Quanto tempo depois o silicone pode rejeitar?

Perguntado por: amoura8 . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.5 / 5 10 votos

Em geral, após ter passado 1 mês da cirurgia. Porém, quando o organismo exagera nessa proteção, a mama fica dolorida, rígida e até perde o seu formato inicial. E assim ocorre a contratura capsular na prótese de silicone, também chamada de encapsulamento ou rejeição.

A prótese leva de 2 a 3 meses para encaixar.

O corpo não rejeita a prótese de silicone como em um transplante de órgãos. O que pode ocorrer é a iniciação de um processo inflamatório em torno da prótese, que resulta na formação de uma membrana chamada de contratura capsular, que acaba separando o silicone do restante dos tecidos.

O encapsulamento do silicone esperado, responsável por “enraizar” a prótese no tecido, leva em torno de 4 meses para ocorrer.

O esperado, é em média 30 dias para as mamas desincharem e elas podem mudar de formato em até 6 meses após a cirurgia pelo processo de adaptação do organismo com a prótese.

Depois de três meses a prótese começa a se acomodar e o resultado final costuma aparecer cerca de doze meses após o procedimento.

Fisgadas no silicone é normal, e não é um sintoma de deslocamento da prótese.

A paciente precisa, depois da cirurgia, observar suas mamas. Assim, caso ela comece a perceber uma certa assimetria, notar que o ponto mais alto da prótese não coincide com o centro da aréola ou que um dos seios está mais baixo que o outro, ela deve procurar o médico. Fique tranquila!

O processo de cicatrização interna está quase completo em cerca de dois meses. A partir desse período, a mulher consegue realizar todas as suas atividades do dia a dia sem restrições.

As 3 fases da prótese de mama

  • Primeira fase. Estranhamento - 1º mês. A mama está bem inchada, com a pele bastante esticada. ...
  • Segunda fase. Preocupação - 3 a 6 meses. As mamas começam a desinchar e maneira desigual, uma sempre desincha e amolece primeiro. ...
  • Terceira fase. Satisfação.

podem ser manuseadas sem nenhum problema ou. preocupação, após o período de cicatrização, com 3-4.

Apesar de as chances de encapsulamento serem mínimas atualmente, a forma de prevenir sua ocorrência é escolher uma prótese de silicone de boa qualidade, liberada e aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).

O encapsulamento pode se desenvolver em vários graus (de 1 a 5). Nos casos mais leves é possível sentir um endurecimento da mama, porém, em graus mais graves surgem dores, desconfortos e podem até provocar alterações estéticas na mama.

Ela ocorre quando o corpo não se adapta bem ao produto inserido naquela região do corpo, deixando-a rígida e dolorida. Isso também pode ocorrer anos depois da cirurgia de implante de silicone.

Toda oscilação de peso faz com que os tecidos do corpo cedam. Isso é mais intenso na região da mama. Emagrecimentos tendem a causar uma queda mamária, portanto é muito importante a manutenção do peso corporal para a manutenção do resultado obtido após uma cirurgia. O mesmo vale para quem está ganhando peso.

Existem situações em que a mulher deve dormir de sutiã? Após todas as cirurgias plásticas nas mamas, a mulher deve dormir com o sutiã cirúrgico. Porém, essa recomendação é temporária, e não permanente.

Há um espessamento natural da cicatriz e a cor vai mudando do tom avermelhado para o marrom, mas vai clareando com o passar do tempo; Período tardio: a partir do 12o mês da cirurgia, a cicatriz fica mais e mais clara, e também vai afinando.

60 dias

Em média entre 45 a 60 dias após a amputação, pode se iniciar a protetização, isso se o paciente não tiver tido nenhum outro trauma no corpo. Algumas pessoas podem levar um pouco mais de tempo, em torno de 3 meses. Porém antes de fazer a sua prótese, procure o seu médico para que ele possa te liberar a usar a prótese.