Quanto tempo dura a carne cozida na geladeira?

Perguntado por: emuniz . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.7 / 5 7 votos

quatro dias

Carnes cozidas geralmente precisam de temperaturas de refrigeração entre 1ºC e 4°C, e podem ser mantidas na geladeira por um período de um a quatro dias, dependendo do tipo de carne, do teor de gordura e da forma como a carne é preparada.

Independentemente do corte, a carne já pronta pode ser armazenada no freezer por no máximo 3 meses. As carnes assadas podem ser congeladas inteiras ou fatiadas, mas devem ser separadas do molho.

5 dias

A carne já cozida ou assada pode ficar até 5 dias na geladeira, se tiver numa embalagem bem vedada, que impossibilita a entrada de ar. O presunto dura um pouquinho mais, cerca de 10 dias.

As sobras podem ser mantidas na geladeira por três ou quatro dias. Após esse período, o risco de intoxicação alimentar aumenta. Se não for possível comer as sobras de comida dentro de quatro dias, congele-as imediatamente.

A carne reduz pela cocção pelo menos 10% de seu volume inicial.

Ademais, os órgãos mais afetados geralmente são o estômago e o intestino, que podem responder com enjoos, mal-estar, vômitos, diarreia, cólicas e gases. Além disso, a febre costuma aparecer, assim como a desidratação e a queda na pressão arterial em quadros mais graves.

Consequências do consumo de carne estragada
O que pode acontecer são infecções gastrointestinais graves causadas por bactérias. Além disso, essas bactérias também podem chegar ao intestino e causar graves casos de febre e diarreia.

Carne bovina cozida – de 2 a 3 meses.

Em média, você pode manter a carne resfriada por até três dias ou 72 horas. Se ela vier em embalagem a vácuo, guarde na geladeira desse jeito mesmo. Agora, em outros casos, acondicione a peça em recipiente hermético ou em saco plástico adequado. Nunca deixe a carne exposta no refrigerador, sob o risco de contaminação.

No congelamento, as características da comida crua ou cozida não são alteradas, desde que ela seja armazenada da forma correta. Serve para conservar as características originais dos alimentos.

Porém, caso a opção tenha sido por descongelar em temperatura ambiente, o recomendado é congelar a carne depois de cozida, pois, ela poderá perder características importantes como o sabor.

Como a carne de porco pode conter toxinas e vermes, é importante que seja muito bem cozida em alta temperatura, sendo que o recomendado é 70ºC. Isso é o suficiente para matar os possíveis vermes.

No caso da carne de porco, deve-se tirar a gordura antes de congelar e não demorar muito tempo depois da compra para colocá-la no freezer. O presunto cozido também deve ser congelado logo após a compra, já que é muito perecível e conserva menos tempo em congelamento.

Segundo a publicação de Aline Tavares para UOL, em 06 de março de 2018, este alimento pode ser congelado durante um período de 3 meses. No entanto, se estiver apenas na geladeira o tempo vai para 7 dias.

5 dias

O básico "arroz e feijão", por exemplo, pode durar cerca de 5 dias. Já o ovo cozido pode durar cerca de uma semana, quando bem conservado. O cuidado maior deve estar com as carnes (vermelhas e brancas) que costumam durar dois ou no máximo três dias dentro da geladeira.

comida processada e pratos prontos: 3 a 4 meses. embutidos: de 1 a 2 meses. frango e aves: de 9 a 12 meses. frutas, legumes e vegetais: 5 a 6 meses.

Guardar alimentos quentes na geladeira prejudica o funcionamento da mesma, podendo gerar danos, além de aumentar o consumo de energia e, consequentemente, a conta de luz. Ou seja, não recomendamos que comidas quentes sejam colocadas no freezer ou geladeira, por isso, espere até que estejam em temperatura ambiente.

As marmitas armazenadas no freezer a -18°C duram congeladas por até 30 dias. Já as marmitas armazenadas na geladeira em até 5ºC duram por até 5 dias. Mas esteja sempre atento, para garantir que nenhum problema de armazenamento afete a qualidade do alimento.

Para consumo em três a quatro dias. Se sobrou couve refogada, experimente um sanduíche.

Em relação ao prazo de validade, carnes congeladas em pedaços têm prazo de validade de 8 meses, carne assada ou bifes crus têm prazo de validade de até 6 meses se congeladas, e carne moída in natura tem prazo de validade de até 3 meses.

Confira o tempo médio de durabilidade de alguns tipos de carnes: Carnes: Bife: entre 6 e 12 meses; Carne moída: entre 3 e 4 meses; Costeletas: entre 4 e 6 meses; Assados: entre 4 e 12 meses.