESTÃO DO MANITOL, MOVIMENTE-SE PARA QUE SUA LIMPEZA SEJA EFICAZ. COMPARECER AO EXAME COM ACOMPANHANTE MAIOR DE IDADE E RESPONSÁVEL.

Assim como qualquer anestesia, a sedação pode resultar em uma reação adversa ao paciente. Podem provocar náuseas, vômitos, labilidade emocional e reações paradoxais como inquietação, agitação e delírio. São raros os casos de alergia medicamentosa.

Com uma sedação mínima e moderada, sente-se confortável, sonolento e relaxado. Pode adormecer por vezes, mas será fácil de acordar. Com a anestesia geral, fica completamente alheio e inconsciente durante o procedimento.

Quanto tempo dura o efeito da sedação consciente? A sedação consciente é feita por um processo inalatório. Seu efeito começa alguns segundos após a inalação, e o tempo de duração permanece apenas enquanto o paciente inalar o gás.

As mais comuns são: hipoventilação, hipertensão, hipotensão, hipóxia, taquicardia, bradicardia. Algumas podem ser potencializadas pela dor e desconforto dos pacientes, exigindo maiores doses de sedativos.

O paciente deve ingerir esta mistura de Manitol em até 30 (trinta) minutos. b. O paciente NÃO DEVE SENTAR OU DEITAR APÓS INGERIR O MANITOL. Deve-se fazer caminhadas para que o Manitol faça efeito.

A ausência da depilação não interfere no resultado do exame. A higiene íntima deve ser feita da forma habitual, não sendo preciso a limpeza interna do ânus para retirar as fezes. Porém, quando essa higienização é realizada de maneira incorreta, pode machucar o ânus e até lesionar a mucosa interna.

Eventualmente, o preparo poderá causar cólica, dor no ânus e tonturas, dependendo de cada paciente. O PICOPREP® é contraindicado para pacientes com insuficiência renal, obstrução ou perfuração gastrointestinal conhecida ou suspeita. Neste caso você deverá conversar com seu médico antes de iniciar este preparo.

Uma maneira de analisar se o preparo foi efetivo é observando as fezes. Se estiverem líquidas e quase incolores, a limpeza do intestino está correta.

- Só é permitido ingerir líquidos claros, a exemplo de água, sucos claros coados, bebidas isotônicas claras e chá, até 4 horas antes do horário do exame agendado para o exame. Água de côco e leite NÃO devem ser ingeridos.

A colonoscopia é um exame bastante seguro mas, como todo procedimento médico, existe o risco de algum problema. A taxa de complicações é de apenas 0,2% e são mais comuns quando é preciso remover pólipos. Sangramentos, normalmente, são mínimos e facilmente controlados.