Quanto tempo dexametasona injetável fica no corpo?

Perguntado por: abelchior3 . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.5 / 5 14 votos

A meia-vida de eliminação é de 1,88 a 2,23 horas. O tempo médio estimado para início da ação terapêutica, em casos de reações alérgicas com a injeção intramuscular de Fosfato Dissódico de Dexametasona injetável é de 8 a 24 horas.

Santucci sugere que a pessoa faça “exercícios aeróbicos quatro vezes por semana, durante 45 minutos”. Quanto a questão da queda da defesa do corpo, o tempo para que ela retorne ao normal varia de paciente para paciente. “A pessoa deve checar por meio de exames de sangue mais aprofundados como a imunidade está.

Aumente o consumo de água: Tenha uma garrafa e se comprometa a encher ela e beber 2 ou 3x por dia. Chás Diuréticos: Estes podem ter potencial diurético, se tomados com regularidade, como o Chá de Hibisco e o Chá de Gengibre. Evitar o consumo de alimentos muito salgados nos dias de muito inchaço.

Dexametasona 4mg é um medicamento glicocorticoide sintético com potentes efeitos anti-inflamatórios, indicado para o tratamento de processos alérgicos e inflamatórios e outras doenças.

Outra dúvida frequente é sobre quanto tempo cada medicamento permanece no corpo. Normalmente são intervalos bem curtos. Os medicamentos citotóxicos tendem a permanecer horas ou poucos dias no organismo, enquanto medicamentos como anticorpos possuem prazo mais longo, podendo variar entre dias e meses.

Os efeitos do corticoide no organismo duram, em média, 30 dias, sendo necessário esse período após a última dose para ser eliminado do organismo. É importante lembrar que, de acordo com o tempo de uso do medicamento, dose e metabolismo, a substância pode levar mais tempo para ser eliminada.

Os medicamentos injetáveis têm efeito mais rápido, já que caem quase imediatamente na corrente sanguínea, ao contrário dos comprimidos, que precisam dissolver no estômago e ser absorvidos pelo intestino delgado, para que só então caiam no sangue e façam efeito, o que leva cerca de 30 minutos.

Esse efeito costuma ser dose dependente e relacionado à duração do tratamento. O corticoide leva a redistribuição da gordura do corpo, ou seja, a gordura pode se acumular em locais indesejados, como no parte de trás do pescoço e ainda no rosto.

Finalize seu tratamento com antibióticos e anti-inflamatório de 3 a 4 dias antes da realização do seu exame.

Para isso faz-se necessário o uso de psicoterapia, medicamentos para controlar sintomas de abstinência, e realização de uma rotina mais saudável com boa alimentação, maior consumo de água e prática regular de exercícios e lazer.

Reduza o sal da alimentação e evite salgadinhos, molhos prontos ou alimentos industrializados. O uso de corticoides pode gerar uma perda de massa óssea e a longo prazo pode levar a osteoporose. Coma leite e derivados: iogurte, queijos com baixo teor de gordura e de sódio, ricotas.

“O uso prolongado de corticoide causa retenção de líquido em nosso organismo, devido a alteração na eliminação de sódio, o que leva ao inchaço neste paciente. Como estes medicamentos também podem causar aumento de apetite, isso pode resultar em ganho de peso indesejado”, diz Dr. Phillip.

Álcool + Corticóides
O fígado demora em torno de uma hora para a metabolização de uma taça de vinho, chope ou até mesmo uma dose de destilados, por exemplo. Por isso, recomenda-se esperar, no mínimo, uma hora para cada dose de bebida alcoólica ingerida, antes de tomar qualquer tipo de medicamento.

Para que servem os corticoides
Os corticoides servem para o tratamento de problemas inflamatórios crônicos, como asma, alergias, artrite reumatoide, lúpus, entre outras doenças autoimunes e problemas dermatológicos.

“As reações adversas incluem retenção de líquido, retardo na cicatrização das feridas, hipertensão, acne, diminuição do crescimento corporal, alteração da visão, catarata, conjuntivite, hiperglicemia grave em pacientes com diabetes e depressão”, enumera Carolina.

A dexametasona absorve-se rapidamente por via oral. Metaboliza-se no fígado, porém de forma mais lenta que outros corticoides. Elimina- se principalmente mediante o metabolismo, por excreção renal dos metabólitos inativos.

Seu metabolismo ocorre nas células hepáticas e em outras células, com excreção pela urina. Quase todos os metabólitos são excretados em 72 horas. A dexametasona é considerada um corticóide de ação lenta, em comparação com os de ação rápida como cortisona e hidrocortisona, intermediária como prednisona, triancinolona.

O medicamento começa a fazer efeito entre 3 a 4 horas após a ingestão do remédio. O quadro geral do paciente começa a melhorar após alguns dias de uso contínuo. O que acontece se tomar prednisona à noite? O uso do medicamento na parte da noite pode ocasionar insônia, por isso, deve ser evitado.

O paciente poderá amenizar os efeitos fazendo uso de dieta hipossódica (redução do sal) e hipocalórica (baixas calorias), além de realizar atividade física regular”.