Quanto tempo dura a meditação?

Perguntado por: agodinho . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 17 votos

Idealmente, um período de 10 a 15 minutos é um ótimo tempo para começar e trazer pequenos benefícios em relação à atenção e à respiração, mas cinco minutos já são suficientes para permitir uma sensação de tranquilidade.

Uma rotina de meditação mantida por oito semanas já provoca os primeiros resultados. Luciana sustenta que, para fazer efeito, a prática tem de ser de pelo menos 10 minutos diários. E é possível que nem seja você o primeiro a notar os efeitos.

4 dicas do que você NÃO se deve fazer durante a meditação

  • Criar a expectativa de que você não vai pensar em nada. Essa talvez seja a maior frustração para alguém que tenta meditar. ...
  • Ter uma atitude muito autocrítica. Meditar não é nada fácil! ...
  • Forçar uma postura. ...
  • Não marcar um horário para meditar.

A princípio, saiba que você pode meditar deitado a qualquer momento livre na sua agenda. O que realmente faz a diferença nas posturas de meditação são as posições que proporcionam conforto ao seu corpo durante períodos extensos de prática. Em alguns tipos de meditação, é até preferível que você fique deitado.

É a sua luz impulsionando você. É a sua própria energia. E isso faz toda a diferença. Quando você entra nessa modalidade de observar energias, de respirar mais deliberadamente, com mais cuidado e atenção e percebe que quem você era antes de meditar ficou diferente depois é porque está meditando de verdade.

Estratégias de meditação

  1. Comece com o básico: respiração. Reserve um momento tranquilo, para se concentrar, exclusivamente, em sua atividade elementar. ...
  2. Medite caminhando. ...
  3. Ative o paladar. ...
  4. Faça do banho uma experiência de meditação. ...
  5. Crie momentos de atenção plena.

Concentre-se no seu corpo
Meditar não é “não pensar em nada” ou ficar com a mente “em branco”. Nós estamos vivas, portanto, pensamentos vão acontecer o tempo inteiro.

Não existe hora certa para meditar. A melhor hora é a que cabe na sua rotina. De manhã a mente recebeu poucos estímulos, está mais limpa, e é mais fácil se conectar com o estado de presença. À noite a vantagem é que você consegue promover uma limpeza mental”, explica.

Mas o sono também pode ser induzido de forma natural, pois a meditação trabalha com o nosso campo mais profundo de relaxamento do corpo em consciência e inconsciência, interiorizando a concentração em nossa respiração e acompanhando os movimentos do nosso corpo.

Na meditação acontecem modificações corporais que são descritas pela literatura médica como: diminuição da frequência cardíaca, redução da frequência respiratória, relaxamento da musculatura, diminuição do metabolismo corpóreo, alteração das ondas cerebrais, alteração do funcionamento de algumas regiões do cérebro e ...

Você pode escolher atividades mais intensas, como a corrida e a natação, ou práticas mais tranquilas, como a caminhada e a ioga. O importante é encontrar uma atividade que lhe dê prazer. O foco das atividades se dirige ao corpo, oferecendo alívio e relaxamento à mente.

Dentre os vários benefícios para a saúde, o médico destaca:
E alguns tipos de câncer, assim como doenças cardíacas e diabetes, têm em sua origem alterações corporais que a meditação consegue controlar.

Meditar é mais repousante do que dormir. Uma pessoa em estado de meditação consome seis vezes menos oxigênio do que quando está dormindo.

Entre os processos de meditação e sessões guiadas, um dos mais populares é a meditação com as cores. Essa prática particular aproveita o poder da associação com cores diferentes para vários benefícios mentais e emocionais.

Pesquisas demonstram que a prática provoca aumento na massa cinzenta, ajuda a combater depressão, promove o rejuvenescimento e alivia as dores. Pesquisas demonstram que, após meditar por oito semanas, o cérebro tem aumento da densidade da massa cinzenta em três partes cruciais.