Quanto tempo deve durar o recreio?

Perguntado por: alacerda8 . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.9 / 5 13 votos

Muitas escolas têm como padrão disponibilizar 15 minutos para o recreio. O objetivo, geralmente, é garantir que os alunos estejam de volta à sala de aula o quanto antes, para “não atrasar” a aprendizagem.

Segundo a legislação Lei 5692/71 (LDB) tanto o recreio como os intervalos de aulas são considerados – hora de efetivo trabalho escolar – podendo então ser desenvolvidos projetos/programas dentro do PPP das unidades escolares.

O professor com jornada de mais de 4 horas e até de 6 horas diárias tem direito a um intervalo de 15 minutos; O professor com jornada de mais de 6 horas diárias terá direito a um intervalo de, no mínimo, 1 hora e de, no máximo, 2 horas.

Com a retomada gradual da educação presencial, o recreio tem um papel ainda mais significativo. O intervalo é um tempo para desacelerar das atividades dirigidas, lanchar, conversar e conviver com os colegas, ainda que com respeito ao distanciamento social.

Portanto, se o estudante estiver usando o celular como distração e não aprendendo o conteúdo da aula, o professor adquire o direito de pegar o aparelho, desde que este tipo de punição esteja presente no regimento escolar.

São direitos dos alunos: Receber adequada orientação educacional, psicopedagógica e pedagógica; Utilizar-se da sala de estudos e laboratórios de informática com acesso a Internet obedecida às normas estabelecidas para este fim.

E, a frequência deve ser de responsabilidade do corpo docente. Portanto, sem a participação do corpo docente não haverá o cômputo do tempo reservado para o recreio na Carga Horária.

O Recreio Dirigido proporciona momentos lúdicos e pedagógicos que desenvolvem os aspectos psicomotores, cognitivos, afetivos sociais e cooperativos, estimulando o trabalho em equipe nas brincadeiras em grupo, transferindo o uso da tecnologia para outro momento.

O Aluno pode ficar na sala de aula durante o intervalo se ele quiser ficar voluntária-mente sem ter sido retido por nenhum professor ou etc.

De acordo com a Constituição Federal Brasileira todas as pessoas tem direito de liberdade e esse direito da a liberdade para que as pessoas possam se locomover, assim, o professor não pode impedir o aluno de ir ao banheiro.

A letra expressa do art. 815 da CLT prevê a tolerância de 15 (quinze) minutos para que se aguarde a chegada do Juiz à sala de audiência. Por analogia ou por necessária simetria de tratamento, essa norma também se aplica às partes, mormente para assegurar a ampla defesa, a celeridade e a economia processual.

“Art. 71 – Em qualquer trabalho contínuo, cuja duração exceda de 6 (seis) horas, é obrigatória a concessão de um intervalo para repouso ou alimentação, o qual será, no mínimo, de 1 (uma) hora e, salvo acordo escrito ou contrato coletivo em contrário, não poderá exceder de 2 (duas) horas.

1 - As aulas do professor são limitadas somente pelas horas semanais. Um professor que, a exemplo, trabalha 40 horas semanais pode distribuir suas aulas da forma que a direção entender melhor durante essa semana. Não há mais limitação diária de jornada.

Como organizar o recreio escolar?

  1. Elabore atividades diferentes. ...
  2. Promova a interação entre os alunos. ...
  3. Cuidado com a alimentação. ...
  4. Tenha opções para dias de chuva.

Recreio dirigido
Alguns podem até preferir jogar bola todos os dias, mas outros não. Portanto, os professores e monitores da escola podem investir no recreio dirigido. Aqui, eles podem promover a interação entre outros grupos e turmas de outras salas.

Os intervalos chamados justos são aqueles mais próximos da série harmônica de um som. Se a nota emitida é a nota dó, do segundo espaço da clave de fá, o primeiro harmônico a se perceber é o próprio dó oitava acima – dó central.

O texto dá autonomia para professores e coordenadores revistarem as mochilas dos alunos e amplia o suporte das forças de segurança pública. “Essa lei compila várias legislações existentes”, destacou Caiado.

Outro questionamento, por vezes objeto de dúvida dos alunos, é a licitude da gravação de imagem ou voz do professor para fins de acompanhamento didático, ou seja, gravar conteúdo das aulas para assistir em casa depois. Também nestes casos, o aluno não pode registrar a imagem ou voz do professor sem sua autorização.