Quanto tempo dura a decolagem de um avião?

Perguntado por: edomingues4 . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.9 / 5 5 votos

O tempo necessário depende do tamanho do aeroporto e da quantidade de aviões. Pode levar só alguns minutos ou mais de meia hora.

O avião sai do chão e permanece no ar, sem cair, por dois fatores: resistência do ar e peso da aeronave. Ao decolar, o vento bate de baixo e “suga” as asas para cima. Isso gera a força necessária para tirá-lo do chão.

“Antes de decolar, os pilotos de aviões comerciais programam o voo na interface do piloto automático.

Enquanto um avião hoje em dia tem uma velocidade de cruzeiro em torno de 850 km/h, como alguns Boeing 737, o DC-8, por exemplo, que teve sua produção iniciada no fim da década de 1950, chegava a quase 950 km/h.

De maneira geral, para introduzir uma noção sobre essa questão, podemos afirmar que a estimativa de um avião comercial é que se mantenha no ar voando acima de 200 km/h – ou aproximadamente 108 kn (nós, unidade de medida comumente utilizada na aviação).

Em média, cada avião faz mais de seis voos por dia.

Durante o voo, o piloto monitora constantemente os instrumentos da aeronave, como altímetro, velocímetro, bússola e sistemas de navegação, para manter a aeronave na rota correta, na altitude adequada e com a velocidade adequada.

Sempre que o voo é realizado por instrumento de navegação, o piloto segue rotas específicas, também chamadas de aerovias. Essas rotas são como ruas, que ficam delimitadas em cartas aeronáuticas e oferecem a orientação no espaço aéreo para o piloto.

Vale ressaltar que em 2019 os rendimentos divulgados na RAIS considera o salário médio de R$ 18.057,19. Como o valor do mínimo naquele ano era de R$ 998, a média de salários é 18,09. Embora a pesquisa seja direcionada ao cargo de Piloto de Avião, outras funções são consideradas para chegar ao cálculo.

É perfeitamente normal sentir aquele frio na barriga quando o avião decola ou ficar se perguntando como uma estrutura daquele tamanho consegue subir ao céu. Uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE) revelou que 40% dos brasileiros que voam de avião ainda sentem medo.

“A reação do avião é a mesma, independentemente se está chovendo ou não” explica Guzzo. Ou seja, a água que cai sobre as asas e fuselagem não influencia nos comandos da aeronave. O que pode causar isso são fortes ventos e trechos de atmosferas instáveis.

os profundores, são responsáveis por baixar ou subir o nariz da aeronave, como mostra a figura abaixo. O funcionamento dos profundores. A outra superfície móvel, também localizada na cauda do avião é o leme de direção, que controla o movimento em torno do eixo vertical, sendo mostrado abaixo.

força aerodinâmica que está fazendo a cauda ficar equilibrada na hora que isso aqui vêm pra cima pra. causar uma força para baixo nesse estabilizador e como o centro de gravidade do avião é nessa área que dá. asa você fazendo uma força nesse ponto vai fazer com que o avião.

Todas as aeronaves de grande porte oferecem banheiro para os passageiros. Ainda assim, procure ir ao banheiro antes de embarcar para não precisar levantar durante o voo. Vale ficar atento ao fato de que em alguns voos, devido a turbulências, os passageiros podem não ser autorizados a usar o banheiro.

12.192 metros

Agora, se pensarmos nos jatos comerciais, a altura máxima que um avião pode voar aumenta consideravelmente. Por exemplo, aviões de passageiros e cargas produzidos por Embraer, Airbus e Boeing têm a altura máxima de voo variando entre 10.972 e 12.192 metros de altura, de acordo com cada fabricante.