Quanto tempo dura a dor da cesárea?

Perguntado por: dparis . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.9 / 5 6 votos

Dor ou desconforto após a cesariana dependem muito de cada mulher em sua intensidade e duração, mas normalmente em até 2 semanas após o parto os principais sintomas e incômodos gerados pela cirurgia cessam.

Resultados: a dor após a cesárea apresenta maiores escores no movimento de sentar e levantar. A dor é caracterizada como "incômoda", "que prende" e "que repuxa".

Mantenha repouso absoluto
Os primeiros cinco dias após a realização da cesariana exigem da mulher um repouso absoluto. Isso significa que ela deve se abster de qualquer esforço e, quanto menos fizer, melhor. O ideal é que nesse momento ela aproveite para se dedicar exclusivamente ao bebê.

Cesariana. A cesariana é uma cirurgia abdominal, pelo que é normal sentir dores e/ou desconforto nesta zona, devido à incisão e às contrações do útero. A incisão interna uterina cicatriza habitualmente em seis semanas e a sutura da pele numa semana.

O corte realizado no parto cesárea cicatriza em quanto tempo? A incisão da cesárea, que tem cerca de dez centímetros, tende a cicatrizar depois de duas semanas, em média. Nesse período, é melhor pegar leve com atividades corriqueiras, como subir escadas ou levantar-se sem apoio.

RESPEITE O RESGUARDO
O tempo recomendado para retornar a realizar atividade física é de 6 a 8 semanas. O mesmo período é recomendado para a mulher voltar a ter relações sexuais.

O Que Não Pode Comer no Resguardo de Cesárea
De 4 a 6 horas após a cesária ela já começa a ingerir alimentos mais leves, como sopa. Depois, durante os dias de resguardo, não há restrições alimentares além dos produtos industrializados. Às vezes, não são recomendados frutos do mar pois há um maior risco de alergia.

Existe, também, uma questão pessoal, que é como o corpo de cada pessoa reage àquele processo. Então, por exemplo, o organismo de uma paciente pode ter uma resposta exagerada à cicatrização, que é o que chamamos de fibrose, repuxando um feixe nervoso ou causando a aderência de alguma estrutura interna do abdômem.

A ferida operatória pós-cesariana deve ser limpa apenas com gaze e solução salina fisiológica, após as primeiras 48 horas, para evitar a formação ou manutenção de crostas hemáticas (restos de sangue), facilitando o momento da retirada dos pontos e a qualidade final da cicatriz (1,2).

Cuidados pós parto cesárea para acelerar sua recuperação

  1. Ter ajuda extra. ...
  2. Usar cinta. ...
  3. Fazer exercícios leves. ...
  4. Evitar pegar peso e dirigir. ...
  5. Beber água. ...
  6. Comer bem. ...
  7. Cuidados com a cicatriz.

Para mulheres submetidas a uma cesárea, segundo pesquisa divulgada no Jornal Chestnet, a melhor posição para dormir também é de barriga para cima, mas com o tronco levemente elevado, em um ângulo de 45 graus.

A amamentação deitada de lado é uma boa opção se você passou por uma cesárea. Deite-se confortavelmente de lado e coloque o rosto do bebê de frente para seu peito, apoiando o corpo dele com o braço e elevando ligeiramente sua cabecinha. Use a outra mão para levar o mamilo até os lábios do bebê.

Para controlar a dor e melhorar a sua recuperação, você vai continuar tomando alguns medicamentos em casa, como analgésicos e antiinflamatórios, por até sete dias. Mesmo assim, durante um mês, é normal sentir fisgadas ou dores no local da cirurgia de vez em quando.

Evite o sal e beba bastante água. Mulheres que já têm predisposição à retenção de líquido são mais suscetíveis ao inchaço pós-parto. Mas, em menor ou maior intensidade, a maioria deve enfrentar o incômodo. A boa notícia é que ele desaparece entre 4 e 20 dias, em média, depois de dar à luz.

“A mulher, chamada tecnicamente de puérpera no período pós-parto, sai do Centro Obstétrico com sangramento. Nos primeiros dias, o fluxo é mais intenso e vai progressivamente diminuindo, podendo persistir por até 40 dias. O normal é se estender entre 15 a 20 dias”, diz o médico.

Evite frituras, refrigerantes, doces e alimentos muito condimentados, pois eles podem causar gases no bebê, trazendo cólicas fortíssimas e muito choro. Em relação a vida sexual no pós-parto, existem muitos mitos também, quando na verdade é muito simples.

Alguns médicos solicitam que a mamãe evite falar por um bom período, pois assim é evitado que gases sejam acumulados fazendo a barriga inchar ainda mais, por isso tente relaxar no pós-cesariana o máximo que puder e se possível durma para descansar2.