Quanto tempo depois de vencido o leite pode ser consumido?

Perguntado por: uleiria7 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.6 / 5 6 votos

Portanto, leites e derivados próximos ao vencimento, podem ser consumidos, desde que em boas condições”. Por outro lado, ela diz que não é aconselhável consumi-los após estarem vencidos, mesmo que seja apenas um dia depois da data, já que não é mais possível garantir a integridade desses alimentos.

O que fazer com leite vencido: ricota caseira
Basta ferver o leite azedo em uma panela por 15 minutos, adicione sal a gosto e deixe descansar. Utilize um pano de prato para drenar e separar o soro e então coloque em um potinho para dar o formato de queijo e, posteriormente, desenforme.

Leite de caixinha vencido faz mal, ou melhor, pode fazer. Geralmente, o que acontece com o leite é que ele pode durar alguns dias a mais do que a data indicada depois de aberto. Não há segredo para saber se um leite está estragado, você rapidamente notará pela cor, cheiro, textura ou sabor.

Veja se o leite está amarelado ou com um tom encardido.
Sirva um pouco em um copo transparente e segure-o contra a luz. Se o leite estiver bom, terá uma cor branca e límpida. Mas, se estiver estragado, você verá um tom amarelado ou escurecido.

O leite pasteurizado ou UHT, seja ele de caixinha, garrafa ou saquinho não deve ser fervido antes do consumo. Todo leite vendido em estabelecimentos comerciais já foi submetido a algum tipo de tratamento térmico para eliminação de microrganismos patogênicos.

Leite azedo X leite estragado
O leite pode ficar azedo pelo tempo que ficou na geladeira ou até mesmo se o leite fresco foi misturado com uma substância ácida, tal como limão ou vinagre. Mas se o leite ficou exposto a uma fonte de calor por muito tempo, é sinal de que ele estragou.

Apesar de parecer inofensivo, comer um alimento vencido pode ocasionar intoxicações e infecções causadas por bactérias como a Escherichia coli e Salmonella spp. Elas causam dores abdominais, vômitos, calafrios, febre, diarreias e podem até levar à morte.

O leite UHT (Ultra High Temperature), também conhecido como Longa Vida, é obtido pelo processo de Temperatura Ultra Alta de Pasteurização. O Leite é homogeneizado e submetido a uma temperatura de 130 a 150º, entre 2 e 4 segundos, e imediatamente resfriado a uma temperatura inferior a 32ºC.

O leite dura, no máximo, uma semana, pois ali continuam a se desenvolver algumas bactérias chamadas psicrotróficas, que são aquelas capazes de crescer lentamente mesmo em ambiente refrigerado.

O leite ultrapasteurizado não funciona bem na fabricação de queijos, porque as caseínas — proteína envolvida na etapa de formação do coágulo — são desestabilizadas. Dessa forma, o cálcio do leite não se liga adequadamente para formar uma boa coalhada.

Alimentos congelados, como carne, iogurte, leite, creme de leite, leite condensado e coalhada são produtos que não devem ser consumidos após o vencimento e suas propriedades devem ser avaliadas mesmo quando expirarem.

Alimentos fora da validade que podem ser ingeridos

  • Barra de chocolate. Se a família resistir à tentação e acabar guardando o chocolate por algum tempo após o vencimento, ele ainda poderá ser consumido, mas o quem vai comer deve esperar uma variação em seu sabor original.
  • Café ...
  • Farinha. ...
  • Iogurte. ...
  • Macarrão e arroz.

O leite UHT (também conhecido como longa vida ou leite de caixinha), passa por um processo térmico, sendo aquecido a 140°C por alguns segundos e, depois, rapidamente resfriado. Esse processo elimina as bactérias que poderiam fazer o leite estragar.

Portanto, nenhum leite tem conservante! O Longa Vida ou UHT, consagrou-se como uma alternativa altamente segura e confiável para o consumo de leite no Brasil.

12 horas

Quando guardado na geladeira, o prazo de validade do leite materno será de 12 horas. No uso do freezer ou congelador, o leite deve ser congelado logo após a retirada. A validade, neste caso, estende-se para até 15 dias, se assim for mantido.

Alguns leitores perguntaram por que às vezes o leite coalha quando a gente ferve. Hoje já é bem mais raro isso ocorrer, porém ainda acontece. O constituinte do leite envolvido com a coagulação é a proteína, a caseína do leite. Quando ela coagula a gente diz que o leite “coalhou” ou “talhou”.