Quanto tempo dura a gasolina do reservatório de partida a frio?

Perguntado por: ualves . Última atualização: 7 de janeiro de 2023
4.1 / 5 19 votos

Especialistas recomendam que o prazo nunca ultrapasse 90 dias. Com o tempo, a gasolina pode perder seu poder de queima e não ajudar o carro a ligar em dias frios.

Segundo ambos, o reservatório é resistente e não racha se ficar vazio. “As peças são validadas pelas montadoras tanto para ficarem cheias quanto vazias. Não existe nenhuma regra que obrigue o tanquinho a ficar cheio”, enfatiza Pereira.

Na maioria dos carros flex, o reservatório de partida a frio tem capacidade de até 2 litros de gasolina.

A melhor gasolina para colocar no tanquinho de combustível do sistema de partida a frio do motor flex é a aditivada. Isso porque ela contém detergentes que ajudam a manter os componentes, especialmente os bicos injetores, limpos e em perfeito funcionamento.

Gasolina Premium: sempre que for colocar gasolina no reservatório de partida à frio, tem que ser gasolina Premium ou, pelo menos, aditivada. Essas gasolinas duram mais tempo antes de apodrecerem. 90 dias de validade: troque toda a gasolina do reservatório a cada 90 dias, independente se você usou ou não.

Se na hora de ligar o carro, ele estiver vazio, o carro pode simplesmente não ligar, caso esteja muito frio e o veículo abastecido com etanol. Por isso é importante ter o hábito de observar se há combustível no reservatório.

Precisa abastecer a partida a frio? Sim. Com qualquer tipo de gasolina, como Comum, Aditivada, Octapro, Podium e Premium. Todas elas vão ter um bom desempenho na combustão do seu veículo.

Explicação técnica. Hiromori aponta que, nos dias mais frios, em temperatura ambiente abaixo de 17° C, ocorre a condensação do etanol. Isso dificulta a partida do motor. "A gasolina possui frações mais leves, o que facilita a vaporização e partida do motor.

Basicamente, a tecnologia Flex Start permite a partida do motor em baixas temperaturas mesmo se abastecido com etanol em proporções acima de 85%. O conceito do sistema consiste em aquecer o etanol na própria galeria de combustível, antes de se ser injetado.

Nos carros com tanque auxiliar é normal escutar um barulho mais alto de bomba de combustível nos dias frios. É sinal de que o sistema de partida a frio está funcionando.

Honda recomenda gasolina comum
"O Brasil é um país de dimensões continentais. Optamos pela comum porque o consumidor tem a certeza de que vai encontrá-la em qualquer posto do País", afirma Guedes. Outra razão dada pela Honda é que a gasolina aditivada costuma ser alvo de adulteração por ser mais cara e rentável.

Ao contrário do que alguns pensam, a gasolina aditivada não rende mais que a gasolina comum. Na verdade, os dois tipos de combustíveis têm a mesma autonomia. Como a gasolina aditivada tem um efeito de limpeza no sistema de alimentação dos automóveis, o motor consegue funcionar com o seu desempenho original.

Primeiro ligue a chave, espere cinco segundos e só então dê a partida. Não é preciso pisar no acelerador. Como esse tipo de carro é eletrônico, ele se regula sozinho. Esse tempo entre ligar a chave e dar a partida serve para o ajuste da temperatura.

O sistema de partida frio é composto por um pequeno reservatório de gasolina que fica embaixo do capô, próximo a bateria do veículo.

É permitido misturar gasolina comum à aditivada? Sim. O motor não é prejudicado com essa mistura. No entanto, o que pode ocorrer é uma diluição dos aditivos e assim não seja feita a limpeza do motor, que é a função dessas substâncias.

E, se passar, de repente, a usar aditivada, o detergente contido nesse aditivo poderá fazer soltar alguns fragmentos desses depósitos, que podem vir a danificar algumas das partes internas do motor.

De acordo com o estudo de 2020 da CVA Solutions, a Shell foi eleita como o posto mais recomendado pelo seus usuários e conquista o segundo lugar sobre o índice de valor econômico, que é o custo-benefício percebido pelos clientes!

Já a gasolina aditivada traz um benefício diferente". comentou. O especialista alertou que ao consumidor para abastecer com álcool somente se o valor corresponder a 60% da gasolina. "Este tipo de combustível tem um rendimento menor, pois ele queima mais rápido.

A durabilidade média da gasolina comum, em tanques de postos de combustível, em boas condições de armazenagem (sem infiltrações e contaminações) pode chegar a 6 meses. Para a gasolina aditivada esse tempo pode ser superior a 10 ou 12 meses, sob as mesmas condições de armazenagem anteriores.

O aditivo para combustíveis pode trazer importantes benefícios. Ele otimiza e adiciona propriedades ao combustível. Além de fazer o veículo rodar adequadamente, ajuda a cuidar do motor e evitar danos irreversíveis. Outra vantagem é que você conhece a procedência do produto que está adicionando ao tanque.