Quanto tempo devo tomar Citoneurin 5000?

Perguntado por: ecunha . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.4 / 5 9 votos

Citoneurin® não deve ser utilizado em neuralgias e neurites graves. Há relatos de neuropatia induzida pela vitamina B6 quando utilizada em doses diárias superiores a 50 mg durante uso prolongado (6-12 meses), assim, recomenda-se monitoramento regular em tratamentos de longa duração.

Citoneurin 5000 Injetável é recomendado no tratamento da dor e inflamação dos nervos, episódios também conhecidos como neuralgia e neurite. Ambos os problemas são manifestações da neuropatia e podem apresentar sintomas, tais como: formigamento, dormência e hipersensibilidade ao toque.

Como Usar Dexa-Citoneurin NFF
A posologia usual é uma injeção a cada dois ou três dias, sendo suficientes três injeções na maioria dos casos.

A dose usualmente recomendada é de uma drágea uma vez semana ou conforme orientação médica. Este medicamento não deve ser partido ou mastigado.

Indicação. Citoneurin é usado como auxiliar no tratamento de neuralgia e neurite (dor e inflamação dos nervos), que são manifestações de neuropatia e podem se evidenciar através de sintomas como: formigamento, dormência e hipersensibilidade ao toque.

Dor e irritação no local da injeção, enjoo, vômitos, diarreia, dor abdominal, transpiração excessiva, batimentos cardíacos, acelerados, coceira, urticária, acne, lesões da pele inflamadas. Choque anafilático pode ocorrer numa frequência muito rara (menos de 0,01% dos pacientes que utilizam o medicamento).

Devido a redução no sangue há um aumento de uma substância homocisteína (aminoácido presente no plasma do sangue que está relacionado com o surgimento de doenças do coração e nos sistema nervoso central). Na maioria dos casos, tomar uma vitamina do complexo B não leva a ganho de peso.

Dexametasona (oral; injetável)
intramuscular) ou IV (intravenosa).

Se após uma aplicação surgir qualquer um dos seguintes sintomas – vermelhidão e coceira na pele, mal-estar geral, dificuldade de respirar, tonteira e sensação de desmaio –, procure imediatamente seu médico.

Desenvolve-se anemia, causando palidez, fraqueza, fadiga, e, se for grave, falta de ar e tonturas. Uma deficiência grave de vitamina B12 pode lesionar os nervos, causando formigamento ou perda de sensibilidade nas mãos e nos pés, fraqueza muscular, perda de reflexos, dificuldade em andar, confusão e demência.

Posologia CITONEURIN® Uma a duas drágeas, três vezes ao dia, sem mastigar, com pequena quantidade de líquido, após as refeições. Em casos graves, a dose poderá ser aumentada a critério médico. CITONEURIN® 5000 Duas a quatro drágeas ao dia, sem mastigar, com pequena quantidade de líquido, após as refeições.

CONTRA-INDICAÇÕES CITONEURIN® 1000 e 5000, solução injetável, estão contra- indicados em pacientes com reconhecida hipersensibilidade à tiamina ou a qualquer outro componente do produto e em pacientes parkinsonianos em uso de levodopa isolada.

Sempre que possível, as injeções devem ser aplicadas pela manhã. As ampolas, uma vez abertas, devem ser imediatamente usadas, não podendo ser guardadas para uso posterior.

A dose recomendada é: 1 drágea, 3 vezes ao dia. Em casos graves, a dose poderá ser aumentada a critério médico. Em caso de suplementação de vitaminas do complexo B: A dose recomendada é: 1 drágea, 1 vez na semana ou conforme orientação médica.

A melhora dos sinais e sintomas neurológicos inicia-se em uma semana, mas pode demorar até 6 meses para resolução.

Como usar o Citoneurin Injetável
Para aplicar Citoneurin® injetável, aspirar para uma seringa com capacidade mínima de 2 ml, o conteúdo de uma ampola I e o de uma ampola II. A mistura deve ser aplicada por via intramuscular profunda, de preferência nas nádegas.

081-1 CITONEURIN® não deve ser usado por pacientes com problemas cardíacos, pressão alta, úlceras no estômago e duodeno, diabete e infecções graves ou alergia a qualquer um dos excipientes.