Quanto tempo dura a fase inflamatória do piercing?

Perguntado por: bporto . Última atualização: 29 de maio de 2023
4.3 / 5 20 votos

ETAPA 1: “Após realizar uma perfuração, o primeiro processo que irá ocorrer é o inflamatório, ele dura de 48 até 72 horas. Nesse momento é comum sentir dor, calor, vermelhidão no local, inchaço.

Uma perfuração não cicatriza em trinta dias, inclusive, esse processo pode se estender de quatro a seis meses. E como eu vou saber se meu piercing já está cicatrizado? Sua perfuração não tem mais vermelhidão e nem inchaço, também, não tem mais secreções e ela sempre está sequinha, tem ausência de dor.

Depois de fazer o piercing, é normal o local ficar dolorido, inchado e avermelhado durante os primeiros dias.

Para otimizar o processo de cicatrização é fundamental que o paciente siga as orientações do profissional especializado que realizou o furo, como, por exemplo, higienizar o local, mantê-lo arejado e seco, além de desinfetar a região e aplicar um creme cicatrizante, caso seja prescrito.

É normal o piercing coçar? Via de regra, a coceira faz parte do processo de cicatrização do corpo. Isso porque, inicialmente, o nosso corpo manda estímulos nervosos que geram uma sensação de dor e conforme a inflamação acontece a tendência é que o corpo tente combate-la.

A infecção da orelha pode surgir no momento da implantação do piercing, se o processo for feito com pouca assepsia, ou mais tardiamente, caso a orelha não seja limpa com produtos adequados. Todos os casos de celulite da orelha ou pericondrite devem ser tratados com antibióticos e remoção do piercing.

Kollagenase Pomada C/Cloranfenicol 15g C1.

É recomendável o uso de uma camada fina de pomada antibiótica, composta por sulfato de neomicina e bacitracina zíncica, para evitar possíveis infecções.

Colisões. Se você notar uma protuberância no piercing do nariz ou em torno dele , é um possível sinal de infecção. Se o inchaço parecer um pouco úmido, ou se estiver vermelho, quente ao toque e/ou dolorido, é muito provável que seja uma infecção.

1 a 2 meses: Lóbulo (orelha). 2 a 4 meses: Lábio, Bochecha e Sobrancelha. 6 a 8 meses: Septo (nariz), Cartilagem da orelha. 6 a 12 meses: Nuca, Mamilo, Umbigo, Aba no nariz, Cartilagem da orelha, Piercing no Tragus (orelha).

Veja quais são elas:

  • 1 – Fase inflamatória: ...
  • 2 – Fase proliferativa: ...
  • 3 – Fase de reparo: ...
  • 1 – Fatores locais (aqueles relacionados diretamente à ferida): ...
  • 2 – Fatores sistêmicos (que dizem respeito ao indivíduo):

Não tenha contato com fluídos de outras pessoas, objetos sem higiene ou que possam causar atrito no local da perfuração; Para piercings de orelha e do rosto, troque a sua fronha regularmente e durma com travesseiro de viagem, afim de evitar angular a perfuração ou surgimento de “bolinhas”.

Não fique girando o piercing
O furo do piercing é uma área que foi agredida e precisa cicatrizar, por isso, fazer movimentos, como girar a peça ou movimentá-la de um lado ao outro, piora a lesão, uma vez que o toque causa uma pressão que agride a região lesionada.

Coceira: É muito provável que o seu piercing comece a coçar, evite de coçá-lo. Você pode causar uma ferida. Lave seu piercing com soro fisiológico: No primeiro dia é fundamental.