Quanto tempo dura a paixão na adolescência?

Perguntado por: lcosta7 . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.7 / 5 19 votos

Na adolescência as questões da paixão assumem características especiais, gerando sentimentos antagónicos e bastante próximos no tempo, tais como euforia, angústia e tormento. Nesta fase do desenvolvimento é comum a paixão durar apenas uma semana.

"Vários estudos, tanto americanos quanto europeus, chegaram à conclusão semelhante: a paixão, esse estado de alteração mental e física muito característico, dura de 12 a 48 meses. A média é de dois anos.

Não existe regra ou uma idade mínima para o primeiro relacionamento amoroso. Uma menina de 16 anos pode não estar pronta, enquanto um garoto de 14 talvez esteja mais maduro, ou vice-versa. Não permita o namoro na pré-adolescência só porque outros pais deixam, ou proíba porque os demais o fazem.

Falta de confiança, problemas hormonais e até psicológicos podem, sim, derrubar a libido das pessoas ou fazer com que elas não se sintam bem com interações físicas, mas, de acordo com a psicóloga, a diminuição abrupta ou ausência desse desejo de se envolver fisicamente também pode ser um sinal de que a paixão e o amor ...

  • Desejo. Esta é a primeira fase do amor, conduzida pelos hormônios sexuais estrógeno e testosterona – em homens e mulheres. ...
  • Atração. Este é o momento em que estamos realmente apaixonadas e não conseguimos pensar em mais nada. ...
  • Assimilação. Neste estágio, a mente começa a dar uma acalmada. ...
  • Honestidade. ...
  • Estabilidade.

Meninas são as que mais sofrem com a saúde mental na adolescência.

Por muito tempo, a ideia difundida era que a adolescência ia até os 19 anos. No entanto, um estudo mostrou que essa fase pode se estender até os 24 anos. É a chamada adolescência tardia, um prolongamento que acontece devido a diferentes fatores. Um dos fatores atribuídos é o aumento da expectativa de vida.

Já na juventude, etapa final da adolescência e início da fase adulta, o indivíduo começa a se compreender e percebe mais claramente a sua integração no mundo onde vive. Apresenta um significativo progresso na superação da timidez e mostra-se menos vulnerável às dificuldades.

Provávelmente doi tanto justamente porque é verdadeiro e não composto de ilusões e imaginações. Nem sempre é preciso tanto sofrimento, existem casos bem sucedidos e com final... Paixão é um sentimento humano intenso e profundo, marcado pelo grande interesse e atração da pessoa apaixonada por algo ou alguém.

VIVER APAIXONADO
"Para o cérebro, existe um limite da perpetuação disso, é fisiológico. Por mais que queiramos, o cérebro não consegue manter esse turbilhão de hormônios por muito mais tempo.

14 anos

Para a médica Gabriela Antunes de Oliveira, não há uma idade certa para o primeiro beijo – embora geralmente aconteça na puberdade, que ocorre entre os 10 e os 14 anos em média.

Em 2019, a Lei 13.811 modificou o Código para proibir o casamento de menores de 16 anos, mas manteve a permissão para adolescentes entre 16 e 18 anos se casarem, se tiverem a autorização dos pais ou responsáveis.

Embora o namoro seja considerado pelos psicólogos uma prática saudável para os adolescentes, a maioria das escolas – tanto públicas quanto particulares – não permite o mínimo contato físico: nem beijos selinhos, nem andar de mãos dadas.

Calcula-se que ela tenha uma duração breve, que vai desde algumas semanas até um ano. Curiosamente, parece haver uma relação entre a idade dos apaixonados e o tempo de duração da paixão: quanto mais jovens, menos tempo dura a paixão, mas mais intensa ela é. Apesar disso, a paixão pode se estender.

4 meses

Um crush normal dura em torno de 4 meses, após isso a paixão pode ser considerada amor.

O tempo médio para os homens se apaixonarem é de 88 dias, enquanto os mesmos sentimentos de amor verdadeiro exigem pelo menos 134 dias das mulheres. Outro site de namoro, o Elite Singles, fez uma pesquisa em 2017 e descobriu que 61% das mulheres acreditam no amor à primeira vista, contra 72% dos homens.

O amor é um sentimento mais profundo, duradouro e estável baseado numa relação de reciprocidade e cuidado com a pessoa amada. Já a paixão é mais intensa e rápida, está diretamente ligada aos impulsos sexuais e o prazer.

É só atração sexual? Para saber se você está apenas com segundas intenções com alguém, é preciso se autoanalisar e, quem sabe, chegar a um diagnóstico. “A paixão é mais profunda, exige mais de você. Ela te faz pensar mais, desejar mais e querer mais do outro”, explica a psicóloga.

Os 3 tipos amores definidos pelos gregos e utilizados por muito autores até os dias atuais são: Eros, Philia e Ágape.

Mudanças repentinas e imprevisíveis de humor, às vezes acompanhadas de agressividade, são frequentes; mas, em sua maioria, representam a insegurança e a ansiedade diante de tantas situações novas, que geram dúvidas e provocam transformações.

Para facilitar o acesso, o curso é dividido em 7 MÓDULOS dos perigos da adolescência: (1) Depressão, (2) Ansiedade, (3) Sexualidade, (4) Suicídio, (5) Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), (6) Álcool e Drogas e (7) Mau humor e Bipolaridade e conta com mais 08 BÔNUS.