Quanto tempo deve durar uma visita domiciliar?

Perguntado por: egonzaga5 . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.9 / 5 16 votos

O tempo médio de duração da visita domiciliar são de 45 minutos, pois ela está or- ganizada em 03 momentos: acolhida, desenvolvimento e encerramento. Não devemos esquecer que todas as visitas domiciliares precisam ser registradas no Sistema e-PCF pelo supervisor(a) ou visitador(a) do programa.

ETAPAS DA VISITA DOMICILIAR
De acordo com Takahashi e Oliveira (2001), essa ação é composta por quatro etapas: planejamento, execução, registro de dados e avaliação do processo, a seguir descritas.

O registro das visitas domiciliares pelos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate a Endemias (ACE) é realizado por meio da ficha CDS de visita domiciliar e territorial. N° Em cada Ficha de Visita Domiciliar e Territorial, há possibilidade de registrar até 23 visitas.

De todas as atribuições do ACS, a principal função é realizar visitas domiciliares, sendo esta a característica do Programa Saúde da Família, pois, é na visita que se iniciam muitas ações desempenhadas pela equipe de saúde da família. É por meio da visita que se inicia o elo de ligação entre a equipe e as famílias.

750 pessoas

II – o número de ACS deve ser suficiente para cobrir 100% da população cadastrada, com máximo de 750 pessoas por ACS e de 12 ACS por equipe de Saúde da Família, não ultrapassando o limite máximo recomendado de pessoas por equipe.”.

O atendimento é a execução de qualquer atividade profissional direta à saúde dos indivíduos, ao passo que a internação domiciliar é uma prática mais intensiva e complexa no domicílio do cliente e a visita domiciliar é uma forma de avaliação dos indivíduos, da família e do domicílio, sendo, os dois últimos, uma forma de ...

*** Número de pessoas que constituem a familiar; problema de saúde de cada membro familiar; identificar os fatores de risco como: baixo peso; obesidade; tabagismo, etilismo; violência doméstica, entre outros.

As visitas domiciliares podem ser realizadas por equipe multidisciplinar como médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, agentes comunitários de saúde, dentistas e outros.

Assim, em políticas públicas de Assistência Social, os profissionais podem fazer uso das visitas domiciliares como uma de suas estratégias de intervenção, uma vez que o foco dessa política é a proteção social ao indivíduo, as ações são voltadas para a prevenção de situações de vulnerabilidade.

Art. 1º Para os efeitos desta norma, entende-se por atenção domiciliar de enfermagem as ações desenvolvidas no domicílio da pessoa, que visem à promoção de sua saúde, à prevenção de agravos e tratamento de doenças, bem como à sua reabilitação e nos cuidados paliativos.

9º-A da Lei nº 11.530, de 5 de outubro de 2006, reduzindo a jornada de trabalho dos Agentes Comunitários de Saúde e dos Agentes de Combate às Endemias, das atuais 40 horas semanais para 30 horas, trazendo maior eficiência ao cumprimento das metas e para o deslocamento aos bairros atendidos.

garantir a integralidade da atenção por meio da realização de ações de promoção da saúde, prevenção de agravos e curativas; e da garantia de atendimento da demanda espontânea, da realização das ações programáticas e de vigilância à saúde.

O momento de realização das visitas domiciliárias é considerado a ocasião apropriada para o preenchimento das seguintes fichas: Ficha A – cadastramento das famílias; Ficha B – acompanhamento de gestantes e pessoas com diabetes, hipertensão, tuberculose ou hipertensão; Ficha C – cópia das informações pertinentes da ...

A visita domiciliar é uma “forma de atenção em Saúde Coletiva voltada para o atendimento ao INDIVÍDUO E À FAMÍLIA ou à coletividade que é prestada nos domicílios ou junto aos diversos recursos sociais locais, visando a maior eqüidade da assistência em saúde” (Ceccim e Machado, s/d, p.

Para que se promova este envelhecimento saudável é necessário que o ACS conheça as várias faces do processo de envelhecimento, a legislação e as políticas pertinentes à assistência ao idoso, o perfil epidemiológico de sua população e as situações de risco, e saiba conduzir a assistência domiciliar, a fim de poder ...

O rendimento normal previsto nas Diretrizes Nacionais do Ministério da Saúde para Prevenção e Controle de Epidemias de Dengue para o trabalho de cada ACE é de 20 a 25 imóveis/agenda/dia.

Os contratos trabalhistas dos Agentes Comunitários de Saúde ou dos Agentes de Combate às Endemias poderão ser rescindidos pela Administração Pública, quando houver a prática de falta grave, dentre as enumeradas no artigo 482 da CLT.