Quanto tempo dura a progressiva com formol no cabelo?

Perguntado por: umagalhaes7 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.8 / 5 3 votos

A escova progressiva dura, em média, de dois a três meses. Mas dependendo do produto utilizado, pode durar até seis meses. Nesse período, é importante manter os cabelos hidratados e saudáveis, para que os fios fiquem bonitos durante a transição.

Esse alisamento é conhecido por selar as cutículas dos fios, o que faz com que o cabelo fique mais macio, além de evitar o ressecamento dos fios. O tratamento também hidrata as madeixas, por isso, além de garantir a maciez, a escova progressiva também aumenta o brilho do cabelo.

Além disso, o formol nunca é eliminado do organismo e pode trazer danos a longo prazo”, explica a dermatologista Lúcia Miranda. Por evaporar durante a aplicação (são usadas até duas fontes de calor, como chapinha e secador), o formol acaba sendo inalado em grandes quantidades.

Essa substância é proibida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para alisar os cabelos por ser tóxica e provocar diversos danos à saúde, como câncer.

Se a escova progressiva não está durando como esperado, é muito provável que seu cabelo esteja muito ressecado e poroso. Quando a fibra capilar está com as escamas abertas, os fios não conseguem reter nutrientes, hidratações e, consequentemente, químicas como progressivas e tinturas.

Modere na lavagem: lavar os fios, no máximo, três vezes por semana. Se conseguir somente dois, melhor ainda. A química da progressiva sai com as lavagens e por isso quanto menos você lavar, mais ela vai durar. Não precisa ficar com os cabelos sujos, mas evite lavar todos os dias.

Muita gente faz a progressiva, justamente, para poder viajar sem perder tempo demais para arrumar o cabelo. Mas é preciso saber que, quanto mais contato com o cloro ou com o ozônio, maior o desgaste da progressiva. O mesmo acontece com a água do mar e isso não tem a ver com o fato de ela ser salgada.

Escova definitiva. Por fim, a escova definitiva é composta, em geral, por guanidina, hidróxido de sódio e tioglicolato de amônia, que garantem o efeito alisado por mais tempo, depois de um processo de quase 8 horas no salão de beleza.

O formol é o grande motivo pelo qual as Escovas Progressivas Convencionais não são autorizadas para gestantes e lactantes. Mesmo utilizada em pequenas quantidades, ainda assim a técnica apresenta componentes extremamente fortes, que, ao evaporar, podem ser aspirados pela mãe e causar algumas complicações na gestação.

Ele é usado para impedir o desenvolvimento de micro-organismos em diversos produtos. Portanto, podemos dizer que ele possui uma ação conservante.
...
Desvantagens

  • Perde atividade com a presença de matéria orgânica;
  • Possui odor forte e irritante;
  • Deixa resíduos tóxicos em equipamentos.

Quando utilizado de forma indevida e em altas concentrações, o formol pode causar alergias no couro cabeludo, irritações na pele, queimaduras e até mesmo a queda capilar. Sim, o formol utilizado em processos de alisamento pode fazer o cabelo se desprender do folículo capilar. E os riscos não param por aí!

O seu efeito é gradativo e pode chegar a uma redução de 90% do volume, mas dificilmente chegará a um liso escorrido. Além disso, esse procedimento sela a cutícula, reconstrói a fibra capilar, reduz o frizz, hidrata e dá brilho aos cabelos.

O shampoo antirresíduos pode ser um aliado na retirada da química. O produto é conhecido por realizar uma limpeza profunda nos cabelos, já que é capaz de retirar substâncias de forma mais intensa. E, assim como acontece com as colorações, ele também pode ajudar na retirada do excesso de química nas madeixas.

Primeiramente, é importantíssimo informar que sim, a escova progressiva sem formol existe e é capaz de alinhar as madeixas. Não se trata de um mito! O componente é substituído por proteínas e aminoácidos naturais, tornando a fórmula mais pura e segura à saúde dos fios.

Cabelos processados com progressivas de qualidade duvidosa tendem a ficar ressecados, com pontas finas e sem brilho. O que é selagem? Se você tem o cabelo volumoso, danificado, quebradiço, com frizz ou precisando de tratamento intensivo, a dica é a selagem.

Isso acontece porque a escova progressiva, por mais que deixe o cabelo alinhado, brilhoso e até mesmo mais macio, vai retirando, aos poucos, alguns nutrientes do interior do cabelo. O resultado, então, são fios frágeis e danificados por dentro.

6) Reduza o uso de secador, chapinha ou babyliss
Esse calor é importante para a texturização dos fios, mas pode ser muito prejudicial para a saúde do cabelo, especialmente os alisados, porque fragiliza a cutícula e estimula o ressecamento. Por isso, os cabeleireiros indicam evitar ao máximo o uso desses aparelhos.