Quanto tempo depois da pancada pode colocar gelo?

Perguntado por: acosta . Última atualização: 14 de maio de 2023
4.9 / 5 11 votos

Segundo Raquel, existem novas evidências científicas mostrando que o gelo tem efeito no começo da lesão. Por exemplo, se você teve uma entorse de tornozelo, vai colocar gelo nos dois primeiros dias. Esse é o indicado.

Não há razão para o uso do gelo mais de seis horas após você ter se machucado. Se a lesão for grave, siga as recomendações médicas em relação à reabilitação. Se for leve, você normalmente pode começar a recuperação no dia seguinte.

“A compressa fria tem efeito analgésico e anti-inflamatório, e pode ser usada em dores articulares, pancadas e dores crônicas. Já a compressa quente atua como relaxante muscular e trabalha na ativação da circulação local”, explica o fisioterapeuta Paulo Eduardo Gusmão.

O tempo de duração varia de alguns dias a semanas, depende da área afetada e da proporção, além da resposta individual de cada um. À medida que vai sarando a coloração muda para um tom verde e amarelo. Deve-se evitar golpes ou traumas no local até que os sinais físicos desapareçam.

As contusões podem ser tratadas com gelo e anti-inflamatórios e normalmente a dor e o inchaço se resolvem em 2-3 dias, sem necessidade de imobilização.

Gelo: a área foi atingida deve ser resfriada através da aplicação de gelo. Nunca coloque gelo diretamente sobre a pele. É aconselhável colocar um pano entre o gelo ea pele para evitar lesões. Você pode deixar o gelo sobre a área lesada entre quinze e vinte minutos a cada hora por até três horas.

Frequência de aplicação: A aplicação de gelo poderá ser repetida assim que a temperatura da pele retornar ao normal. Intervalos de uma a duas horas são geralmente recomendados. Duração do tratamento: O tratamento com gelo deve ser feito durante a fase de inflamação aguda, o que geralmente dura de 48 a 72 horas.

Nos casos relacionados a trauma local e dores musculares profundas (exemplos: pancadas e dores após exercícios intensos etc.) é utilizada a compressa gelada, que atua reduzindo a circulação sanguínea do local, possibilitando a diminuição de dor e do processo inflamatório.

Pegue uma bolsa de gelo e coloque sobre o inchaço ou contusão por 15 minutos até oito vezes por dia durante dois dias para ajudar a controlar o inchaço. Se a pele estiver rompida ou houver arranhões, lave com água e sabão e aplique um curativo.

Durante anos, acreditou-se que colocar gelo sobre o músculo lesionado ou com distensão ajudaria a reduzir o inchaço local. Entretanto, um estudo recente acaba de fazer um alerta: o gelo pode, na verdade, desacelerar o processo de cura.

O gelo diminui o fluxo sanguíneo no local, mas jamais deve ser colocado diretamente na pele. Deve-se colocar sempre com uma toalha entre o gelo e a pele, para evitar possíveis queimaduras.

Caso haja hematomas no local, o calor faz o sangue acumulado ali seja absorvido pelo organismo, diminuindo a dor do indivíduo na região lesionada. A compressa de água quente evita inflamações no local, sendo indicada também para o tratamento de dores causadas por infecções.

O gelo é um anti-inflamatório, mas existem outras duas funções importantes do gelo para o alívio de dores: o relaxamento muscular e a analgesia. Ao resfriar o local, a sensibilidade dos nervos é reduzida e o cérebro entende que houve diminuição das dores – e relaxa o músculo.

"O resfriamento com aplicação de gelo é o mais indicado porque causa uma vasoconstrição, que é a diminuição do diâmetro dos vasos, evitando um aumento do processo inflamatório", afirma.

Entretanto, geralmente os sintomas que apontam para gravidade em traumas na região, são dor de cabeça, perda de consciência, vômitos e convulsões, sendo necessário procurar assistência médica imediatamente.

Roxa – Azulada
Logo após (se a batida for mais forte), a lesão começa a ter a aparência roxa e são as hemácias que resultam nessa coloração. Essa é a primeira fase após a ruptura dos vasos e quanto mais sangue passa na área atingida mais escura será a coloração do hematoma. Esse estágio dura de 4 a 7 dias.

Trauma: Após um tombo ou pancada é normal aparecer o inchaço, resultado de um mecanismo inflamatório de autodefesa que altera a permeabilidade dos vasos sanguíneos do local afetado.

Sim, a aplicação de gelo ou uma compressa fria na área afetada logo após o trauma pode ajudar a diminuir o inchaço e a reduzir a aparência do roxo.