Quanto tempo dura a caneta de insulina do SUS?

Perguntado por: dgois . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.8 / 5 7 votos

Cada refil contém de 150 a 300 unidades de insulina e, dependendo da quantidade usada diariamente, o cartucho dura menos ou mais de um mês. Quando o refil acaba, o paciente deve descartá-lo e carregar a caneta com um novo cartucho. Tendo bons cuidados, a caneta reutilizável pode durar vários anos.

É importante também saber que ao inserir da caneta nos locais de aplicação (braços; nádegas; coxas e abdômen), a insulina deverá ser injetada até o final, para isso deve-se contar até 5 segundos após a agulha ser injetada, o que vai garantir que toda a dose seja administrada, mantendo a eficácia no tratamento.

A Caneta da Saúde é uma caneta preenchida de insulina humana (NPH e regular), que faz parte do tratamento gratuito de diabetes, oferecido pelo SUS para todo o Brasil.

a insulina que está em uso é uma opção manter fora da geladeira em temperatura ambiente (até 30o graus), por 4 a 8 semanas dependendo da insulina. A insulina NPH humana e a glargina podem ficar até 4 semanas fora da geladeira, já a insulina degludeca pode ficar até 8 semanas fora da geladeira.

A caneta é disponibilizada já preenchida com 3 mL de insulina, que corresponde a 300 UI, e é descartável, ou seja, quando a insulina terminar, não há como reutilizar a caneta, que deverá ser descartada de maneira adequada.

As canetas descartáveis tem 300 unidades de insulina e são vendidas em caixas com cinco unidades.

Mova a caneta para cima e para baixo, pelo menos 20 vezes. O movimento deve ser repetido até que o líquido fique com um aspecto uniformemente branco e leitoso (Insulina NPH). Remova o selo protetor de uma agulha descartável nova. Rosqueie a agulha direto e firmemente na caneta.

Considerando a dose usual para tratamento de diabetes tipo 2, de 0,5 mg, cada sistema de aplicação (caneta) de Ozempic dura cerca de um mês (4 semanas).

Você deve guardar as canetas de insulina na prateleira mais próxima da gaveta de legumes. Você não deve guardar na porta, pois é um local que sofre grande variação de temperatura. As canetas de insulina abertas e em utilização, podem ser mantidas em temperatura ambiente (máximo 30 graus) por até 28 dias.

A reutilização de agulhas e seringas para a insulina coloca em risco a saúde do paciente e não é uma prática recomendada.

O refil mais comum é o de 3 ml, que fornece 300 unidades de insulina. Quando o refil acabar, basta o paciente descartar o cartucho e recarregar a caneta. Tendo bons cuidados, a caneta reutilizável pode durar até vários anos.

Gire o suporte do carpule para dentro da caneta, conforme ilustrado, até você sentir ou ouvir um clique. Se você tiver um carpule cuja insulina está com aspecto turvo e esbranquiçado, ressuspenda o conteúdo antes da aplicação, sempre.

As agulhas, também conhecidas como lancetas, devem ser utilizadas apenas uma vez.

Recomendações para o armazenamento de insulinas em uso. Manter sob refrigeração (2ºC e 8ºC) ou em temperatura ambiente (até 30ºC) por até 30 dias¹ protegido do calor excessivo e da luz.

A insulina NPH (neutral protamine Hagedorn) tem duração de ação intermediária (pico em 6 a 12h e duração usual 16 a 20h) e por esse motivo é utilizada 1 ou 2 vezes por dia (noite/antes do desjejum) para manter níveis basais de insulina.