Quanto tempo dura a bartolinite?

Perguntado por: ebittencourt6 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.7 / 5 17 votos

Na imensa maioria dos casos, o cisto desaparece espontaneamente após alguns dias.

Em casos mais graves, o cisto pode sofrer contaminação bacteriana, formando um abscesso na glândula. Este quadro, chamado bartolinite, é mais sintomático: há dor intensa, vermelhidão, inchaço e presença de pus, além de febre.

Para conter a inflamação, o tratamento consiste na administração de anti-inflamatórios e analgésicos, como ibuprofeno e paracetamol, se houver registro de febre. Quando for atestada a infecção (ou na persistência dos sintomas por mais de cinco dias do início do tratamento), pode-se administrar antibióticos.

A bartolinite é a infecção da glândula de Bartholin e de seu ducto, que pode evoluir para formação de abscesso.

Além disso, a bartolinite também pode surgir associada a DTS´s, já que alguns microorganismos, como os que causam a gonorreia e a clamídia também podem ser responsáveis pela formação do abcesso característico da bartolinite.

As causas da doença ginecológica
É difícil identificar a causa da bartolinite. Assim, geralmente a inflamação foi causada durante uma relação sexual, momento que favorece a chance de exposição à bactérias nessa região. Se a mulher tiver uma tendência à doença, as chances aumentam ainda mais.

Além disso, repouso e o uso de gelo local também é indicado (fazer períodos de gelo de no máximo 15 min para diminuir a resposta inflamatória). Com isso você vai drenando a secreção e com o tempo ela fecha sozinha!

Os abscessos da glândula de Bartholin podem drenar (romper) espontaneamente ou são drenados cirurgicamente sob anestesia local ou geral. Aqueles que drenam espontaneamente têm chance maior de recorrer (voltar). Banhos de assento 48 horas após o procedimento ou mesmo antes, se o dreno cair, podem aliviar o desconforto.

Quando essas glândulas ficam inflamadas, podem causar dor e inchaço na área vaginal. A bartolinite é uma condição relativamente rara, mas pode ser bastante desconfortável. É mais comumente causada por uma infecção local, mas também pode ser desencadeada por um trauma, um tumor ou uma irritação na área da vulva.

Devido à obstrução dos ductos, o muco produzido pela glândula de Bartholin, que serviria para a lubrificação do órgão sexual feminino, se acumula dentro da própria glândula. Dessa forma, ocorre a formação de um inchaço local.

Banhos de assento (imersão da região genital em água morna): indicada para casos em que o abscesso ainda é pequeno e pouco doloroso. Com duração de 15 minutos, de 3 a 4 vezes por dia, o procedimento pode aliviar os sintomas e ajudar um cisto pequeno e infectado a romper e drenar sozinho.

Se o risco for maior para colonização de bactérias intestinais, sendo a E. coli a mais importante, é possível usar trimetoprim-sulfametoxazol ou amoxicilina- clavulanato associado a clindamicina. Além disso, é possível prescrever analgésicos orais para alívio dos sintomas.

O caroço na vagina é quase sempre resultado de uma inflamação das glândulas que ajudam a lubrificar o canal vaginal, as glândulas de Bartholin e de Skene. Geralmente não é um problema grave, pois a inflamação passa sozinha.

Muitas vezes o aparecimento do cisto de Bartholin é confundido com a ocorrência de pelos encravados.

Com a infecção, pode acontecer o crescimento do quisto, causando, também, ruborização e quentura quando o local é tocado. Dessa forma, durante sua fase inicial, a bartolinite pode ser indolor. Porém, pode se tornar incomodativa, impossibilitando, até mesmo, que a mulher possa caminhar ou sentar confortavelmente.

Furúnculo é uma infecção de pele caracterizada por um nódulo avermelhado, endurecido e quente, com uma área amarelada na parte central indicativa de pus. Jamais esprema um furúnculo; veja como tratar.

Marsupialização: O médico faz um pequeno corte no cisto e costura as bordas internas do cisto à superfície da vulva. A marsupialização cria uma abertura permanente no cisto para que ele possa drenar conforme necessário. Esse procedimento é feito em uma sala de operações ambulatorial.

A espinha é uma inflamação da pele, enquanto a Bartolinite é uma infecção da glândula de Bartholin, localizada na vulva”, alerta a médica.

Em média, as pacientes podem precisar de cerca de 7 a 14 dias de repouso para se recuperar completamente, utilizar roupas fechadas e retornar às atividades cotidianas.

As glândulas de Bartholin fazem parte da região genital da mulher e estão localizadas no terço interior dos grandes lábios. Elas são responsáveis por produzir um fluido mucoso, que serve para lubrificar e umidificar a vulva, principalmente durante a relação sexual¹.

A dose usual para adultos é de 250 mg a cada 6 horas. Para faringites estreptocócicas, infecções da pele e estruturas da pele e cistites não complicadas, em pacientes acima de 15 anos de idade, uma dose de 500 mg ou 1 g pode ser administrada a cada 12 horas.