Quanto tempo devemos orar por dia?

Perguntado por: alancastre . Última atualização: 15 de janeiro de 2023
4.4 / 5 20 votos

A Bíblia nos orienta a orar sempre, mas não nos especifica sobre quanto tempo devemos passar falando com o nosso Salvador. Contudo, o apóstolo Paulo fala em 1 Tessalonicenses 5:17, sobre orar sem cessar. Isso significa que devemos estar o tempo todo conectados com Deus e em espírito de oração.

“Sete vezes no dia eu Te louvo” (verso 164). Davi descobriu que louvar a Deus pela manhã e ao final da tarde, não era suficiente. Ele sentiu que precisava louvar a Deus muito mais.

Ponha-se em oração: escolha um horário que mais lhe convém e um lugar onde se sente bem; faça silêncio, com o desejo de ouvir a Palavra de Deus. Leia o texto bíblico: leia, pausadamente, o texto bíblico e, se preciso, outra vez; feche a Bíblia e responda à pergunta: o que o texto diz? Tente recordar-se do que você leu…

Durante seu ministério terreno, Jesus orava ao Pai constantemente, inclusive de madrugada (Marcos 1:35). Em uma dessas ocasiões, Ele orou durante a noite inteira (Lucas 6:12).

É como na academia: vá devagar no começo (cinco ou dez minutos), sem exagerar, e vá pouco a pouco aumentando seu tempo de oração. Uma regra: o tempo sempre pode aumentar, mas nunca diminuir! Digamos, por exemplo, que hoje me determinei a orar (rezar) todos os dias por cinco minutos.

Crente pode orar de madrugada se quiser, mas não é mandamento. Deus ouve a oração em qualquer hora do dia. Procure o tempo mais adequado para você. A Bíblia diz que devemos orar em todo o tempo (Efésios 6:18).

Deus ouve suas orações, não importa quando ou onde você está orando. Basta olhar na Bíblia. As pessoas oram em casa, no quarto, na montanha, no deserto, tarde da noite, de manhã cedo, antes das refeições e depois das batalhas. Então, talvez realmente não importe onde você esteja durante a oração e a que horas você ora.

Abraão. O grande patriarca do povo de Israel era um homem de oração. Sua comunhão com o Senhor era tão intensa que ele é chamado de “amigo de Deus” (Tiago 2:23). Inclusive, o próprio Deus fala de Abraão como uma pessoa que intercedia pelos outros (Gênesis 20:7).

Alguns cristãos não sabem, mas o motivo é que, mãos levantadas são como um sinal da verdadeira adoração e louvor da Nova Aliança. É uma expressão da atitude do seu coração, de rendição, entrega, submissão e reconhecimento do poder e senhorio de Jesus.

Segundo o sacerdote, o sono está relacionado ao sentimento de paz que a oração proporciona. “A oração, por si só, deve ser uma prática que nos acalma. Acalma porque nos mostra a presença confortadora de Deus, que nos acolhe em nossas necessidades.

A oração do meio-dia é indicada para trazer motivação para continuar a jornada. Trata-se de um momento para revigorar as forças, sempre reforçando a fé na proteção e a gratidão pelos aprendizados.

Conheça as 7 orações mais poderosas:

  • Pai Nosso. Pai nosso que estais nos céus, ...
  • Ave-Maria. Ave-Maria, ...
  • Oração do Credo. Creio em um só Deus, ...
  • Glória ao Pai. Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. ...
  • Salve Rainha. ...
  • Oração dos filhos. ...
  • Oração do Terço.

Fale com o coração e partilhe as suas esperanças e desejos, assim como as suas preocupações e problemas. Pode pedir-Lhe ajuda, orientação, perdão ou cura. Confie-Lhe tudo o que vai na sua mente, reconhecendo que a Sua sabedoria e o Seu tempo são maiores do que os seus. Pode perguntar-Lhe o que Ele deseja que faça.

Depois de sua oração, você pode ouvir os sentimentos e as intenções que lhe vêm ao coração. Um deles pode ser a resposta para sua oração. Quando oramos com um coração sincero e com real intenção, nosso Pai Celestial responde de acordo com a fé que temos Nele. Ele não responde apenas para satisfazer nossa curiosidade.