Quanto tempo depois de uma cirurgia pode comer chocolate?

Perguntado por: rdorneles . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.8 / 5 20 votos

Como ocorre com outras indicações pós-operatórias a resposta é: depende! Comer ou não chocolate no pós-operatório da cirurgia plástica será influenciado por fatores como o tipo de chocolate, a quantidade consumida, a condição de saúde da paciente e se ela tem predisposição a problemas de cicatrização.

O chocolate contém flavonoides, assim como chás, vinhos tintos e outros alimentos. Os flavonoides são anti-inflamatórios e anti-hemorrágicos, auxiliam o organismo na recuperação pós-operatória. Além disso, eles são antioxidantes e antialérgicos, mais dois bons motivos que comprovam que pode comer chocolate com pontos.

Alimentos industrializados
Além disso, as altas quantidades de sódio, açúcar, conservante e corante dificultam o processo de cicatrização. Entre eles, estão os salgadinhos, sorvete, macarrão instantâneo, biscoitos, refrigerantes e congelados.

Olá. Com cuidado, pode comer o que você quiser =D.

Hábito de muitos paraenses, o açaí tem sido utilizado como terapia para ajudar na recuperação após cirurgias em hospital público de Belém. Já que o consumo precisa ser suspenso durante a internação, os pacientes acabam ficando longe da tigela que é para muitos o momento mais especial das refeições.

O consumo excessivo destes alimentos aumenta a inflamação e dificulta o processo de cicatrização da pele. O ideal é que esses alimentos não façam parte da rotina alimentar, e que não sejam consumidos pelo menos por 1 semana após a realização de uma cirurgia, colocação de um piercing ou tatuagem, por exemplo.

Bolachas, bolos, tortas, salgadinhos e outros alimentos precisam ser evitados, para que os órgãos digestivos consigam absorver nutrientes para uma recuperação mais duradoura. O sal é um perigoso condimento para quem faz a cirurgia.

Recomendações Dietéticas Essenciais. Entretanto, de modo global, existem algumas recomendações dietéticas essenciais que devem ser seguidas por todos os pacientes: Diminuição da ingestão de carboidratos (pães, massas, arroz, bolos, biscoitos), principalmente os refinados.

Assim, de modo a favorecer uma cicatrização de qualidade, é importante evitar o consumo dos seguintes alimentos:

  1. Abacate. ...
  2. Alimentos industrializados. ...
  3. Camarão. ...
  4. Carnes gordurosas e carne bovina. ...
  5. Embutidos. ...
  6. Fast food. ...
  7. Frituras. ...
  8. Soja.

Para ter ideia, todos os alimentos ricos em gorduras trans, como salgadinhos, sorvetes, biscoitos e congelados, figuram na lista. “Abastecidos de sódio, eles ainda promovem inchaço, mais um fator que atrapalha a cicatrização”, lembra Garcia Júnior.

Você conhece o termo 'alimentos remosos'? São os que podem dificultar o bom funcionamento do corpo e podem provocar inflamação alérgica. Eles dificultam a cicatrização, sendo contraindicados na dieta de pessoas que recentemente fizeram tatuagem, piercing ou estão em processo pós-operatório.

5 alimentos que inflamam o corpo e que devem ser evitados

  1. Açúcar. Nosso organismo não consegue processar o açúcar com rapidez. ...
  2. Alimentos ricos em gorduras saturadas ou gordura trans. ...
  3. Carboidratos refinados. ...
  4. Álcool. ...
  5. Alimentos ultraprocessados à base de carne.

É importante evitar movimentos bruscos, pegar peso e dirigir até a liberação médica, para não dificultar o processo de cicatrização e para que a recuperação seja rápida.

Não existem restrições com relação à ingesta de carne de porco, a menos que esteja relacionado a pratos pesados e gordurosos, que possam resultar em náuseas ou vômitos.

Use o ovo como fonte de proteína
Os ovos de galinha são fontes de proteína que favorecem a reconstrução dos tecidos perdidos durante a cirurgia.

O leite e seus derivados causam prisão de ventre, gases e impedem a absorção de nutrientes essenciais nesse período de recuperação.