Quanto tempo dura a pós de Psicopedagogia?

Perguntado por: oparis . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.8 / 5 11 votos

18 meses

Graduados em Pedagogia, Psicologia, Fonoaudiologia e áreas afins podem realizar o curso, que possui duração média de 18 meses. Esse período, no entanto, pode variar a depender da proposta da especialização e das diretrizes de cada instituição.

A resposta para essa pergunta é: sim, você poderá atuar como professor universitário de algumas instituições da iniciativa privada se tiver um diploma de pós-graduação lato-sensu. Contudo, é preciso observar que isso se aplica desde que o curso seja na mesma área da sua atuação.

Profissionais de Pedagogia, Psicologia, Fonoaudiologia e áreas afins dos campos da saúde e educação, que gostam de ensino-aprendizagem e pretendem ampliar os seus horizontes no mercado de trabalho, podem optar por uma Pós-Graduação em Psicopedagogia.

O psicopedagogo se ocupa da aprendizagem com o auxilio de métodos para facilitar que se aprenda, porém não com o uso de testes. Já o Neuropsicopedagogo utiliza, além dos métodos, a aplicação de testes que apontam para o mapeamento das área do cérebro que estão ligadas à aprendizagem.

Embora atuem bastante em ambientes escolares, os psicopedagogos também podem atuar de forma clínica. Nesses casos, durante os atendimentos individuais, o psicopedagogo é capaz de identificar dificuldades, problemas e distúrbios no processo de aprendizagem.

O curso de Psicopedagogia é amplo e traz diversas possibilidades quanto ao processo de aprendizagem. Com a escolha de uma boa instituição, você tem a chance de atuar em vários pontos do mercado de trabalho, o que amplia a oferta de oportunidades.

O psicopedagogo habilitado para trabalhar na área institucional faz atendimentos em grupos dentro de escolas, empresas, hospitais e até mesmo em ONGs. Apesar dessa profissão ser associada com as crianças, no mercado privado, por exemplo, o profissional pode atuar com os colaboradores para melhorar a performance.

Você pode atuar como psicopedagoga institucional, mas não é indicado clinicar dentro da escola, ou seja, não poderá aplicar as provas operatórias, projetivas com intuito de fazer um diagnóstico clínico.

O campo de atuação do psicopedagogo é bastante amplo. Ele pode atuar em clínicas, consultórios, hospitais, escolas, instituições de ensino e de pesquisa, em empresas públicas e privadas, em ONGs, asilos, entre outras organizações.

A pedagogia é a ciência que estuda os métodos e princípios aplicados exclusivamente no processo da educação. ... A psicopedagogia já é o ramo que aplica os recursos de outra profissão, que é a psicologia, durante os processos de aprendizagem.

O primeiro passo sobre como abrir o seu próprio negócio para atuar na área da psicopedagogia é fazer um bom planejamento.
...
Abrir o próprio negócio é o principal passo

  1. Realmente é o seu desejo fazer o investimento em um espaço próprio?
  2. Você tem meios para investir nele?
  3. Está disposta a assumir os riscos?

Ter boa capacidade para ouvir e assimilar fatos. Essas são duas das principais características que devem ser adotadas pelos psicopedagogos. Descrição, imparcialidade, ética e equilíbrio emocional também são importantes no exercício da profissão.

O profissional com especialização em Psicopedagogia é capacitado para auxiliar pessoas que apresentam dificuldades em processos de aprendizagem, independentemente do motivo, inclusive, em casos de distúrbios ou transtornos (TDAH ou TEA, por exemplo).

Classificação Brasileira de Ocupações conhecido como CBO do Ministério do Trabalho são os códigos cadastrados de todas as profissões e ocupações brasileiras. A atividade de Psicopedagogo (a) é uma das atividades classificada sob o número 2394-25.

A psicopedagogia, assim como a Neuropsicopedagogia ainda não são profissões regulamentadas, portanto, não possuem um conselho de classe. Os psicopedagogos atualmente são representados pela ABPP (Associação Brasileira de Psicopedagogia) e o SINDPSICOPP (Sindicato dos Psicopedagogos do Brasil).

Quem é profissional da Psicologia, Pedagogia e outras áreas da educação pode fazer essa pós para aprofundar seus conhecimentos teóricos e práticos com a pós em Psicologia Escolar. Essa especialização é ideal para que educadores sejam capazes de identificar e solucionar dificuldades de aprendizagem dos alunos.

A Psicopedagogia é uma área que estuda a relação entre aprendizagem e a mente humana. O profissional trabalha tentando entender dificuldades e melhorar os processos de assimilação de conhecimento. Pode atuar tanto com a educação formal, em escolas, quanto com aquisição de novas práticas no mercado de trabalho.

Já atuando na orientação pedagógica, os profissionais da Psicopedagogia podem atuar em escolas, resolvendo questões referentes a currículos escolares, métodos de ensino e abordagens com alunos.

A graduação em Psicopedagogia é uma licenciatura, possui duração de 4 anos e habilita o graduando a atuar na área da educação.

O psicopedagogo clínico é um profissional licenciado preparado para atender crianças e adolescentes com dificuldades no processo de aprendizagem. O seu trabalho pode ter um caráter preventivo ou interventivo (avaliação, diagnóstico e intervenção).