Quanto tempo dura a dor de uma fratura?

Perguntado por: rgoulart . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.3 / 5 3 votos

O processo inflamatório alcança seu ponto máximo em alguns dias, mas demora semanas para desaparecer. Este processo causa a maior parte da dor que as pessoas sentem logo depois de uma fratura.

Um dos problemas que pode ocorrer, por exemplo, é a pseudartrose que é a criação de uma falsa articulação na fratura o que causaria dor e impossibilidade de ter uma vida normal.

Na maioria das vezes, ossos quebrados doem - e muito. Mas se a fratura for pequena, você pode não notar.

O paciente pode apresentar dor na região, edema (inchaço), dificuldade para movimentar o local e deformidade ou desvio do osso e da articulação. Como a pseudartrose aparece depois do tratamento para a fratura em si, o mais comum é que o médico ortopedista que realiza o acompanhamento do paciente identifique a condição.

Em outras palavras, é uma falha no processo de regeneração do osso fraturado. Após uma fratura, o osso leva, em geral, entre quatro e seis meses para cicatrizar e se consolidar, independentemente do tipo de tratamento aplicado – com ou sem cirurgia.

Para dizer que o osso não está colando ou que está com a consolidação atrasada precisamos de radiografias seriadas e um exame clínica que indique isso também.

Um anti-inflamatório não esteroide (AINE) de venda livre, como o ibuprofeno, o naproxeno sódico ou a aspirina, pode ser uma solução rápida para ajudá-lo a lidar com a dor e a inflamação decorrentes de uma fratura óssea.

Conclusão: Dipirona pode ser utilizada com segurança no controle da dor no tratamento de fraturas, sem interferência na consolidação óssea.

Dipirona pode ser utilizada com segurança no controleda dor no tratamento de fraturas, sem interferência na consolidaçãoóssea.

Fratura: a fratura de punho é a lesão mais preocupante.

A fratura exposta é a mais perigosa. Quando a fratura exposta não é bem tratada pode provocar uma infecção. Uma fratura pode ocorrer quando há incapacidade, dor ou dificuldade em realizar movimentos (total ou parcial).

Principais sintomas
Na inflamação óssea, a infecção dos ossos pode causar febre e, em alguns casos, dor no local infectado. A área óssea pode ficar avermelhada, dolorida e inchada, em que os movimentos podem ser dolorosos. Além disso, pode causar perda de peso e cansaço constante.

Chamamos de fraturas (ou fraturas patológicas) quando um osso sofre rompimento total. No popular, dizemos que o osso "quebrou", o que quer dizer a mesma coisa. Entretanto, o ortopedista usará sempre o termo traumatológico correto da lesão, que é "osso fraturado".

Pessoas que quebraram os ossos e estão em recuperação ou acabaram de se recuperar, podem também sentir mais dor no inverno. Isso acontece porque no frio, as áreas afetadas ficam mais sensíveis e a dor reaparece. Outra possível causa para o aumento da dor nos ossos no inverno é que o sangue flui com mais dificuldade.

O processo de consolidação óssea é um fenômeno biológico simples que ocorre em fases, formação de hematoma, inflamação, angiogênese, formação de cartilagem (com subsequente calcificação, remoção da cartilagem e então formação de osso) e remodelação óssea.

Em casos mais graves, pode ser necessário realizar um procedimento cirúrgico para correção do dano, principalmente nos casos onde há um grande deslocamento ósseo, presença de fragmentos ou fraturas expostas. Essa cirurgia pode ser realizada para colocação de pinos, placas, ou outro tipo de fixação.