Quanto tempo depois de uma cirurgia no tornozelo posso ter relação?

Perguntado por: lalves5 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.9 / 5 14 votos

Em média, são necessárias de 6 a 8 semanas para que isso seja possível.

A principio o sexo não é remoso, mas se você tem ferimentos que o deixam vulnerável a infecções e inflamações, o ideal é aguardar até o momento certo para voltar à atividade sexual.

O tempo de duração do inchaço varia em cada caso, mas em geral é possível afirmar que costuma desaparecer entre duas a quatro semanas.

Permanecer em repouso pelo período determinado pelo médico
É importante evitar movimentos bruscos, pegar peso e dirigir até a liberação médica, para não dificultar o processo de cicatrização e para que a recuperação seja rápida.

Para dizer que o osso não está colando ou que está com a consolidação atrasada precisamos de radiografias seriadas e um exame clínica que indique isso também.

O paciente pode apresentar dor na região, edema (inchaço), dificuldade para movimentar o local e deformidade ou desvio do osso e da articulação. Como a pseudartrose aparece depois do tratamento para a fratura em si, o mais comum é que o médico ortopedista que realiza o acompanhamento do paciente identifique a condição.

Ter uma boa alimentação
A alimentação é responsável por trazer muitas mudanças em nosso corpo. Por isso, durante o processo de recuperação é importante o consumo de alimentos ricos em cálcio e vitamina C. Afinal, estes elementos são capazes de melhorar a cicatrização da fratura e a regeneração do osso fraturado.

Pernas e antebraço – 14 a 21 dias; Planta da mão e do pé – 10 a 21 dias; Tronco – 21 dias; Dorso e ombro – 28 dias.

Manter os pontos limpos e secos é uma medida efetiva para evitar infecção. Lave a ferida delicadamente com água e sabão ou, se não for tomar banho, use soro fisiológico, sabão e uma gaze para fazer a limpeza. Depois de limpa, seque bem a região - com cuidado -, pois umidade dificulta a cicatrização.

Os pontos cirúrgicos costumam ser retirados após 02 semanas. O paciente poderá utilizar uma bota imobilizadora por cerca de 45 dias, para manter a região rígida e imóvel.

A sensação de coceira na região afetada é um dos sinais de que a lesão está evoluindo positivamente. Outros fatores que indicam a cicatrização da ferida são: diminuição da dor, redução do tamanho da lesão e surgimento do tecido de granulação (tecido mais firme e avermelhado que se forma sobre a área exposta da lesão).

No entanto, em média, uma fratura leva em torno de 12 semanas, ou dois meses e meio a três meses para consolidar. 3. Como saber se o osso “colou”? A avaliação clínica, através da melhora dos sintomas dolorosos e edema, é um bom indicativo.

Em média, a recuperação se processa em quatro semanas, embora variável em função da gravidade da entorse. Nem todas as pessoas vão conseguir apoiar imediatamente o pé, porém quando o tratamento foi bem realizado, em geral, o apoio é bem precoce.

A restrição de não levantar e nem carregar peso acima de 5 kg deve ser seguida por pelo menos 30 dias ou de acordo com a recomendação do médico. Sutiã pós-cirúrgico: Esta é outra recomendação que deve ser seguida à risca.