Quanto tempo depois de comer posso medir glicose?

Perguntado por: rantunes . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.1 / 5 6 votos

Quando medir: Em jejum e 1h ou 2h após as refeições principais (café da manhã, almoço e jantar). Dependendo do caso, alguns profissionais acrescentam uma medida antes do almoço e do jantar, totalizando 6 medidas no dia. Associação Americana de Diabetes (ADA).

O estado de normalidade da glicemia em jejum é de 70 mg/dl a 100 mg/ld. Uma pessoa é classificada como pré-diabética ao medir a sua glicemia em jejum e atingir entre 100 e 125 mg/dl. Já aqueles que atingem a partir de 126 mg/dl são considerados diabéticos.

O nível de glicose é considerado normal quando está inferior a 100 mg/dL.

Ao fazer a medição sanguínea da glicemia, ela é considerada normal quando apresenta os seguintes valores: Glicemia de jejum: entre 70 a 99 mg/dL. Glicemia pós-prandial: até 140 mg/dL.

O ideal é que a coleta do sangue seja realizada após 2hs do término da refeição. Valores acima de 140 mg/dL devem ser reavaliados com novos exames e mudança de hábitos de vida.

Quando medir: Em jejum e 1h ou 2h após as refeições principais (café da manhã, almoço e jantar). Dependendo do caso, alguns profissionais acrescentam uma medida antes do almoço e do jantar, totalizando 6 medidas no dia.

Valores normais
O valor normal para a glicose pós prandial é inferior a 140 mg/dl.

Ao comer, a quantidade de glicose no sangue aumenta. Cada alimento tem diferentes quantidades de carboidratos, logo a quantidade de glicose adicionada no sangue deve variar. Com o tempo você será capaz de antecipar o quanto determinado alimento fará o nível da glicose aumentar, e reagirá de acordo.

O paciente deverá registrar o horário que iniciou a refeição e, duas horas depois, deverá realizar a medição da glicemia ou coleta do sangue no laboratório.

O normal é ter um teste de tolerância oral à glicose abaixo de 140 ml/dl. Indivíduos com teste de tolerância oral à glicose entre 140 e 199 mg/dl são considerados pré-diabéticos. Indivíduos com teste de tolerância oral à glicose acima de 200 mg/dl são considerados diabéticos.

Tabela 1. Correlação entre glicemia de jejum e A1C. Adaptado de referência 1.

Hemoglobina glicada A1C< 7,0%
Glicemia pré-prandial70 a 130 mg/dl
Glicemia pós-prandial< 180 mg/dl

7 dicas para equilibrar o seu nível de glicose

  1. Reduza os processados. ...
  2. Coma mais fibras. ...
  3. Escolha proteínas de qualidade. ...
  4. Consuma gorduras saudáveis. ...
  5. Prefira alimentos integrais. ...
  6. Cuidado com o jantar. ...
  7. Beba bastante água.

.Hiperglicemia

  • Urinar em grande quantidade e mais vezes;
  • Ter sede constante e intensa;
  • Sensação de boca seca;
  • Fome constante e difícil de saciar;
  • Cansaço;
  • Visão turva.

Para baixar a glicose no sangue uma boa opção é ingerir alimentos ricos em fibras, tais como: Leguminosas (feijão, ervilha, lentilha, grão de bico, soja em grão). Grãos, farelos e farinhas integrais (arroz, linhaça, aveia, cevada, milho, trigo).

Preparo do exame de glicemia
O preparo para realizar o exame de glicemia em jejum, é não ingerir nenhum alimento ou bebida de 8 a 12 horas, exceto água.

Isto acontece porque os sistemas neurobiológicos que controlam o sono e nosso relógio biológico e os que controlam os níveis de açúcar no sangue são em parte os mesmos.

A condição ocorre quando o organismo não produz uma quantidade suficiente de insulina, o que faz com que o indivíduo tenha picos de açúcar no sangue que não serão convertidos em energia para o corpo. “O problema em si não é a insuficiência da insulina. Ela está lá.