Quanto tempo dura a Salsinha no congelador?

Perguntado por: agentil . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.1 / 5 19 votos

6 meses

Sempre coloque os pacotes em cima de outros alimentos no freezer. Se você acomodá-los abaixo, eles serão esmagados. Desta forma, a salsa pode durar entre 3-6 meses, embora seja recomendável consumi-la nos primeiros 3 meses para aproveitar ao máximo as suas propriedades.

O primeiro passo é lavar e secar tudo, e muito bem. Depois – pulo do gato – é só embrulhar as ervas em papel-toalha úmido antes de guardar no pote com tampa bem fechada. Se você tiver potes altos, melhor ainda, porque as ervas não vão amassar.

As ervas, como a salsinha, podem ser congeladas, desde que saiam do freezer direto para o cozimento. Ao serem descongeladas, essas ervas frescas perdem um pouco suas características de sabor e textura. Por isso, ficam mais aceitáveis em preparações quentes e cozidas que em pratos crus.

Então esta alternativa para conservá-la é ideal para você. Corte os caules de salsinha e depois pique o ramo inteiro do tamanho que costuma picar. Depois coloque em uma embalagem de vidro que feche muito bem e guarde na geladeira. Com esta técnica você conseguirá que a salsinha dure ao redor de duas semanas.

No caso do cheiro verde, a melhor forma é fazer tudo isso, e depois de bem seco picar tudo muito bem, colocar num recipiente hermeticamente fechado ou embalagem a vácuo e levar para o congelador, dessa forma vai ficar muito tempo preservado e na hora de usar é só tirar e aplicar nas receitas.

Quando a água começar a ferver adicione as salsichas. Se for salsicha que compramos por quilo no açougue, deixe cozinhar por cerca de 10 minutos. Quando você perceber que a água já está começando a colorir, pode desligar o fogo. Se for as salsichas vendidas em pacotes fechados, deixe por cerca de 6 minutinhos.

Para recuperar as folhas murchas, um truque culinário é colocar as folhas dentro de uma tigela com água, com uma batata cozida descascada e cortada ao meio. Após essa etapa, você deve colocar as folhas dentro da geladeira e deixá-la por 2 horas.

Se a planta tá murcha, mesmo com regas, pode ser que o tamanho do vaso seja muito pequeno pra acomodar raízes, substrato e água na medida certa. A solução é colocar a moça num recipiente maior, com mais substrato e espaço pra comportar raízes e umidade na quantidade ideal.

Vale congelar as folhas inteiras no saquinho bem fechado, para usar na infusão ou dar aquele toque aos cozidos. Você também pode colocar nas formas de gelo com água e garantir a hortelã do drinque, ou gelo elegante da água aromatizada.

Para reservar a salsa e a cebolinha, elas devem estar lavadas e secas. Não armazene sem antes higienizar seus temperos. Caso você queira armazenar a salsa na geladeira, escolha um recipiente com tampa que tenha entrada de ar e forre com uma folha de papel absorvente.

O coentro também pode ser conservado no congelador. Essa técnica de armazenamento é indicada para quando se tem uma abundância da erva ou quando ela é utilizada raramente. Para congelar o coentro é muito simples, mas é importante seguir o passo a passo para garantir a qualidade das folhas congeladas.

Você também pode utilizar sacos plásticos para esse armazenamento, basta inserir o papel toalha, as ervas e deixar uma boa quantidade de ar dentro do saco, aí você torce as pontas do plástico e amarre, assim suas ervas não ficam amassadas.

Forre a parte de baixo do pote de sua escolha com um pano limpo ou com uma folha de papel toalha. Em seguida, espalhe o coentro limpo e seco por cima. Caso tenha uma quantidade grande de coentro, use mais um pano ou folha de papel toalha para separar em camadas. Isso ajuda a conservar por mais tempo.

O melhor que você pode fazer é picar as ervas quando elas estiverem bem secas. Então, ao chegar da feira ou do mercado, aproveite para lavar o cheiro verde em água corrente e secar (se você tiver uma centrífuga de salada em casa, ótimo! Se não, use um pano de prato ou papel toalha para deixar as folhas sequinhas).

Se a cor estiver pálida, cinza ou esverdeada, é provável que esteja estragada. Se a salsicha estiver estragada, ela terá um cheiro forte e desagradável. Cheire a salsicha antes de cozinhá-la. Se a salsicha estiver viscosa ou pegajosa ao toque, é provável que esteja estragada.

Conservação. Para conservar por mais tempo as salsichas, nunca as deixe guardadas na geladeira na própria embalagem, após aberta. O ideal é cozinhar as salsichas e mantê-las em um recipiente com a tampa bem fechada na geladeira por no máximo 7 dias. No congelador, elas duram 2 meses.

video_content

4 meses

Seque novamente com papel absorvente e coloque em um recipiente com tampa. Leve ao congelador e use em suas receitas. Pode ser conservado por até 4 meses no congelador.

Sacuda o saco da salsinha e cebolinha para soltar o máximo de ar possível. Retire a salsinha ou cheiro verde da embalagem original e embrulhe bem em papel-toalha, garantindo a retirada da maior quantidade de ar possível. Coloque no freezer.

Qual a diferença de salsinha e cheiro-verde? Não tem mistério nenhum: enquanto o cheiro verde é basicamente a união entre cebolinha e salsinha, a salsa (Petroselinum crispum) é a erva usada individualmente.