Quanto tempo dura a correia dentada do Gol g5?

Perguntado por: lagostinho . Última atualização: 23 de maio de 2023
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A correia dentada do motor deve ser checada quando completar 40.000 km. Conforme a condição poderá se prolongar sua troca para os 50.000 km. Após essa quilometragem, a correia perde sua eficiência e pode causar uma ruptura, que acarreta diversos estragos ao motor.

Segundo os manuais e montadoras, a correia dentada possui vida útil de 50 mil km ou 3 anos (em média).

Se você notar um ruído alto vindo da frente de seu veículo, algo um rangido de porta, pode ser um problema da correia dentada, causado por um desalinhamento ou desajuste. A única maneira de fazer o barulho ir embora é entrar em contato com um mecânico profissional e substituir a correia, ou tensioná-la corretamente.

A correia dentada do motor deve ser checada quando completar 40.000 km. Conforme a condição poderá se prolongar sua troca para os 50.000 km. Após essa quilometragem, a correia perde sua eficiência e pode causar uma ruptura, que acarreta diversos estragos ao motor.

Segundo Alexandre, os custos com a mão de obra podem variar entre R$ 800 e R$ 1.400, dependendo do carro.

Rachaduras no corpo da correia dentada
Um dos motivos que podem fazer a correia apresentar rachaduras é o veículo ficar exposto a temperaturas muito elevadas, por exemplo.

O preço médio de correia dentada depende do que o produto oferece. Em média, um usuário conseguirá achar correia dentada por valores entre R$ 56,00 e R$ 4.368,99.

Porém, se ela não for trocada no tempo correto, pode arrebentar. Caso ela rompa enquanto o carro estiver em movimento, as válvulas param, os pistões se chocam com algumas delas. Como resultado, o motor para de funcionar. Os mecânicos costumam chamar isso de “morte instantânea”.

50 mil quilômetros ou 3 anos. Esse é o tempo médio para a troca de uma correia dentada no Brasil. Porém, é fundamental evitar que problemas aconteçam e você perca o item de maneira precoce.

Toda vez que se troca correia dentada tem que trocar tensor ou nem sempre? Sim, toda vez. A cada troca da correia dentada, faça sempre a substituição do tensionador. A recomendação é unânime entre todas as fabricantes de correias e de automóveis para todos os motores que utilizam correia no sincronismo.

Dependendo do modelo e do fabricante, correias dentadas normalmente precisam ser trocadas entre 50.000 km e 60.000 km. Já ao considerar quanto tempo dura a corrente de comando, saiba que ela pode rodar cerca de 150 mil km sem apresentar nenhum tipo de problema.

Todo mecânico sabe que a correia dentada comum jamais pode ser contaminada pelo lubrificante do motor porque isso danifica a estrutura da peça.

Se há trancos ao mudar de marcha
Além disso, o tranco danifica o automóvel porque afeta diretamente a correia dentada. Se a velocidade estiver alta, ocorrerá o esticamento da correia. Logo, acelere com delicadeza para que não ocorra problemas.

As correias dentadas são peças essenciais para o funcionamento adequado do motor do Gol G5, e é importante escolher marcas confiáveis para garantir a durabilidade e eficiência do sistema de distribuição. Entre as marcas mais reconhecidas nesse segmento estão ContiTech, Volkswagen, Continental e Dayco.

1 Correia dentada; 1 Rolamento tensor da correia dentada; 2 Correia elásticas do alternador; 2 Polias de apoio das correias do alternador.

3 anos

As fabricantes costumam sugerir a troca da correia quando o veículo chega aos 50.000 km rodados, ou após o período de 3 anos.

R$230

A troca de óleo custa, em média, R$230 e deve ser feita em uma oficina mecânica ou em um posto de combustível que faça esse tipo de serviço.

R$ 80,00 menos R$ 78,28, dá R$ 1,72 por hora trabalhada. Se a eficiência do serviço e logística de peças permitirem executar o serviço em 4 horas, a oficina ganha R$ 60,00 por hora (R$ 240,00 dividido por 4).