Quanto tempo dói uma fratura de ombro?

Perguntado por: eantunes . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.4 / 5 9 votos

O tempo de recuperação de uma fratura no ombro depende muito do tipo de fratura. Afinal, quanto mais complexa a fratura, maior será seu tempo de recuperação. Mas, em geral, costuma-se estabelecer o período de 4 a 6 semanas para consolidação de fraturas no ombro.

O frio tem a propriedade de reduzir a dor, além de ser um anti-inflamatório e ajudar na cicatrização. Por isso, aplique uma bolsa de gelo no local, mas não se esqueça de proteger com uma toalha para evitar queimaduras. Deixe agir de 15 a 30 minutos.

Os sintomas incluem: Dor e inchaço no ombro. Dificuldade em levantar o braço. Às vezes, dormência na parte superior do braço.

O paciente pode apresentar dor na região, edema (inchaço), dificuldade para movimentar o local e deformidade ou desvio do osso e da articulação. Como a pseudartrose aparece depois do tratamento para a fratura em si, o mais comum é que o médico ortopedista que realiza o acompanhamento do paciente identifique a condição.

Na maioria das vezes, ossos quebrados doem - e muito. Mas se a fratura for pequena, você pode não notar.

Para dizer que o osso não está colando ou que está com a consolidação atrasada precisamos de radiografias seriadas e um exame clínica que indique isso também.

Lesão na articulação acromioclavicular
Apesar da estabilidade, não é incomum encontrar pessoas com lesões nos tendões da articulação. A causa mais comum para esse problema são impactos ou traumas diretos. Os traumas ocorridos na escápula e na parte superior do ombro são os mais perigosos.

Ter uma boa alimentação
A alimentação é responsável por trazer muitas mudanças em nosso corpo. Por isso, durante o processo de recuperação é importante o consumo de alimentos ricos em cálcio e vitamina C. Afinal, estes elementos são capazes de melhorar a cicatrização da fratura e a regeneração do osso fraturado.

Os anti-inflamatórios podem ser utilizados no tratamento inicial da bursite. Medicamentos como diclofenaco, nimesulida, cetoprofeno , entre outros, aliviam os sintomas na fase de crise de dor .

Um anti-inflamatório não esteroide (AINE) de venda livre, como o ibuprofeno, o naproxeno sódico ou a aspirina, pode ser uma solução rápida para ajudá-lo a lidar com a dor e a inflamação decorrentes de uma fratura óssea.

Casos de dor no ombro esquerdo por tempo prolongado e que impactam na execução de atividades diárias devem ser investigados, principalmente em pacientes que apresentam a irradiação da dor para o braço e pescoço, pois a demora na procura por acompanhamento médico pode agravar o quadro clínico.

A lesão do nervo radial pode ocorrer em até 11% dos casos. Mais de 90% dos casos ocorre apenas uma contusão do nervo, chamada de neuropraxia, e ocorre uma recuperação total em um prazo que varia de 6 semanas a 6 meses.

6 semanas

Nas fraturas, o tempo de uso pode chegar a 6 semanas, exceto nas fraturas do cotovelo em que o tempo de uso da tipoia, na maioria dos casos, deve ser o mínimo possível para evitar que ele fique duro (rigidez do cotovelo).

3 dicas para dormir melhor depois da cirurgia do ombro
Afrouxe a cinta da tipoia na altura do pescoço para que o braço fique num ângulo em torno de 30 graus. Apoie o cotovelo com almofadas. Use no mínimo 3 travesseiros sob as costas e cabeça para que durma reclinado.

Apresenta as seguintes fases: hematoma, fase inflamatória, calo mole (fibrosa), calo duro (ossificação) e remodelação óssea (2).