Quanto tempo dura a fase de prodomo?

Perguntado por: lcastro . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 20 votos

Pródromos: Os pródromos são como um prenúncio do trabalho de parto, um "ensaio geral" e podem durar desde algumas horas até semanas. Nesse período, ocorre a preparação do colo do útero para o início do parto. “Essa fase pode, inclusive, não existir.

Vamos conversar sobre PRÓDROMOS. Eles são sinais que podem indicar a proximidade do início do trabalho de parto. A diferença entre as contrações é que nas de treinamento (Braxton Hicks) a mulher sente uma contração indolor, e na de pródromos ela vem como uma cólica menstrual.

No pródromo, a mulher tem contrações uterinas, mas que ainda não promovem a dilatação do colo do útero. Porém, acabam gerando um determinado desconforto pélvico. São contrações em que o útero está se preparando para, efetivamente, entrar em trabalho de parto, fase latente.

- Muitas mulheres relatam sentir nas costas uma dor intensa que as deixa irritadas e inquietas; - Sentimentos similares aos que você poderia sentir pouco antes da menstruação são comuns nos dias que antecedem o parto, como: irritabilidade, dores de cabeça ou cansaço. Algumas mulheres relatam episódios de diarreia.

Para começar, deve ficar claro que não existe trabalho de parto sem contrações e sem algum grau de desconforto. As vezes é difícil para a gestante no ínicio do trabalho de parto determinar se o que ela está sentindo é ou não uma contração.

As contrações provocam a dilatação, mas pode acontecer de a barriga contrair sem a gestante sentir dor e, portanto, não perceber a dilatação.

As contrações, percebidas por algumas mulheres como endurecimento da barriga, são sentidas no abdome – na parte inferior – ou nas costas. Elas ocorrem porque o útero está se contraindo e relaxando ao mesmo tempo, movimento que vai ajudar a abrir o colo e empurrar o bebê para o canal de nascimento.

Em média, a fase ativa dura de 5 a 7 horas em nulíparas e de 2 a 4 horas em multíparas. Tradicionalmente, deve-e esperar que a colo do útero dilate-se 1,2 cm/hora em nulíparas e 1,5 cm/hora em multíparas.

Quantas contrações de treinamento são normais por dia? Elas podem acontecer mais de uma vez por dia. E o que muitas mulheres não sabem é que, às vezes, acontecem sem a gestante perceber. Elas duram, em média, de 30 segundos a 2 minutos.

O ideal é que a internação ocorra na fase ativa do trabalho de parto, com mais de três centímetros de dilatação. No entanto, se for seu segundo parto, você deve ir ao hospital logo nas primeiras contrações regulares, porque a dilatação tende a ser mais rápida e a sensação de dor nem sempre é intensa.

O trabalho de parto normal geralmente começa dentro de 2 semanas (antes ou depois) da data prevista para o parto. Na primeira gestação, o trabalho de parto leva em média 12 a 18 h; partos subsequentes são geralmente mais breves, em média de 6 a 8 horas.

Segundo estudo, como os bebês tendem a ser maiores, eles podem dar mais trabalho na hora de nascer. Bebês meninos tendem a dar mais trabalho no parto. É o que sugere um estudo irlandês com base em aproximadamente 8 mil partos, publicado na revista científica British Medical Journal.

“O momento certo é decidido pelo bebê. Quando seu corpo inteiro estiver maduro, ele dará o aviso de que está pronto para sair”, resume o obstetra. O corpo da mãe e o do bebê estão em sintonia e dão início a um trabalho fisiológico expulsivo, que pode levar 12 horas.

1O pré-parto acontece quando o bebê começa a se colocar na posição do nascimento, o que pode ocorrer até 15 dias antes do parto. 2Muitos sintomas podem acompanhar essa fase, como cólicas, vontade de ir ao banheiro, perda de peso, picos e baixas de energia, muco com sangue.

Algumas mulheres entram em trabalho de parto sem perder o tampão mucoso e com a bolsa íntegra.