Quanto tempo dói uma torção?

Perguntado por: lfelix . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
3.9 / 5 16 votos

Na maioria das entorses de menor gravidade (grau I), as queixas possuem uma duração entre 2 a 3 dias, até cerca de duas semanas nas entorses de maior gravidade (grau II e grau III). O tempo de recuperação para curar um entorse pode ir de semanas a meses e depende da gravidade da lesão e do tratamento instituído.

As entorses de terceiro grau ocorrem quando o ligamento se rompe completamente. Este é o tipo mais grave de entorse e geralmente envolve uma dor intensa, inchaço, hematomas graves, perda de movimento e instabilidade articular.

E se eu não tratar? Uma das complicações temidas do entorse de tornozelo é a ocorrência de fraturas associadas. Caso não diagnosticadas a tempo o paciente terá seu processo de recuperação e retorno a atividades atrasado e há grande risco de desenvolver sequelas irreversíveis.

A torção, ou entorse, é a perda parcial da congruência articular. E a luxação é perda completa da congruência articular, seja ela de forma repentina ou duradoura”, resume o ortopedista Vinícius Magno.

É indicado evitar sapatos de salto ou que apertem muito os pés. Deitar com eles elevados, aplicar compressa de gelo quatro vezes ao dia, durante 10 minutos, e, se necessário, enfaixar o tornozelo ou utilizar uma tornozeleira. O objetivo é diminuir o inchaço e ajudar na recuperação dos ligamentos.

Para aliviar a dor, pode-se tomar paracetamol ou anti-inflamatórios não esteroides (AINEs), como ibuprofeno.

AINES tradicionais e coxibes são os grandes exemplos deste grupo de medicamentos usados na fase aguda destas torções, para o controle da dor. Mesmo analgésicos simples, como o paracetamol e o ibuprofeno, já foram estudados neste mecanismo de dor aguda ortopédica.

Sintomas da entorse
A pessoa que sofre uma entorse sente uma dor intensa no local lesionado, bem como pode perceber a formação de edema, inchaço e vermelhidão na pele. O local fica sensível, existe a possibilidade de inflamar e, muitas vezes, há dificuldade para realizar movimentos.

Inchaço da parte lateral do ; Mancha roxa na pele, que pode surgir até 48 horas depois da torção; Sensibilidade ao tocar na região lateral do tornozelo e do ; Pequena elevação da temperatura no local afetado.

Há três tipos de torção: entorse em eversão, entorse em inversão e entorse em rotação.

Os principais sinais e sintomas de fratura no tornozelo são: dor, edema (inchaço) e deformidade do tornozelo, além de incapacidade de apoiar o peso do corpo. A presença de bolhas e a exposição óssea (fratura exposta) também podem estar presentes e necessitam de maiores cuidados.

Além da incapacidade de apoiar o pé e dos hematomas, os sintomas da torção podem incluir dor, cuja intensidade varia conforme a gravidade da lesão. Inchaço na parte de fora do tornozelo e rigidez nas juntas são outros sinais comuns.

Um ligamento demora em média 6 a 8 semanas para concluir o processo de cicatrização. No entanto a formação de uma cicatriza de boa qualidade depende de estímulos de tração fisiológica e carga que devem ser realizados de forma gradual e no tempo adequado em cada um dos pacientes.

Complicações. Sem o tratamento e cuidados adequados, uma entorse de tornozelo pode impedir sua capacidade de andar e realizar outras atividades de rotina. A torção pode fazer com que você ande de maneira irregular e que coloque mais peso no tornozelo saudável aumentando o risco de machucá-lo.

Os medicamentos (ou remédios) anti-inflamatórios não esteróides (AINEs), como o ibuprofeno e o naproxeno, podem ajudar aliviar a dor e reduzir o edema (inchaço) seja qual for a gravidade do entorse e complementar o tratamento caseiro anteriormente descrito.

Pode-se usar uma bandagem elástica, mas o recomendável é uma funcional em “sports tape” ou esparadrapo para garantir imobilização da articulação lesionada, em posição neutra.

Às vezes, os nervos são distendidos, contundidos ou esmagados quando uma articulação sofre luxação. Um golpe direto pode machucar ou esmagar um nervo. O esmagamento causa mais danos do que a contusão. Essas lesões geralmente cicatrizam por si ao longo de semanas até meses a anos, dependendo da gravidade da lesão.

Se tocar a pele sobre um ligamento causar dor intensa, provavelmente o ligamento está rompido. Se tocar a pele sobre um osso causar dor, o osso pode estar fraturado. Inchaço e espasmos tornam difícil a avaliação do tornozelo.