Quanto tempo depois de aplicar o glifosato pode chover?

Perguntado por: apilar . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 9 votos

O glifosato atravessa a cutícula com velocidade moderada, necessitando, em média, de seis horas sem chuvas após a aplicação para haver controle adequado de plantas sensíveis.

Chuva e herbicida, definitivamente não combinam, segundo o especialista. A molécula do herbicida leva um tempo para agir na planta. Depois de aplicado, o produto deve agir entre três a quatro horas com um tempo firme.

Quanto tempo leva para o glifosato fazer efeito? Em grande parte das plantas daninhas a ação do glifosato começa imediatamente e a morte da planta ocorre lentamente, entre 7 e 14 dias após a aplicação.

A meia-vida do glifosato no solo varia de menos de uma semana até alguns meses, dependendo dos teores de argila e matéria orgânica e do nível de atividade microbiana (TONI et al., 2006). Já Wauchope et al. (1992), relatam que a meia-vida pode chegar a 174 dias.

o melhor horário para aplicação de herbicidas está associado às horas com temperaturas mais amenas e umidade relativa do ar superior a 60%. Essas características ocorrem no período da manhã e no final da tarde.

Persistência de herbicidas no solo
Este tempo é medido por meio da meia-vida do herbicida, necessário para que um produto atinja a metade da concentração original após a aplicação. Assim, a meia-vida pode ser curta (até 90 dias no solo), média (91 a 180 dias no solo) ou longa (acima de 180 dias no solo).

60 dias

Uma característica importante é a de absorção, ou seja, ele fica retido nas partículas do solo e ali fica inativo até sua degradação, que ocorre em média em 60 dias. Assim, se for usado com as dosagens recomendadas e seguindo as boas práticas de aplicação, o roundup não é um risco ao meio ambiente nem à saúde humana.

Quanto tempo o Roundup® precisa para agir no mato? Na maioria das plantas daninhas, a ação de Roundup® começa imediatamente após a aplicação do produto. A morte total da planta ocorre lentamente, em um período que pode durar de 7 a 14 dias após a aplicação.

Alguns produtos como o glifosato tem melhor eficiência na presença de luz, pois o produto tem como característica uma rápida absorção e translocação logo após aplicação. Na ausência de luz, a cadeia transportadora deste produto não estará funcionando plenamente.

A adição de sulfato de amônio e ureia ao glifosato aumenta a eficiência do herbicida no combate a plantas daninhas. A eficácia da mistura, que já era utilizada por muitos produtores, foi comprovada na tese de doutorado do professor Saul jorge Pinto de Carvalho, do Instituto Federal do Sul de Minas, Campus Machado.

Em geral, as condições de clima no momento da aplicação devem ser as seguintes: a temperatura mínima de 10°C; a ideal de 20 - 30 oC; e a máxima, de 35°C. A umidade relativa do ar mínima de 60%; ideal de 70 a 90%; e a máxima, de 95%.

Pode se diluir 25ml por litro de agua.

Dosagem: Usar em torno de 30ml de calda por m²,com isto, cada litro de calda pode render até 30m² de área.

No mínimo 48 horas, mas o ideal seria ficar até cinco dias em piquetes próximos onde se tenha o controle melhor da população de plantas porque você tem uma chance muito grande de estar trazendo sementes no rúmen do animal, no seu trato digestivo ele vai trazer plantas desconhecidas para a propriedade”, alertou.

Dilua 20ml do produto em 1L de água. Misture bem essa calda num pulverizador manual do tipo doméstico ou do tipo costal. Pulverize sobre as plantas daninhas que se deseja eliminar, diretamente sobre as folhas, até o seu completo molhamento.

Dosagem: Usar em torno de 30ml de calda por m²,com isto, cada litro de calda pode render até 30m² de área. Para ervas daninhas de difícil controle, fazer 2 a 3 aplicações anuais.

A ingestão de glifosato está associada a desordens gastrointestinais, obesidade, diabetes, doenças cardíacas, depressão, autismo, infertilidade, câncer, mal de Alzheimer, mal de Parkinson, microcefalia, intolerância ao glúten e alterações hormonais.

Roundup é a marca de herbicidas à base de glifosato pioneira na síntese da molécula. Ela oferece produtos com excelência, eficiência e confiabilidade para os agricultores que desejam ter sucesso em sua colheita.

glifosato

Trata-se do L-glufosinato, que é apontado por especialistas como o “próximo produto líder”. Até hoje, glifosato, paraquat, glufosinato e diquat foram sempre considerados os “quatro grandes” herbicidas de todos os tempos.