Quanto tempo descanso massa fresca?

Perguntado por: egodinho . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 13 votos

Depois da sova, tanto em um, como em outro caso, embale a massa em um saquinho plástico e deixe descansar por pelo menos 30 minutos. Nesse descanso se completa a absorção de líquidos pela farinha, acontece a autólise, e a massa vai ficar mais maleável e aveludada.

E não se esqueça de colocar a data que foi embalado e identificar o tipo de massa. Agora se quer manter elas na despensa deixe elas secarem por 24 horas, mas a umidade do ar pode atrapalhar a secagem então sempre confira se a massa esta firme antes de empacotar.

A massa demora aproximadamente quatro horas para secar, a depender das condições climáticas. Assim que a massa corrida estiver bem seca, passe um pano seco na parede para limpar e, em seguida, um úmido para tirar a poeira.

3 horas

Espere secar conforme o tempo indicado na embalagem (geralmente 3 horas) e aplique a segunda demão, fazendo o mesmo procedimento. Ao final do tempo de secagem, use a lixa mais fina para dar acabamento.

Descanso da Massa. O descanso é importante também para permitir que a massa readquira um volume adequado, devido a perda de gases durante a fase de moldagem. Isso irá influenciar diretamente a qualidade de textura e das células do miolo do produto final.

4- Lavar/molhar a massa antes de levar ao cozimento
Quando molhamos o macarrão, estamos removendo dele o amido. Isso faz com que, durante o cozimento, ele se grude e perca a aderência ao molho.

semolina

Para a massa fresca básica, recomendamos uma farinha tipo 0, ou a semolina, por ter uma granulometria superior e não ser tão fina.

O maior perigo é quando os micro-organismos invasores são patogênicos, ou seja, não alteram o sabor nem o visual do prato. Eles se multiplicam a cada 20 minutos: por isso, o ideal é separar as sobras em vasilhas pequenas – que favorecem o congelamento integral do conteúdo – e colocá-las sempre na geladeira.

Quando a massa tiver secado o suficiente, coloque-a em uma bolsa hermética ou em um tupperware e coloque na geladeira. Desta forma a massa pode ser conservada fresca por até 3 dias.

Nem sempre, pois se você mora em um local muito quente a massa começará a se desenvolver e aí é uma corrida contra o tempo. O mais indicado, indiferente se o gás acabou ou se sobrou massa, é levar à geladeira. Isso mesmo. Isso ajuda a resfriar a massa e impedir que o fermento desenvolva.

A massa fresca é uma das massas mais versáteis que você pode fazer em casa, por isso congelá-la é uma das formas de você manter o sabor e a disponibilidade dessas delícias a semana toda.

A forma mais tradicional de guardar suas massas de forma segura é utilizando potes herméticos ou tupperware. Certifique de que esses potes fechem bem para que suas massas não adquiram cheiro ou sabor de outros alimentos da geladeira.

A massa do macarrão fresca é mais leve, macia, com um sabor único e coloração mais forte. É o melhor tipo para absorver o molho. Contudo, como é uma massa mais úmida, deve ser mantida sob refrigeração e o prazo de validade é mais curto.

Ligue o ventilador ou ar condicionado
O ventilador pode ser uma mão na roda para secar biscuit. Deixe-o ligado próximo à massa disposta no EVA e vire a peça de vez em quando para não entortar. Isso é muito importante! Se tiver ar condicionado em casa ou ateliê, ótimo também!

O famoso ponto al dente é quando a massa está cozida, mas ainda assim, firme. Por isso, experimente antes: pegue uma massa e corte-a, e se ainda estiver “branca” no meio, espere mais um tempinho. Quando estiver cozido por dentro, desligue o fogo antes que fique totalmente macio e escorra a água.

24 horas

O ideal é aguardar 24 horas após aplicar a primeira demão; Espere secar por 3 horas e, para garantir um resultado mais uniforme, lixe novamente com uma lixa fina.

Massa corrida
A massa não se dá muito bem com a presença de água, pois absorve todo o líquido e “desmancha”, o que empurra a tinta e ocasiona no surgimento de bolhas. Este problema pode ser resolvido removendo a umidade e, em algumas situações, refazendo o reboco.

Já a massa corrida, também chamada PVA, é indicada para superfícies internas à base de concreto, alvenaria, gesso ou fibrocimento. Como não é resistente à umidade, não deve ser usada em áreas úmidas nem em ambientes externos.

Importante considerar que o reboco deve ter cura de 28 dias para que possa receber o sistema de pintura. Vale ressaltar que, para os casos em que a parede já foi pintada sem o nivelamento, é preciso lixar a superfície antes de qualquer coisa.