Quanto tempo depois de tirar o aparelho os dentes voltam?

Perguntado por: zmartins . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.3 / 5 17 votos

O período de contenção pode variar de um a dois anos após a retirada do aparelho fixo, ou ser indicado pelo dentista para ser utilizado por tempo indeterminado, que é o caso das contenções fixas em algumas situações.

Os dentes podem se separar ou entortar depois do tratamento ortodôntico? Muitos pacientes acreditam que após retirar o aparelho ortodôntico, os dentes não sofrem mais mudanças, mas, isso é totalmente possível de acontecer.

Normalmente, o tempo de tratamento varia de 12 a 36 meses, implicando em cada mês uma consulta para controlo e ativação do aparelho.

"No tratamento ortodôntico, 'forçamos' o organismo a fazer uma neoformação óssea (tomar uma nova forma e posição)". Isso significa que mesmo após usar aparelho, o paciente, seja adulto ou criança, pode voltar a ter os dentes tortos.

O resultado é a temível “boca murcha”. Nesse caso a face pode ficar com um aspecto envelhecido pois há perda de volume sob os lábios. Este problema é difícil de ser revertido. Por isso, sempre é importante decidir com calma quando o tratamento é com extrações.

Se for removido de forma correta, não irá desgastar o esmalte. Pode sim ficar um pouco áspero, mas existem métodos de polimento para serem executados após a remoção da cola que deixam o dente "liso".

Segundo o ortodontista e autor do blog Ortodontia Descomplicada, Alexandre Veiga Jardim, os dentes realmente ficam moles quando são forçados a saírem do lugar. Essa combinação de desorganização do ligamento e seu alargamento causam a mobilidade dentária transitória, ou seja, sim os dentes ficam moles por um período!

Com a deficiência na higiene bucal e o acúmulo de biofilme dental em componentes do aparelho ortodôntico, isso facilita o desenvolvimento da inflamação”, explica a profissional.

O tratamento para fechamento de diastema pode ser feito de três formas: com preenchimento do espaço usando resina, uso de lentes de contato dentárias ou com a movimentação ortodôntica dos dentes. Em alguns casos, pode ser que precise combinar essas opções.

Que fatores causam os dentes separados? Há alguns motivos clássicos que se associam à diastema, a exemplo do tamanho dental diferente, da falta de erupção de um ou vários dentes, da utilização excessiva de chupetas na infância ou até mesmo da pressão da língua na hora da fala ou durante a deglutição.

O ideal é que a contenção seja utilizada para sempre, durante toda a vida do paciente. Porém, no caso dos aparelhos móveis, os especialistas costumam recomendar o uso por, no mínimo, o mesmo período do tratamento com o aparelho fixo. Na maioria dos casos, esse período costuma variar entre 1 e 5 anos.

A interrupção do tratamento antes do prazo necessário para cada paciente pode ocasionar outros problemas, como instabilidade na mordida e desgastes dos dentes, retração de gengiva ou perda de osso.

Embora os valores variem, podemos mencionar algo entre R$ 500,00 a R$ 1.500, reforçando sempre que isso se trata apenas de uma estimativa. Tudo pode variar conforme cada paciente.

Porém, o tempo máximo para usar o aparelho ortodôntico varia entre alguns meses e 2 ou 3 anos, dependendo do tratamento. Cada pessoa terá uma necessidade e um andamento diferente da movimentação dos dentes. Por essa razão, é impossível determinar com exatidão a duração do tratamento.