Quanto tempo devo andar arcada Depois da abdominoplastia?

Perguntado por: lgomes6 . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.9 / 5 18 votos

Você deve andar curvada nos primeiros 14 a 21 dias após a abdominoplastia. O tempo pode ser maior ou menor dependendo da evolução do seu caso, de procedimentos associados (por exemplo lipoaspiração) e das sessões de drenagem linfática que você está fazendo, que ajudam muito no processo de recuperação.

andar curvando as costas e apoiando as mãos na barriga — isso proporciona mais conforto e alivia a dor. Essa postura deve ser mantida nos primeiros 15 dias ou até que não haja mais dor; sentar-se em cadeira com encosto, apoiando os pés no chão; não retirar a cinta modeladora nos primeiros 8 dias, nem para dormir.

21 a 30 dias: liberado dormir de lado.

A recuperação total pode levar aproximadamente 60 dias. Por isso, durante esse período, é preciso redobrar os cuidados. O Dr. Charles Berres preparou este conteúdo especial para você saber mais sobre a cicatrização após a abdominoplastia.

A resposta para esta pergunta deve ser dada pelo seu médico, que irá considerar o quadro específico. Em princípio indica-se o uso da meia pós-cirurgia para o período que vai de 2 até 7 dias após o procedimento.

É natural que boa parte do inchaço desapareça cerca de três semanas após a abdominoplastia.

Quanto tempo a pele cola depois da abdominoplastia? A recuperação da abdominoplastia para a pele “colar” depois da cirurgia varia para cada paciente. Usualmente, entre 1-3 meses, a pele já está bastante aderida e com cicatrização forte, mas apenas com 12 meses temos a maturação completa da cicatriz.

No caso de se conseguir andar sem dor, deve-se caminhar várias vezes por dia, devagar, com roupa confortável e usando tênis. No entanto, o regresso à academia só deve ser feito 1 mês depois da cirurgia, devendo começar por caminhadas, bicicleta ou natação.

Um dos principais cuidados pós-operatórios de abdominoplastia é em relação à postura ao andar. As costas devem ficar um pouco curvadas e as mãos sobre a barriga, como se você estivesse apoiando-a em suas mãos. Essa posição também deve ser mantida por 15 dias, ou até que você não sinta mais dores.

Evite esforço físico nos primeiros 30 dias
Um dos cuidados mais essenciais com a cicatriz da abdominoplastia é evitar esforço físico ou carregar peso nos primeiros 30 dias! Isso porque desrespeitar o tempo de repouso recomendado pelo seu cirurgião plástico pode causar até mesmo a abertura da cicatriz.

Recuperação da abdominoplastia
Não será possível ficar totalmente ereto imediatamente, mas recomenda-se fazer pequenas caminhadas. Os curativos devem ser retirados em 24 horas, e o paciente poderá tomar um banho completo. Os drenos costumam ser retirados em duas a três semanas.

Normalmente a partir de 3 semanas.

Cinta pós-cirúrgica abdominoplastia: preço
Quando a paciente tira a cinta vai ficar um bom tempo sem o uso do acessório, com o abdômen solto, se não tiver outro modelo para vestir. Ficar sem essa proteção pode prejudicar o processo de cicatrização.

Alguns acessórios deverão ser interrompidos temporariamente: Óculos após Rinoplastia ou Otoplastia (30 dias), calças jeans após Lipoaspiração (30 a 60 dias), salto alto após Abdominoplastia (3 semanas).

A órtese de umbigo deve ser utilizada por um tempo mínimo de 2 a 3 meses, podendo se estender até 6 meses. Neste período ocorre o maior risco de estenose umbilical, por isso, usar por um período maior não trará vantagens no seu pós-operatório.

Evitar exposição à luz solar; Evitar movimentação excessiva, carregar peso e traumas na região abdominal; Manter alimentação normal e equilibrada. Obedecer às recomendações médicas e realizar seu retorno conforme indicação de seu especialista.

Após uma abdominoplastia, muitos médicos costumam indicar o uso do conformador de umbigo, também chamado de órtese de umbigo. Além da abdominoplastia, esse item pode ser usado nos casos de lipoaspiração, cirurgia de hérnia e bariátrica, ajudando a modelar o umbigo no pós-operatório.

Recuperação da abdominoplastia
O paciente deve caminhar dentro de casa com amparo de alguém e evitar subir e descer escadas. Antes da liberação médica o paciente também não deve dirigir e não pode usar roupas apertadas (roupas íntimas, calças jeans, etc.).

Apesar de poder surgir após qualquer cirurgia, o risco de trombose é maior no pós-operatório de uma cirurgia complexa ou que demora mais de 30 minutos, como cirurgia do tórax, coração ou abdômen, como a bariátrica, por exemplo.