Quanto tempo dura a dilatação da pupila?

Perguntado por: amoreira . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 6 votos

Quando os olhos estão dilatados durante um exame ocular, geralmente leva de 4 a 6 horas para que as pupilas voltem ao normal. Alguns indivíduos podem apresentar dilatação ocular que dura mais tempo.

Por isso, um dos problemas de usar o celular no escuro está justamente nisso, afinal, ao se dilatar, a pupila fica mais suscetível à iluminação da tela, o que pode prejudicar a saúde da sua retina.

Quanto tempo depois de dilatar a pupila pode dirigir? O efeito do colírio pode durar de 3 a 6h. Recomendamos que o paciente vá acompanhado e orientamos não dirigir até o efeito passar.

O tempo para a pupila dilatada voltar ao normal vária para cada paciente. No entanto, geralmente, pode demorar entre 3 e 24 horas, variando para menos ou mais.

A dilatação da pupila pode causar o fechamento do chamado seio camerular (responsável por drenar o líquido que forma o olho) levando a um aumento súbito da pressão ocular. Caso não diagnosticado e tratado, a pressão elevada pode causar danos ao nervo óptico levando ao Glaucoma.

Os colírios que dilatam a pupila, também causam um efeito de diminuição da acomodação ocular, que é a capacidade dos olhos de adaptar o foco da visão de longe para perto. Isso é muito útil quando vamos fazer exame de óculos em alguns casos especiais, como por exemplo crianças que têm um poder de acomodação muito forte.

Pilocarpina

A Pilocarpina Colírio 4% é indicada para controlar quadros de pressão intraocular elevada, também conhecida como glaucoma. O fármaco age na contração da pupila e reduz a pressão intraocular.

Não há antidoto para atropina colírio. E a queixa de turvação visual, sensibilidade à luz pode durar até uma semana.

Enquanto as pupilas estiverem dilatadas é recomendado evitar dirigir ou realizar outras tarefas que possam colocar a vida em risco.

A falsa miopia é uma condição ocular não permanente.

Por que a pupila deve ser dilatada antes da realização de alguns exames oftalmológicos? O oftalmologista precisa dilatar a pupila para realizar o exame de 'fundo de olho', que avalia a retina, o nervo óptico e as artérias oculares. Sem a dilatação, não é possível visualizar a parte de trás do olho.

O tempo de duração de efeito da atropina é de cerca de 20 dias. Então serão cerca de 20 dias que você provavelmente passará com a visão embaçada. Colírios são medicamentos.

Não é recomendado dirigir após a consulta oftalmológica completa, pois a dilatação torna a visão embaçada para perto e aumenta a sensibilidade à luz.

A pupila fica maior para poder entrar mais luz.