Quanto tempo deve ficar ligado o desumidificador?

Perguntado por: ndiniz . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.5 / 5 18 votos

24 horas

O tempo ideal que um desumidificador pode ficar ligado é 24 horas, para que a desumidificação seja realizada com eficácia.

O uso do desumidificador é importante para controlar a umidade do ar entre 50%-60%, níveis ideais indicados pela OMS (Organização Mundial da Saúde), para proteger os moradores de doenças respiratórias e preservar bens materiais do ambiente.

O modo mais eficaz de utilizar o aparelho é concentrá-lo em um ambiente com portas e janelas fechadas. Posicioná-lo em uma parede entre dois cômodos diminuirá sua eficiência, fazendo com que o dispositivo se desgaste mais. Posicione o desumidificador no centro do cômodo.

É ideal que o ambiente esteja com as portas e janelas fechadas, para potencializar o trabalho do aparelho. Ao deixar o desumidificador em ação no cômodo, as chances de surgimento de bolor, mofo e fungos diminuem de forma significativa.

É preciso evitar a utilização do desumidificador de ar entre às 15h e às 16h, já que neste período do dia os níveis de umidade costumam despencar, ficando abaixo de 30% em alguns lugares do Brasil.

A umidade fica mais alta: Sempre que chove devido à evaporação que ocorre posteriormente, Em áreas florestadas ou próximas aos rios ou represa, Quando a temperatura diminui (orvalho).

Você pode saber isso apenas colocando a mão próximo do local onde o vapor deve ser eliminado. No caso, de sentir a temperatura aumentando você saberá que o mesmo está apresentando problemas. Aliás, quando o motor começa a esquentar mais do que o normal, é um claro sinal que o desumidificador precisa de reparo.

Multiplique o valor da potência pelo tempo de funcionamento do desumidificador em horas e divida tudo por 1000. Por exemplo, se o seu desumidificador consome 500 watts e fica ligado durante 4 horas por dia, o consumo diário seria de 2 kWh (500 x 4 / 1000).

Muitas soluções surgiram, inclusive o reaproveitamento da água que é gerada por aparelhos como os desumidificadores de ar. Essa água em questão não pode, de maneira alguma, ser utilizada para o consumo humano.

Por isso, para evitar crises de doenças respiratórias, como rinite, sinusite, asma, bronquite e até pneumonia, é imprescindível a instalação de um desumidificador de ar.

Para tirar a umidade do ambiente de forma segura, prática e econômica, o ideal é usar um desumidificador de ar. O Desidrat é útil em cômodos como dormitório, sala, cozinha, lavanderia e banheiro, além de dentro dos armários e guarda-roupas.

O desumidificador tem um consumo de energia quase 10 vezes menor que um ar condicionado.

Use um desumidificador de ar
O desumidificador de ambientes é o equipamento mais adequado para combater a umidade em excesso em locais fechados. Através da condensação, ele remove o vapor de água do ambiente, conduzindo para um reservatório.

1 – Janelas abertas
Uma dica de como tirar a umidade do quarto é abrir também as portas dos armários, gavetas e outros móveis para renovar o ar. Já para o banheiro, é importante deixar a porta e janela abertas após o banho para deixar sair o vapor e não acumular umidade no ambiente.