Quanto tempo dura a meia-idade?

Perguntado por: asalgueiro . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.6 / 5 7 votos

40 anos

A meia-idade é um dos períodos mais importantes da vida humana e começa, em média, aos 40 anos e termina aos 65. Esse é um tempo que pode ser muito estressante, pois mudanças nos papéis sociais começam a aparecer com mais frequência.

O critério cronológico que é a faixa etária ainda tem sido alvo de controvérsias. Contudo, já fixaram que crise da meia idade começa aos 40 anos e se estende até aos 65 anos. Alguns analistas defendem 70 anos como o limite entre meia-idade e a velhice, ou a melhor idade, que começaria aos 70 anos até o óbito.

O ser humano passa a entender sua participação na sociedade e na vida, e oferece ao mundo tudo aquilo que construiu nas fases anteriores. A fase adulta é dividida em 2 etapas: Adulto jovem: dos 21 aos 40 anos de idade; Meia idade: dos 40 aos 65 anos.

A crise da meia-idade pode surgir por várias causas: síndrome do ninho vazio, a morte de alguma pessoa, grandes mudanças na vida, entre outros. Além disso, durante esse tempo, também podem surgir sintomas de depressão e ansiedade, que são sinais de alerta para a saúde mental.

50 anos

Embora ninguém saiba muito bem definir o que seja "meia idade", costumamos chamar dessa forma as pessoas na faixa dos 50 anos.

59 anos

Meia-idade: 45 a 59 anos; Idoso(a): 60 a 74 anos; Ancião: 75 a 90 anos; Velhice extrema: 90 anos em diante.

Estudos demonstram que a partir dos 40 anos de idade, aproximadamente, o corpo humano já começa a apresentar alguns sinais de “desgaste”. O organismo vai se tornando mais lento em suas reações, ocorrendo uma diminuição da capacidade funcional.

Na teoria de Freud, aos 40 anos, o homem ingressava em uma encruzilhada onde vitalidade sexual, atitudes de autoafirmação e medo do envelhecimento se confrontavam. Era a idade do lobo.

A partir dos 40 anos, o nível de testosterona do homem cai, podendo reduzir a libido e, portanto, a frequência da vida sexual. Doenças que diminuem a fertilidade são mais comuns em homens mais velhos, e certos medicamentos para problemas ligados à idade podem também interferir na fertilidade.

Preste atenção: Cansaço e indisposição, ansiedade, queda da libido e redução do desempenho sexual, dificuldade para ganhar massa muscular e para perda de gordura, aumento de peso, alterações do humor, piora da memória…

As fases da vida
As principais etapas da vida humana são: infância, adolescência, fase adulta e velhice. Há também as fases de transição entre as etapas da vida, como: Puberdade, Juventude e as mulheres que passam por uma fase chamada de climatério.

A expressão idade da loba ficou conhecida por designar a mulher que chega aos 40 anos. Existem diversas interpretações sobre o que isso significa, mas a ideia principal é de que a mulher nessa faixa etária estaria mais ativa, madura, livre e até mesmo voraz do ponto de vista sexual.

Conheça 5 coisas que você deve fazer depois dos 40 anos

  • Cursos de aperfeiçoamento profissional ou idiomas. ...
  • Conhecer novos lugares e culturas. ...
  • Praticar atividades físicas e cuidar do corpo. ...
  • Descubra hobbies para fazer depois dos 40 anos. ...
  • Aprimorar a relação com o parceiro ou se abrir para novos relacionamentos.

O que um jovem que está fazendo 18 anos espera da vida quando completar 25? O problema é quando esse "ser bem-sucedido" não chega e o jovem adulto começa a sofrer a frustração que os especialistas chamam de "crise dos 25 anos". Que aliás, pode chegar até os 33 anos.

Cada mulher vivenciará de forma singular. Algumas poderão sentir o efeito da crise por 6 meses, outras até 1 ano, mas o tempo é bem relativo.

Dicas Poderosas Para Superar a Crise da Meia Idade

  1. 1 – Reconhecer o Momento Pelo Qual Está Passando.
  2. 2 – Procure Apoio.
  3. 3 – Descobrir o Lado Positivo da Situação.
  4. 4 – Cuide da Sua Saúde e Bem-estar.
  5. 5 – Faça Coisas Que Te Deixam Feliz.

As características da fase de meia-idade evidenciam que esse período da vida é marcado por introspecção e reavaliação de vários fatores presentes no cotidiano em virtude das variadas mudanças: a independência dos filhos, a aproximação ou efetivação da aposentadoria, as modificações físicas.

Os homens começam lentamente a sentir as mudanças físicas: o corpo se torna mais lento e mais pesado, com dificuldades em perder peso como antes; os cabelos começam a embranquecer ou cair; uma partida de futebol os deixam inutilizados por dias; o fígado já não se recupera magicamente depois de uma noite de bebedeira.

Confira quais são elas!

  1. Assuma a responsabilidade de salvar o casamento. ...
  2. Não questione suas escolhas do passado. ...
  3. Não foque nos problemas do relacionamento. ...
  4. Não use a separação para unir o casal novamente. ...
  5. Não fale sobre a crise no casamento com outras pessoas.