Quanto tempo dura a candidíase mamária?

Perguntado por: areis . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.3 / 5 15 votos

O tratamento da candidíase mamária é feito à base de antifúngicos, que são tomados por cerca de 3 semanas até os sintomas desaparecerem completamente. O uso de pomadas tanto para combater os fungos quanto para ajudar na cicatrização das feridas também é feito.

Quanto tempo dura a candidíase? Geralmente, o tempo de tratamento da candidíase feminina pode durar sete dias. Isso vai depender do medicamento indicado pelo médico. As gestantes podem fazer o tratamento normalmente.

A candidíase mamária necessita de tratamento adequado, preferencialmente no inicio dos sintomas, pois o avanço do quadro doloroso e a piora das lesões mamilares são, frequentemente, causadores do abandono precoce da amamentação.

“A mulher pode continuar amamentando normalmente, mas tanto a mãe quanto o filho precisam usar os remédios antifúngicos, sejam pomadas ou via oral”, explica a enfermeira obstetra e consultora de amamentação Cinthia Calsinski, de São Paulo (SP).

A amamentação não é recomendada após o uso repetido ou após altas doses de fluconazol.

O tratamento do sapinho costuma ser simples. Geralmente, o médico pediatra receita um antifúngico líquido para o bebê, e a mãe pode precisar utilizar medicação oral ou pomada antifúngica nos seios. Além disso, é importante manter a higiene, mesmo depois que pararem os sintomas.

De acordo com o microbiologista Hyllo Baeta, o diagnóstico da candidíase é feito por meio do exame micológico direto, da cultura de fungos e, em casos específicos, através de marcadores presentes na corrente sanguínea. Esses exames são disponibilizados pelo Laboratório Lustosa.

Sinais de melhora
O tratamento para candidíase masculina é positivo quando há redução do desconforto durante a relação sexual, bem como, a vermelhidão e o inchaço. Ao lado desses sinais, o desaparecimento das placas esbranquiçadas no pênis e do corrimento também são manifestações que indicam sucesso com o tratamento.

Dificilmente a infecção desaparece sozinha e, geralmente, o desconforto é muito grande”, explica André Branco, médico ginecologista. Caso o parceiro também venha a desenvolver sintomas, o tratamento também é indicado. Do contrário, não é preciso.

Os pacientes com suspeita deverão apresentar indícios de cegueira, disfagia, lesões cutâneas e de mucosa, febre, choque, oligúria, queimação e corrimento vaginais, coagulação intravascular disseminada, insuficiência renal, prurido e oligúria.

5 pomadas para candidíase

  • Clotrimazol. A pomada para candidíase Clotrimazol possui ação antifúngica e serve para inibir a proliferação da Candida albicans. ...
  • Miconazol. A pomada para candidíase Miconazol também faz parte da classe dos antifúngicos. ...
  • Nistatina. ...
  • Tioconazol + Tinidazol. ...
  • Isoconazol.

O tratamento da candidíase se baseia no uso de antifúngicos que são ministrados tanto por via oral quanto por via local. Quando a paciente, além da infecção, tem uma irritação muito séria, indica-se um creme cicatrizante local.

Pressione a mama suavemente com uma flanela morna, ou tome um banho ou um duche morno antes de uma sessão de amamentação, para aliviar o desconforto. Continue a amamentar normalmente para evitar o risco de acumulação de leite, que pode provocar mastite.

A candidíase mamária pode ocorrer por dois fatores: quando a imunidade da mulher está baixa ou quando é transmitida pelo bebê com candidíase oral por meio da amamentação.